Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Germinar sementes de marijuana facilmente

As pessoas que iniciam o seu autocultivo necessitam de uma fonte fiável de informação que lhes explique todos os passos para levar a cabo um cultivo de qualidade. Em GB The Green Brand queremos acompanhar-te neste bonito processo. Para isso, hoje ensinaremos como germinar sementes de marijuana com dois dos métodos mais utilizados pela sua percentagem de êxito: o método do guardanapo molhado e a germinação em terra

Métodos para germinar sementes de cannabis

Além de todos os métodos que serão explicados a seguir, é interessante saber como germinar sementes de cannabis em guardanapos. Seguindo qualquer um destes métodos e instruções, será possível germinar sementes de cannabis de forma simples e eficaz.

Como germinar sementes de marijuana com algodão

Esta técnica é muito semelhante ao método do guardanapo. Para realizá-lo, só precisará dos seguintes materiais:

  • Algodão higiénico, pois não deve conter resíduos de elementos químicos. A quantidade de algodão necessária será maior ou menor dependendo das sementes a serem germinadas. Pode usar discos de algodão.
  • Germinador ou recipiente de cozinha (utilizados para colocar o algodão juntamente com as sementes).
  • Um pulverizador com água.
  • As sementes de cannabis que utilizará.
  • Um local escuro com uma temperatura adequada de cerca de 20-21 graus.

Passos a seguir

  • Humedecer o algodão de forma uniforme, sem encharcar.
  • Colocar o algodão num recipiente e colocar as sementes de cannabis no interior.
  • Cobrir com outro pedaço de algodão, cobrindo completamente todas as sementes.
  • Humedecer o algodão superior e fechar o recipiente.
  • Colocar num local escuro e com a temperatura adequada.

Germinar sementes de cannabis em jiffys passo a passo

Os jiffys são discos de turfa prensada que, ao serem humedecidos, expandem-se. Estão disponíveis em diferentes tamanhos, embora seja recomendado começar sempre pelos mais pequenos na hora de germinar. Estes materiais costumam ser utilizados para enraizar clones de forma simples.

Materiais necessários:

  • Tantos jiffys quanto sementes a germinar
  • As tuas sementes de cannabis preferidas
  • Água
  • Micorrizas e trichodermas (opcionais)
  • Uma estufa de propagação (opcional)
Como germinar sementes de cannabis

Germinação passo a passo das sementes de cannabis nos jiffys

Os passos a seguir para germinar sementes de cannabis são os seguintes:

Preparar a água que será utilizada

Antes de submergir o jiffy em água para que se expanda, é importante controlar o pH da água para que esteja entre 5,5 e 6, o valor ideal para a ocasião. Para tal, será necessário usar um medidor de pH, principalmente se for usada água da torneira.

No caso de utilizar água engarrafada, isso não será necessário, pois geralmente possui um nível de pH correto.

Humedecer os jiffys

Neste passo, enche um recipiente com água. Certifica-te de que esteja limpo antes de usar. Coloca os jiffys e aguarda alguns minutos até que se expandam e atinjam o tamanho ideal. Para acelerar o processo, usa água não muito fria.

Em seguida, escorre o excesso de água. O objetivo é que a turfa não fique muito compacta para não comprometer a densidade, pois isso poderá afetar as raízes.

Germinar sementes de marijuana

Inserir a semente

Coloca a semente no jiffy com a ajuda de algum instrumento fino. Faz um furo não muito profundo de 1 ou 2 cm. Insere a semente com a ponta mais grossa para cima e tapa-a pressionando levemente, sem aplicar muita pressão. Depois disso, aguarda alguns dias.

Como germinar sementes de cannabis em terra

Antes de explicar como germinar sementes de cannabis em terra, é importante observar que este é um método cujos resultados não são de responsabilidade dos bancos de sementes. Isso significa que se a semente não germinar, estes não a substituirão nem reembolsarão o dinheiro.

Dito isto, os materiais necessários são apenas um vaso com capacidade de 0,2 a 0,4 litros, substrato e a semente.

Passos para germinar sementes de cannabis na terra

  1. Enche o vaso com terra.
  2. Pressiona o substrato com a mão levemente e rega com um estimulante de raízes ou um fertilizante de crescimento. Quando a água começar a drenar pela parte inferior do vaso, é suficiente.
  3. Com o polegar ou uma ferramenta, faz uma ranhura de aproximadamente 2 cm de profundidade e coloca a semente após alguns minutos, quando a água tiver descido.
  4. Mantêm o substrato húmido. Após a germinação, faz ciclos subtis de seca e humidade, sem deixar que se seque completamente.

Quando a plântula cresce, ela tende a estirar-se em busca de luz. O primeiro vaso deve ser pequeno para permitir o transplante para um vaso maior, com cerca de 3,5 litros, aproximadamente 10 dias após o aparecimento da parte aérea da planta. Isso ajuda a enterrar o excesso de caule, reduzindo o espaço para os primeiros ramos. Além disso, as plantas ficarão mais robustas.

O que é melhor, semente ou clone?

Muitos cultivadores questionam-se se é melhor começar a cultivar com sementes de cannabis ou utilizar clones de plantas.

Por um lado, para aqueles que se estão a iniciar a sua experiência em cultivos, é aconselhável começar com sementes. A única desvantagem deste método é o risco de algumas não germinarem, mas é muito mais simples.

Por outro lado, cultivar a partir de clones é mais indicado para cultivadores experientes ou com mais conhecimentos sobre o assunto. Isso garante que todas as plantas sejam iguais, pois são ramos extraídos de uma planta selecionada.

Tempo de germinação das sementes de cannabis

Geralmente, o surgimento da raiz primária ocorre com a ajuda de três fatores, que são:

  • Calor
  • Humidade
  • Escuridão

Nas condições adequadas, estas sementes começarão a se desenvolver em um período de entre 12 e 36 horas a partir desse momento. O prazo pode variar dependendo das condições em que se encontram.

Germinar sementes de cannabis

Outros fatores a serem considerados ao germinar

Existem muitos fatores que podem afetar a germinação de uma semente. Entre os mais destacados estão os seguintes:

Temperatura e humidade para germinar sementes de marijuana 

Para que as sementes germinem corretamente, elas devem estar em um ambiente com umidade e temperatura adequadas. Entre os valores recomendados estão:

  • A humidade relativa recomendada no local onde serão germinadas deve estar entre 70 e 90%. Valores inferiores também podem funcionar. No entanto, se a humidade for excessiva, as sementes podem apodrecer, enquanto se estiver muito seca, podem morrer.
  • Quanto à temperatura ideal, deve estar entre 22 e 25ºC. Em caso de estar num ambiente muito frio, pode-se utilizar um aquecedor.

Em que lua se germinam as sementes de marijuana?

Se observar o calendário lunar ao cultivar, poderá ver que durante certas fases da lua é o momento adequado para germinar as sementes. Este processo deve ser feito quando a lua estiver em quarto crescente ou lua cheia, pois nesses momentos a seiva circulará para a parte superior da planta, ajudando no seu desenvolvimento.

O que fazer depois de germinar as sementes de marijuana

Depois de germinadas, continuaremos o processo de cultivo. Para isso, o primeiro passo é preparar o espaço de cultivo e escolher um substrato de qualidade. Após isso, o transplante deve ser realizado com cuidado e regado. Em seguida, continua-se a fornecer os cuidados necessários durante as fases de crescimento e floração.

Quando transplantar uma semente de marijuana germinada?

O transplante será realizado quando as plântulas mostrarem uma raiz de aproximadamente um centímetro. Cerca de uma semana após a semente ter sido plantada, a planta começará a mostrar os primeiros sinais de germinação. No entanto, o transplante não deve ser feito até que o primeiro par de folhas verdadeiras apareça.

Agora que já sabe como germinar sementes de cannabis por diferentes métodos, pode escolher o mais simples ou o que melhor se adapta às suas necessidades.

Click to rate this post!
[Total: 5 Average: 4.8]

Erik Collado

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Flecha arriba