Existem várias receitas de fertilizantes caseiros, mas um dos mais eficazes e populares é o Fertilizante com cinzas e café. São dois ingredientes económicos, naturais e orgânicos que podemos reaproveitar e reciclar para melhorar as qualidades do solo das nossas plantas. A seguir, explicamos porque este fertilizante traz tantos benefícios e como prepará-lo para obter resultados visíveis.
O que o café e as cinzas fornecem às plantas?
Para este fertilizante caseiro, deve-se usar os restos de café (borra) e as cinzas de madeira provenientes da lareira ou de uma churrasqueira. A borra de café é rica em fósforo, potássio e azoto, três nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. Além de enriquecer o solo com esses elementos, melhora também a sua textura, aumentando a porosidade e a capacidade de retenção de água. O café também promove a atividade dos microrganismos benéficos do solo, que ajudam a decompor a matéria orgânica e a libertar os nutrientes. Por fim, o aroma do café repelente formigas e caracóis, ajudando a prevenir pragas.

Por outro lado, as cinzas de madeira também são um excelente fertilizante para o jardim ou horta. As madeiras duras, como o nogueiro, o carvalho, a oliveira ou a cerejeira, geram cinzas ricas em magnésio, cálcio e potássio. As madeiras mais leves, como o pinheiro ou o cedro, contêm menos nutrientes, mas ainda são adequadas para o uso como fertilizante. É importante garantir que as cinzas não provenham de madeiras tratadas ou pintadas, pois estas podem conter substâncias químicas tóxicas para as plantas.
Tanto as cinzas de madeira como a borra de café podem ser utilizadas separadamente, diluídas em água, como fertilizantes. Algumas plantas se beneficiam especialmente do uso do café como adubo. No entanto, ao combiná-los, os seus efeitos são potencializados, proporcionando melhores resultados.
Receta para preparar fertilizante com cinzas e café
Aqui está a forma de preparar esta receta mágica de fertilizante caseiro, económico e repleto de nutrientes.
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de cinzas.
- 3 colheres de sopa de borra de café.
- 1 litro de agua.
Coloque a água numa garrafa e adicione a borra de café e as cinzas de madeira. Feche a garrafa e agite bem para misturar os ingredientes. Deixe a mistura descansar por 24 horas. Após este período, o fertilizante estará pronto para ser usado. Aplique-o no solo, ao redor da planta, e repita o processo a cada duas semanas. Pode ser armazenado à temperatura ambiente por até um mês.

É possível usar café solúvel?
Talvez te perguntes se qualquer tipo de café é adequado para esta receita. Na verdade, o café solúvel ou das cápsulas não contém todos os nutrientes necessários para as plantas. Além disso, frequentemente contém aditivos ou ingredientes artificiais que podem prejudicar o solo. O ideal é usar borra de café natural. Se não consomem café, podem substituí-lo por restos de infusões de chá preto ou verde, que também são ricos em nutrientes benéficos para as plantas.
Deve-se ter cuidado ao usar este fertilizante, já que tanto o café quanto as cinzas tendem a acidificar o solo. Por isso, é recomendável medir periodicamente o pH do solo e ajustar a frequência de aplicação, se necessário.
Outros fertilizantes caseiros e económicos
Além do fertilizante com cinzas e café, podemos preparar outros fertilizantes muito económicos usando produtos caseiros que fornecem nutrientes extras às plantas. Aqui estão algumas receitas eficazes.

Infusão de banana
A banana é conhecida por ser uma das frutas mais ricas em potássio. Muitas plantas, como os tomates, morangos, cenouras e a cannabis, especialmente durante a fase de floração, necessitam deste mineral. Para fazer a infusão, basta ferver duas ou três cascas de banana em água por cerca de 15 minutos. Coe, deixe arrefecer e aplique como irrigação a cada duas semanas.
Fertilizante com cascas de ovo
Quando as plantas necessitam de cálcio extra, podem preparar um fertilizante com cascas de ovo. Contudo, deve-se usar com moderação, já que o excesso de cálcio pode bloquear a absorção de outros nutrientes. Além disso, as cascas de ovo podem alcalinizar o solo, alterando o seu pH.
Recomenda-se aplicar o fertilizante apenas uma ou duas vezes por ano. As cascas decompõem-se lentamente e também atuam como barreira contra lagartas e caracóis. Para um efeito mais imediato, podes usar a água de cozedura dos ovos.

Fertilizante com água de arroz
A água de cozedura do arroz ou da massa é rica em amido, o que lhe dá um aspecto esbranquiçado. Este líquido é rico em potássio, zinco, magnésio e ferro, minerais essenciais para o crescimento das plantas. Também contém carboidratos, que alimentam os microrganismos do solo, responsáveis por decompor a matéria orgânica em substâncias assimiláveis pelas plantas.
Como podes ver, existem muitos produtos caseiros que podemos reciclar para suplementar as nossas plantas com os nutrientes extra de que necessitam em determinadas fases do seu desenvolvimento.