Em qualquer que seja o cultivo de cannabis, com especial ênfase ao cultivo exterior, uma das precauções fundamentais deverá estar relacionada com a prevenção de pragas, animais predadores e doenças. Na qual, a mosca branca entra para o leque de possibilidades.
Esta prevenção deverá ser efetuada com prioridade e bastante rigor. Pois, caso identifique demasiado tarde a contaminação do seu cultivo, este poderá sofrer graves consequências a níveis de produção e qualidade da colheita.
O que é a mosca branca?
A mosca branca é um inseto voador minúsculo, muito frequente no cultivo canábico. Que, já na sua fase adulta, tem um aspeto de uma pequeníssima mosca branca, de apenas alguns milímetros.
Este inseto alimenta-se absorvendo a seiva da planta, o que gera um enfraquecimento da mesma. Traduzindo-se num crescimento mais reduzido e demorado, perda de folhas e coloração amarela das mesmas, e uma maior dificuldade em realizar a fotossíntese. Todos estes fatores irão resultar numa colheita escassa e com pouca qualidade. Para que isso não aconteça, vejamos como identificar os sinais da mosca branca.
Como identificar a mosca branca na cannabis
A identificação atempada de qualquer que seja a praga presente no seu cultivo, pode salvaguardar tempo, dinheiro e campos de cultivo completos.
Daí ser de tremenda importância uma prevenção antecipada, tanto como uma atenciosa e constante inspeção do cultivo. Após efetuado a total verificação do cultivo, caso encontre algum mínimo sinal de infestação, deverá agir o quanto antes.
Sinais de infestação e danos provocados pela mosca branca
A mosca branca, normalmente, aloja-se nas partes inferiores das folhas, onde posteriormente irá deixar também os seus inúmeros ovos. Assim sendo, aconselhamos que verifique muito bem debaixo das folhas, sobretudo junto dos nervos das mesmas. Alguns dos sinais relacionados com este tipo de praga são:
- Clorose (amarelamento progressivo das folhas): carências apresentadas pelas folhas, normalmente começando pelas pontas das folhas, até toda ou grande parte da mesma ficar com uma coloração amarelada. A clorose severa causa necrose da folha e posteriormente da rama o que, normalmente, leva à queda das folhas afetadas.
- Crescimento lento da planta: a mosca branca irá alimentar-se da seiva produzida pela planta. Esta seiva é o produto da mistura entre água e sais minerais transformada em alimento após a fotossíntese. Pelo que, sem conseguir absorver os nutrientes e sais minerais necessários, as plantas não conseguirão efetuar corretamente a fotossíntese. Uma fotossíntese ineficaz resultará num crescimento demorado e com imensas carências.
- Presença de melaço nas folhas: Após a sucção da seiva, as moscas brancas deixam as folhas e os caules com vestígios de melaço. O melaço é uma camada viscosa de seiva que pode atrair outro tipo de depredadores como as formigas e outros fungos prejudiciais.
Como prevenir a mosca branca na cannabis
É melhor prevenir do que remediar. Um provérbio tradicional, 100% correto, que devemos seguir também nos nossos cultivos canábicos. Para isso existem algumas medidas preventivas e produtos que devemos implementar para evitar a mosca branca, das quais:
Neem Boom: Um produto obtido através da árvore de Neem, capaz de repelir diferentes tipos de pragas de uma forma totalmente orgânica e natural. Além do mais, este produto ajuda no desenvolvimento e crescimento das plantas oferecendo mais nutrientes e elementos nutritivos.
Armadilhas para insetos: Existem armadilhas nas quais poderá colocar perto dos seus cultivos e capturar os insetos não desejados no cultivo. Estas desprendem umas feromonas muito potentes, as quais atraem os depredadores e deixa-os colados na pegajosa cola.
Uso de refletores: O uso de plásticos refletores ou mesmo de CDs fazem com que a mosca branca tenha mais dificuldade em encontrar as plantas.
Ventilação e extração adequada: Em casos de cultivo interior devemos controlar rigorosamente a temperatura e humidade. Caso optes por um cultivo exterior, escolhe uma localização em que proporciones uma circulação de ar adequada.
Como erradicar a mosca branca na cannabis
Caso verifiques que já existem sinais de infestação provocados pela mosca branca, deverás combatê-los para que estas não continuem a danificar as tuas plantas e para que não se alastram cada vez mais.
- Molha uma esponja em óleo de Neem com água e limpa bem a parte inferior de todas as folhas e mesmo o caule. Poderás ainda pulverizar este produto por toda a planta, para garantir que não fica nenhum inseto.
- Utiliza depredadores naturais. Poderás assim combater este tipo de praga, de maneira orgânica, com outros ácaros e insetos inimigos da mosca branca.
- Efetua uma desfoliação das folhas afetadas e desfaz-te delas num local em que não haja a possibilidade de contaminar as restantes plantas.
- Pulveriza as tuas plantas com um inseticida natural ou Multiprotection Boom, caso as flores ainda não estejam em fase de engorde.
Conclusão
A mosca branca é uma praga simples de identificar, prevenir e mesmo de erradicar. Sendo que, seguramente, ninguém quer sofrer nenhum tipo de atraso, perder produção e qualidade do seu cultivo, é importante agir com a maior brevidade.
Agir com rapidez e erradicar as pragas o quanto antes é importante, contudo, uma prevenção adequada e previamente delineada poderá evitar todo este processo de combate a predadores.
Recordar ainda que este tipo de pragas são resistentes a inseticidas químicos. Pelo que, se poderes optar por algum dos preventivos biológicos, será menos prejudicial para o planeta,