Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Podar as folhas grandes nas plantas de marijuana?

Podar as folhas grandes nas plantas de marijuana é uma prática comum nos cultivadores principiantes. Esta prática tem defensores e detratores, por isso elaborámos este artigo com toda a informação necessária sobre como podar as folhas grandes nas plantas de marijuana. 

Folhas grandes nas plantas de marijuana, para o que servem?

As folhas de marijuana são necessárias para a planta. Entre as múltiplas funções que as plantas de cannabis possuem estão:

  • Primeiro de tudo, servem para respirar, promovendo um crescimento saudável da planta.
  • Também para o armazenamento de minerais e outros elementos que as plantas necessitam, como água.
  • As folhas de marijuana realizam a fotossíntese, permitindo que todos esses elementos se transformem em energia. Assim, a planta pode absorver a luz solar ou da fonte de luz artificial e transformá-la em açúcares ou energia química para continuar o seu desenvolvimento máximo.

Tudo isso melhora o desenvolvimento do sistema radicular, formando ramos e folhas que auxiliam no crescimento da planta e aumentam a sua produção.

Remover folhas de marijuana – deve ser feito?

A importância das folhas de marijuana reside na sua presença durante toda a atividade da planta. Portanto, uma planta sem folhas será débil, com produção mínima e com aparência doente.

Portanto, se forem podadas, as nossas plantas podem não obter energia suficiente para continuar a crescer, interrompendo o seu crescimento ou até mesmo acabando por morrer se forem retiradas em excesso.

Folhas de marijuana

A planta em si tem uma percentagem muito alta de água no seu peso, a qual reside principalmente nas folhas. Assim, a parte inferior da folha armazena pequenas gotas de água que arrefecem o CO2 ou o oxigénio que absorvem quando está muito quente.

Se as folhas de cannabis forem removidas da planta, isso irá expor áreas protegidas, afetando a luz do cultivo. Além disso, em situações de stress, como secas, essas plantas rapidamente ficarão sem reservas, pois também funcionam como depósito de nutrientes, que serão gastos em caso de urgência, forçando a planta a usar as suas reservas até que fiquem completamente amarelas.

Como e quando podar as grandes folhas de marijuana?

As folhas não devem ser removidas, nem grandes nem pequenas, enquanto a planta estiver viva, a menos que seja absolutamente necessário. Alguns casos em que é necessário removê-las incluem:

Pragas nas plantas 

Isso pode ser feito quando houver um problema causado por fungos ou pragas. Para salvar a planta, certas etapas devem ser seguidas, incluindo a poda das folhas de marijuana. No entanto, isso deve ser feito como último recurso, após tentar outras técnicas.

No caso de pragas, algumas delas, como a aranha vermelha, podem multiplicar sua população em apenas alguns dias, colonizando um cultivo em muito pouco tempo. Esses insetos depositam ovos na parte de trás das folhas de marijuana, portanto, em muitas situações, a única maneira de eliminar as pragas é removendo essas folhas.

  • Trata-se de problemas com fungos, como o oídio, pode ser necessário podar as folhas. Se não é detectado, o oídio espalha-se por toda a folhagem até que fique completamente branca. Nesse caso, a única ação possível é aplicar um inseticida específico para controlar a infestação.
  • No entanto, se não for possível controlar a infestação, será necessário remover as folhas mais afetadas, deixando apenas aquelas que estão saudáveis.

Engorde dos botões 

Em algumas situações, deseja-se que os botões, também conhecidos por “buds” na parte inferior, aumentem o seu tamanho. Para permitir que a luz alcance essas áreas, as folhas grandes (conhecidas também como folhas leque ou lança) podem ser removidas uma ou duas semanas antes da colheita. Isso fornecerá mais luz, mas também permitirá uma melhor circulação de ar, evitando o aparecimento de fungos, o que colocará à disposição dos botões uma maior quantidade de nutrientes. No entanto, existem cultivadores que o defendem e concordam que estressar a planta na fase final potencia o seu desenvolvimento final e em grande parte o resinado, por outro lado, existe quem defenda que no final da floração deve-se estressar o mínimo possível a planta. 

Plantas muito densas

Folhas densas na cannabis

Em genéticas muito frondosas, deve-se verificar se há espaço suficiente entre os nós, para garantir uma passagem de luz e ar eficaz. Se houver espaço suficiente, basta guiar as folhas ou ramos.

À hora de cortar as folhas, deve-se escolher aquelas que atrapalham as ramas inferiores. Tal desfoliação das folhas deve ser feita durante o ciclo de floração, para melhorar o desenvolvimento e a produção.

Lembre-se de que, à medida que a planta avança no seu ciclo, ela mesma elimina as folhas que lhe sobram, absorvendo os nutrientes de que precisa e deitando-as fora, fazendo com que caiam por conta própria.

No final da floração, a planta geralmente é tão densa que a maioria das folhas antigas já não é necessária, fazendo com que muitas das folhas lança caiam ou fiquem amarelas.

Saber como podar as folhas grandes nas plantas de marijuana pode trazer benefícios se feito corretamente, mas também pode resultar em perdas, por isso é importante ter cuidado.

Click to rate this post!
[Total: 11 Average: 4.6]

Erik Collado

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Flecha arriba