Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

O que é o canabinol (CBN)?

O mundo da cannabis é muito extenso e, ao mesmo tempo, desconhecido, e onde novas variedades surgem dia após dia. O mesmo acontece com os canabinóides, que são um grupo de metabólitos que podemos encontrar nas plantas de cannabis e que, ao interagirem com os receptores no cérebro, podem criar diferentes efeitos. Mas, o que é o canabinol (CBN)?

Dentro dos canabinóides, encontramos os famosos THC e CBD, mas também há um menos conhecido chamado canabinol ou CBN, que também pode ser extraído das plantas de cânhamo, embora em quantidades muito menores. Diz-se que foi descoberto no final do século XIX, mas só foi determinada a sua estrutura molecular nos anos quarenta do século XX.

A história do canabinol ou CBN

O canabinol ou CBN é um canabinóide formado pela degradação natural do THC. É encontrado nas plantas de cannabis na forma sólida e cristalina, mas não é visível devido a ser um produto incolor. Também é caracterizado por ser um elemento que não pode ser encontrado em nenhuma planta do mundo vegetal, exceto nas plantas de cannabis quando estão excessivamente maduras, embora o seu conteúdo máximo após este processo possa atingir apenas 1% por planta.

O CBN não está incluído na Convenção Única sobre Estupefacientes das Nações Unidas de 1961, portanto, a sua legalidade é questionável em quase todos os pontos do planeta. Em alguns lugares, é ilegal porque vem do THC, mas em noutros é legal porque também pode ser obtido do cânhamo, que é um produto legal em muitos países do mundo. Como tudo relacionado à cannabis e os seus canabinóides, há muitas contradições a esse respeito.

Como o CBN é formado?

Tal como mencionado anteriormente, o canabinol é obtido das plantas de cannabis quando o THC se degrada, mas quando ocorre esta degradação? O THC é um dos canabinóides conhecidos até ao momento por ter efeitos psicoativos e é formado quando a planta está pronta para ser colhida.

Como se forma o CBN

Neste momento, se o THC for aquecido naturalmente ou simplesmente exposto ao oxigénio, este canabinóide transformar-se-á em canabinol ou CBN. Se estiveres à procura de que este canabinóide apareça, deves deixar a planta amadurecer ao ar livre e sem nenhum método de conservação para que maiores quantidades de CBN apareçam.

Este “novo” canabinóide também pode ser encontrado se o THC for manipulado de outra forma que não seja apenas com o contato com o ar. O CBN é um canabinóide que tem uma temperatura de fusão de 77º graus Celsius e 185º graus Celsius para a sua ebulição.

Benefícios e propriedades terapêuticas do CBN

O canabinol ou CBN até ao momento não deixou conclusões claras. Todos os estudos feitos sobre o mesmo têm sido sobre papel ou com animais. A grande maioria não conseguiu desenvolver soluções. No entanto, um dos estudos deste canabinóide que teve mais impacto nos últimos anos é o realizado pela Universidade de Washington. Em 2008, animais que sofriam de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) receberam um tratamento de 5 mg/kg por dia e conseguiram atrasar em duas semanas o aparecimento da ELA. No entanto, é importante destacar que não puderam fazer mais nada quando a doença se manifestou.

Benefícios terapêuticos do CBN

Para outros estudos, muitos de origem duvidosa, o CBN poderia ser considerado o canabinóide com os maiores efeitos sedativos e relaxantes até ao momento. Outros estudos ou pesquisas indicam que este é um narcótico de alta qualidade. Também apontam que o mesmo atua como analgésico, regenera o tecido ósseo e é um excelente anti-inflamatório.

Aquilo que está claro com este canabinóide e muitos outros é que estes podem ter uma ampla variedade de usos. O principal problema é que não existe interesse em ajudar ou financiar estes estudos para poder chegar a conclusões e não continuar no escuro.

O que é o canabidol (CBN) e que efeitos produz?

Em relação aos efeitos, é como nos estudos, se não houver nada conclusivo, não podemos afirmar algo com certeza. Embora muitos dos supostos benefícios e propriedades apontados no ponto anterior possam ser devido ao fato de que o CBN vem de outros canabinóides. Em alguns estudos realizados ao longo dos últimos anos, “demonstrou-se” que o CBN isolado não tem nenhum efeito sobre os seres humanos.

Quando consumido misturado (efeito séquito), por assim dizer, é quando alguns efeitos começam a ser observados, como relatam aqueles que o experimentaram. Mas para isso, seria necessário fazer mais testes e poder descartar o que produz e o que não produz efeitos. Esta é a única maneira de acabar com possíveis fraudes ou enganos para pessoas que se basearam no que lhes disseram ou no que puderam descobrir por meio de estudos, que, como mencionado anteriormente, ainda não têm conclusões verdadeiras.

Enquanto os estudos não avançarem e deixarem de ser apenas estudos ou experiências em animais, não se poderá saber muito mais sobre o efeito do canabinol ou CBN nos humanos. 

Variedades ricas em CBN

Como mencionado anteriormente, o CBN é formado devido ao processo de degradação do THC. No entanto, podemos escolher algumas das plantas de marijuana com maior teor de THC para garantir que os níveis de CBN, a longo prazo e com o processo de maturação das plantas, sejam muito maiores. As plantas escolhidas são as seguintes:

Y griega

É uma variedade que pode conter até 27% de THC. Esta planta consegue agradar a todos, pois inicialmente terá efeitos muito ativos e lúcidos para terminar com uma sensação de relaxamento. Boa para desconectar dos problemas do dia a dia.

Em cultivos de interior, é uma planta que pode atingir até um metro e sessenta e dar uma produção de 500 gramas por metro quadrado. Em cultivos de exterior, pode atingir até três metros de altura e a sua produção pode ser de até 1 quilo por planta.

San Fernando Lemon Kush

Esta variedade foi apresentada no ano de 2017 e foi criada através de vários cruzamentos de outras variedades lendárias como a OG Kush. É uma planta que pode atingir níveis de THC de até 25% e produz um efeito muito cerebral.

San Fernando Lemon Kush

Em cultivos de interior, esta variedade pode atingir 1 metro de altura e proporcionar uma produção de 600 gramas por metro quadrado. No exterior, a altura será muito maior, chegando a 2 metros de altura, e pode produzir até 700 gramas.

Deep Neville Regular

Esta variedade pode atingir níveis de até 22% de THC. Em cultivos interiores, a planta pode atingir um metro de altura e produzir uma colheita de cerca de 450 gramas.

A Deep Neville Regular no exterior é uma variedade que cresce tanto que pode atingir os 3 metros de altura e produzir 450 gramas por planta.

Larry OG S1 100% Feminizada 

Larry OG S1 100% Feminizada

É uma variedade que pode atingir até 24% de THC. É caracterizada por ter um efeito potente que alivia as dores musculares. 

Em cultivos de interior, é uma planta que pode atingir até um metro e meio de altura e produzir uma colheita de 400 gramas por metro quadrado. No exterior, pode atingir até dois metros e meio de altura e pode produzir de 400 a 800 gramas por planta.

Click to rate this post!
[Total: 3 Average: 4.7]

Erik Collado

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Flecha arriba