Atenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios à Península Ibérica grátis desde 30€
9/10 Valoração
Envio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Pode-se reutilizar a terra da marijuana?

Podemos reutilizar a terra após o cultivo de marijuana? Esta é uma questão pertinente e bastante recorrente, efetuada por diversos cultivadores quando chegam ao final ou no início do seu cultivo canábico. Habitualmente, sim, podemos reutilizar a terra utilizada nos cultivos anteriores. Porém, para responder de forma eficiente a esta pergunta, devemos avaliar cada caso individualmente, sendo que a resposta final poderá variar consoante o estado atual do substrato nesse determinado momento.   

Reutilizar a terra após o cultivo de marijuana

Ao reutilizar o substrato em cultivos posteriores, a redução de nutrientes pode prejudicar a qualidade do solo e impactar a produtividade. Sendo assim, devemos adicionar nutrientes suplementares ou, em casos de cultivos exteriores, deixar a terra descansar o tempo necessário, sabendo que o solo tem a capacidade de se regenerar por si só, após um determinado período de tempo. 

Contudo, na maioria dos casos, não lhe damos o tempo suficiente para que este se renove automaticamente e, no caso de plantar cannabis em vasos, esta opção não é viável. Posto isto, será aconselhável enriquecer o substrato adicionando nutrientes complementares e melhorando a estrutura do solo, tendo sempre em conta os fatores que mais influenciam a qualidade do mesmo. 

Reutilizar substrato cultivo canábico

Presença de microorganismos

Os microorganismos desempenham um papel fundamental, sendo que estes decompõem a matéria orgânica e facilitarão a absorção de nutrientes por parte das plantas. Pelo que deste modo, impactarão positivamente a saúde do solo e, consecutivamente, das plantas do nosso cultivo canábico.  

Micro Boom

Este biofertilizante melhora a qualidade do solo e a vida microbiana do mesmo, fornecendo fungos e bactérias benéficas, nomeadamente diferentes rizobactérias, micorrizas, bacillus e outros promotores de quimiotaxia. Adicionar Micro Boom ajuda também na proteção das futuras raízes e na nutrição do solo, melhorando a saúde e o crescimento geral das plantas.

Great White Premium Mycorrhizae

Great White Premium Mycorrhizae de Plant Sucess é um complexo de micorrizas rico em todas as classes de bactérias benéficas para o cultivo. Considerado como um dos fertilizantes orgânicos mais completos e eficazes do mercado, este atua introduzindo microorganismos vivos no substrato, os quais melhorarão a resistência, a alimentação e, sucessivamente, a capacidade de produção das plantas.

Matéria orgânica

A Matéria orgânica melhora não só a estrutura do solo como também lhe oferece uma nutrição mais completa. Através da sua decomposição, esta irá libertar nutrientes gradualmente, favorecendo assim a fertilidade sustentável.  

Húmus de minhoca

Com o objetivo de enriquecer o solo, poderás adicionar húmus de minhoca, que é um fertilizante sólido ecológico, o qual ajudará as plantas sobretudo na fase de crescimento, devido à sua composição rica em nitrogénio e à sua vasta vida bacteriana que proporcionará diversos benefícios ao substrato. 

Caso pretendas um fornecimento extra de NPK e de microrganismos, podes ainda adicionar uma pequena dose do estimulador ecológico Guano Boom

Enzym Boom

O Enzym Boom é um produto rico em enzimas que ajudará a decompor as raízes mortas presentes no solo. Este produto de Boom Nutrients transforma as raízes em diferentes nutrientes e açúcares benéficos para as plantas de marijuana. Ao mesmo tempo, irá aumentar a capacidade e absorção de micro e macronutrientes 

Estrutura do solo

A estrutura do solo refere-se sobretudo às partículas agrupadas num determinado tipo de terra. Uma estrutura do solo ideal para o cultivo de cannabis, deverá garantir uma adequada circulação de ar e água, uma boa retenção da humidade, um arejamento eficaz, tanto como um nível de compactação adequado. 

 Reutilizar a terra da marijuana

Silicate

O Silicate de GHE/Terra Aquatica é um pó rico em silicatos que fortalece os ramos das plantas, especialmente em cultivos hidropónicos, permitindo que suportem o peso dos buds. No solo, ativa microorganismos benéficos e melhora a absorção de nutrientes. Além disso, estabiliza o pH e a EC da solução de nutrientes, prevenindo o stress nas plantas. A sua composição inclui silicato, ferro, magnésio e enxofre, e está disponível em formatos de 1, 5 e 10 litros, com preços competitivos.

Estrutura do solo

A estrutura do solo refere-se principalmente às partículas agrupadas num determinado tipo de terra. Uma estrutura do solo ideal para o cultivo de cannabis deverá garantir uma adequada circulação de ar e água, uma boa retenção de humidade, uma aeração eficaz, bem como um nível de compactação adequado.

Perlite

Para melhorar a estrutura e a composição do solo poderás adicionar perlite, oferecendo assim um melhor arejamento ao solo e garantindo que este não ficará demasiado compacto rega após rega.

Caso pretendas complementar a estrutura do solo ou em casos de cultivos em regiões muito secas, poderás adicionar também vermiculita, a qual ajudará na retenção da humidade e fornecimento de minerais. 

Fibra de coco

A fibra de coco é um tipo de substrato inerte, o que significa que não contém nutrientes na sua composição. No entanto, este fornecerá ao solo uma estrutura mais esponjosa, evitando a sua compactação em demasia, ao mesmo tempo que oferece uma melhor porosidade e capacidade de retenção da humidade.

Dicas para uma reutilização da terra de cultivos canábicos

A reutilização eficiente do substratro canábico não apenas promove a conservação dos recursos naturais, como também pode otimizar a produtividade agrícola e reduzir os custos do cultivo. Neste contexto, estratégias e dicas para reutilizar de maneira inteligente a terra de cultivos de plantas de marijuana, tornam-se essenciais para promover práticas agrícolas mais sustentáveis. Alguns das dicas mais importantes são:

Inspeção e esterilização do solo antigo

Um dos primeiros passo que deves efetuar, caso pretendas reutilizar a terra utilizada no cultivo de marijuana anterior, será fazer uma inspeção geral do substrato. Isto é, verificar muito bem se não se encontram insetos ou pragas prejudiciais no solo, tanto como retirar as raízes mortas visíveis. 

tipos de substratos

Após este procedimento, se possível, esteriliza o substrato para garantir que eliminas quaisquer bactérias e fungos que possam ainda estar presentes no mesmo.   

Considerações para diferentes tipos de substratos

A reutilização do substrato de marijuana irá depender também do tipo de substrato utilizado previamente, tal como o estado do substrato nesse preciso momento. Sendo que, caso tenha sido utilizado um substrato como o All Mix, é provável que não necessites adicionar tantos nutrientes extra, como seria necessário no caso de um cultivo com Light Mix

Alternativas para evitar aditivos químicos

Para aqueles que preferem evitar aditivos químicos e quiçá reutilizar restos de alimentos caseiros, adicionar compostagem orgânica pode ser uma opção. Podendo, deste modo, optar por colocar uma camada de composto orgânico sobre o solo, o qual irá ajudar a manter o isolamento e a humidade desejada do solo, tanto como adicionar um fornecimento extra de nutrientes. 

Verificar o pH e a EC do solo

Se possível verifica o nível de pH e EC presentes no substrato que irás utilizar para o cultivo das tuas plantas de cannabis. Estes indicadores serão fundamentais para uma nutrição e desenvolvimento eficaz das plantas. Garante que verificas tanto o nível de pH como de EC do substrato ainda antes de plantares as tuas plantas. Poderás efetuar tal controlo facilmente com a ajuda de medidores de pH e EC

Click to rate this post!
[Total: 5 Average: 4.6]

Erik Collado

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Flecha arriba