Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

O que é o cineol ou eucaliptol?

O cineol, também conhecido como eucaliptol ou 1,8-cineol, é um terpeno presente nas plantas de cannabis e em muitas outras plantas do reino vegetal. Na verdade, é o componente principal do conhecido óleo de eucalipto.

Os terpenos são substâncias químicas produzidas pelas plantas, responsáveis por conferir as qualidades organolépticas. Dessa forma, o sabor e o odor das plantas são obtidos também graças aos terpenos.

O que é o cineol ou eucaliptol?

A função principal dos terpenos é a defesa contra agentes externos, como insetos ou outros animais. Estes organismos detestam os odores e sabores gerados pelos terpenos, de modo a que evitam aproximar-se das plantas.

O cineol é um dos terpenos mais conhecidos, descoberto em 1870 por François Stanislas. Por ser tão popular, foi amplamente estudado quanto às suas possíveis aplicações médicas. Não apenas nesse campo, mas também é um terpeno encontrado com frequência nas indústrias alimentícia, de perfumaria, cosmética e inseticidas.

Estrutura do cineol

Observando a estrutura molecular do cineol, trata-se de um monoterpeno. Se prestou atenção aos posts anteriores, saberá que os monoterpenos são conjugações de 10 átomos de hidrocarboneto, devido à sinergia de duas unidades de isoprenos.

O seu ponto de ebulição é de 176ºC e, em aparência, é um líquido incolor e transparente. Não é miscível em água, mas é miscível em etanol (álcool), clorofórmio e outras substâncias químicas, como éter.

Nas plantas de marijuana, o cineol é gerado nos tricomas. Curiosamente, são as variedades sativas que têm maiores índices de presença deste terpeno.

Sabor e aroma do cineol

Tanto o aroma quanto o sabor do cineol são bastante mentolados, frescos e potentes, também um pouco picantes. Como já mencionámos, ele não é encontrado apenas na marijuana, mas também em inúmeras outras plantas:

  • Eucalipto
  • Árvore do chá
  • Folhas de louro
  • Manjericão doce
  • Sálvia
  • Artemísias
  • Cannabis Sativa L

É precisamente pelo seu aroma tão peculiar que é o componente principal de numerosos óleos essenciais, como o de eucalipto. Também está presente no óleo de alecrim, ambos usados para fins terapêuticos. Mais adiante, entraremos em detalhes sobre as propriedades medicinais deste terpeno.

 [ppgbo products=”6705″ language=”pt”]

Efeitos e benefícios do cineol

Como mencionado anteriormente, o cineol é encontrado principalmente em variedades sativas ou com predominância sativa. Especificamente, a presença deste terpeno em sativas costuma ser cerca de 5%, enquanto em indicas 1%. Assim, sugeriu-se que a sinergia desse terpeno com o THC é o que provoca o efeito estimulante psicoativo nas variedades de marijuana.

Os seus efeitos e as suas qualidades organolépticas detalhadas acima tornaram o cineol um terpeno ideal para ser usado em várias indústrias: desde a alimentar, passando pela cosmética e perfumaria, até à farmacêutica.

Na alimentação, é usado como potenciador de sabor, no entanto, sempre em concentrações inferiores a 0,002%. Doses muito altas de cineol podem ser tóxicas para o organismo. No entanto, nos usos deste terpeno, as quantidades são geralmente bastante reduzidas.

Como qualquer terpeno, a sua principal função é repelir insetos de forma natural. Por isso, este também faz parte da lista de ingredientes de muitos inseticidas. Curiosamente, apesar da sua qualidade repelente, o cineol é comumente usado para atrair abelhas.

Na cosmética, é comum encontrá-lo em loções, misturas de óleos essenciais e bálsamos, principalmente pelo seu bom perfil aromático. Embora também tenham sido encontradas muitas propriedades medicinais, daí o seu uso na indústria farmacêutica. Vamos detalhá-las a seguir.

Efeitos e benefícios do cineol

Quais são as propriedades medicinais do cineol?

Descobriu-se que o cineol possui inúmeras propriedades terapêuticas e medicinais. Para chegar a essas conclusões, a comunidade científica investiu tempo e recursos para pesquisar os seus possíveis efeitos medicinais no nosso organismo. Aqui está uma lista:

Melhora da memória e aprendizagem cognitiva: um estudo realizado pelo Natural Health Research Institute em 2012 descobriu estes potenciais benefícios através de um estudo com 20 pessoas. No qual foram submetidas a diversas provas matemáticas e, após inalar óleo de alecrim (rico em cineol), as respostas foram mais rápidas e precisas.

Combate o Alzheimer: devido ao estudo anterior, a comunidade científica colocou o cineol como possível tratamento para o Alzheimer. A peculiaridade deste terpeno é que pode atravessar facilmente a barreira hematoencefálica e produzir efeitos diretos no cérebro.

É expectorante: por meio de vapores e infusões de eucalipto, é usado para combater constipações comuns.

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o cineol serve como tratamento para a asma

  • Anti-inflamatório: em 2014, o Hospital Universitário de Bonn (Alemanha) descobriu que o cineol possui propriedades medicinais anti-inflamatórias. Portanto, é perfeito para tratar a asma, que é uma doença inflamatória das vias respiratórias. Assim como na asma, também é um bom tratamento para aliviar os sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). 

Outro estudo alemão de 2009, com mais de 200 pacientes com essa doença, demonstrou que a administração de cineol ajudaria na redução da quantidade, gravidade e duração das exacerbações (um dos sintomas mais avançados).

Tratamento cineol
  • Antioxidante: como bom antioxidante, o cineol ajuda a neutralizar os radicais livres no nosso organismo, antes que estes danifiquem o nosso DNA. Além disso, retarda o surgimento de doenças cardíacas, entre outras patologias associadas ao envelhecimento.
  • Anticancerígeno: um estudo de 2002 concluiu que o cineol induz a apoptose por meio de um ensaio em que este terpeno era administrado a cadeias celulares de leucemia humana. A apoptose é um processo automático de nosso organismo que faz com que as células morram para favorecer a regeneração celular. Quando há falta ou excesso de apoptose, isso pode causar sérios problemas, como a formação de tumores.
  • Antibacteriano: sabe-se que o cineol é um antibacteriano ideal, principalmente contra algumas cepas como a Escherichia coli ou o Staphylococcus aureus. Este último é bastante conhecido, pois causa algumas doenças como impetigo, abscessos cutâneos ou infecções de feridas, entre outras.

Variedades de cannabis ricas em cineol

Está interessado nas inúmeras e incríveis propriedades deste terpeno? Bem, aqui vamos apresentar algumas das variedades ricas em cineol:

Super Silver Haze

Super Silver Haze é uma verdadeira campeã, pois é vencedora de várias High Times Cannabis Cups. Os seus altos níveis de THC, que chegam a 22%, proporcionam um efeito energizante perfeito combinado com uma sensação de paz, harmonia e lucidez. Esta combinação entre Haze x Northern Lights x Skunk#1 oferecerá um sabor e aroma incensados com fundos cítricos e terrosos. A predominância sativa pode ser usada terapeuticamente como expectorante, analgésico, ansiolítico e para combater enxaquecas.

 [ppgbo product=”1322″ language=”pt”]

Lemon Haze

No nosso catálogo de sementes a granel, disponibilizamos esta sativa dominante que oferecerá um efeito muito ativo, graças em parte aos seus altos níveis de cineol. O seu sabor e aroma serão muito especiais, que relembram um rebuçado de limão, bastante doce, mas fresco. Da herança Skunk, ela adquiriu a doçura, enquanto da Haze, o matiz incensado. O efeito será principalmente cerebral e bastante intenso. Não é recomendada para inexperientes, pois não é muito tolerante se fumada por muito tempo.

Dr. Grinspoon

Dr. Grinspoon é uma variedade em homenagem ao mundialmente conhecido ativista de cannabis Dr. Lester Grinspoon, que contribuiu para gerar uma melhor percepção sobre a marijuana na sociedade. É uma sativa pura que proporciona um efeito eufórico único, muito cerebral e criativo, devido aos altos níveis de THC e cineol. Quanto ao sabor e aroma, é cítrico e com toques de zimbro (uma especiaria do Oriente Médio e Ásia Meridional). Enquanto fuma, é picante.

 [ppgbo product=”1366″ language=”pt”]

Shaman

Esta predominante sativa nasceu na década de 1980 e, segundo o seu banco de sementes, é uma variedade muito elegante e distintiva. O efeito de Shaman não decepciona, sendo muito energético e eufórico fisicamente e mentalmente. Proporciona uma das melhores viagens mentais, perfeitas para reflexão. Quanto ao aroma, é bastante fresco e claro, com notas de menta, canela, sálvia, manjericão, baunilha, cítricos diversos e até açúcar. Como podemos ver, uma variedade com muitos matizes no seu aroma, que serão ainda mais perceptíveis ao degustá-la.

[ppgbo product=”801″ language=”pt”]

Neville’s Haze

A predominante sativa recebe o nome de um dos criadores de cannabis mais conhecidos do mundo e o pai da maioria dos bancos de sementes atuais: Neville Shoenmakers. Esta variedade é resultado do cruzamento entre Northern Lights 5 x Haze e foi criada nos anos 70. Como boa sativa, oferece um efeito principalmente mental e bastante psicodélico, graças aos altos níveis de THC e à presença do cineol. Quanto ao aroma e sabor de Neville’s Haze, são bastante frutados, tropicais, incensados e doces.

Como vimos, o cineol é um terpeno bastante importante, e temos a sorte de que está presente em algumas das nossas variedades de marijuana favoritas. Quer continuar a aprender sobre terpenos? Continue a acompanhar as nossas publicações!

Click to rate this post!
[Total: 8 Average: 4.8]

Erik Collado

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Flecha arriba