Atenção GBAtenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios GBEnvios à Península Ibérica grátis desde 30€
Valoração GB9/10 Valoração
discreto GBEnvio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Como combater os pulgões na cannabis? 

As plantas de cannabis frequentemente sofrem com infestações que podem prejudicar gravemente o cultivo. Um dos parasitas que os cultivadores temem mais é o pulgão da cannabis. Este aparece nas plantas durante a primavera/verão, que é o seu período natural de reprodução, já que prefere ambientes quentes e secos.

Este reproduz-se rapidamente e pode causar grandes danos em pouco tempo. De fato, é capaz de gerar entre 3 e 10 larvas por dia, com uma vida útil de 25 dias. Além disso, alguns deles podem voar para outras plantas e infectá-las. Como resultado, a identificação precoce do pulgão é fundamental para evitar a perda das colheitas.

Identificação do pulgão da cannabis

Nem sempre é fácil identificar uma infestação de pulgões numa planta de cannabis. O pulgão é um inseto minúsculo, com cerca de 3 mm, que abrange 3500 espécies diferentes. Portanto, podes observar pulgões brancos, amarelos, vermelhos, verdes, rosas, castanhos, cinzentos e pretos. A sua anatomia é dividida em três partes: cabeça, abdómen e tórax.

Pulgão na cannabis

É importante monitorizar regularmente o estado das plantas de cannabis. Os pulgões podem ser encontrados sob as folhas ou no caule. O pulgão impregna a planta com uma substância espessa, pegajosa e doce, chamada “melaço“. Usando-a para se proteger de predadores, mas nós podemos usá-la para identificá-los. A doçura do melaço atrai alguns insetos, como abelhas e vespas, mas especialmente formigas. Assim que o observar próximo a uma planta de cannabis, é importante verificar se não há pulgões.

Também é possível usar fitas adesivas contra insetos para detectar a presença do pulgão, já que as fêmeas que voam ficarão presas nelas. No entanto, uma vez iniciado o ataque, as consequências são visíveis imediatamente. As folhas descoloram, tornam-se amareladas, grudam entre si e podem até enrolar, secar e morrer.

Como o pulgão afeta as plantas de cannabis?

Os pulgões, especialmente as ninfas (crias de pulgões), alimentam-se da seiva das plantas de cannabis, causando problemas de crescimento. A seiva contém nutrientes e hidratos de carbono dos quais a planta se alimenta. Quando há déficit de seiva, a quantidade e qualidade dos brotos são reduzidas, além de estressar as plantas. A planta, portanto, deixará de alimentar-se e desenvolver-se, pois dedicar-se-á à erradicação do pulgão da cannabis.

As fissuras causadas pelo pulgão para alcançar a seiva danificam o tecido da cannabis. Isso cria um ambiente ideal para a propagação de qualquer tipo de vírus. Além disso, o pulgão espalha o melaço por toda a planta, impedindo-a de respirar, interrompendo o crescimento e favorecendo o aparecimento de fungos.

Como eliminar o pulgão na marijuana?

Prevenir o aparecimento de pulgões na cannabis

Os pulgões atacam a planta de cannabis quando o ambiente está quente e seco. Os cannabicultores que cultivam cannabis nessas condições climáticas devem monitorizar regularmente as suas plantas, inspecionando as folhas, os caules ou qualquer mudança de cor possível. Esta é a melhor maneira de agir a tempo diante de uma infestação.

Plantas que não recebem os cuidados básicos, como boa ventilação, rega adequada, humidade correta, entre outros fatores, têm mais oportunidades de sofrer uma infestação de pulgões. Um excesso de nitrogénio no substrato também pode causar infestações típicas na cannabis, como lagartas ou tripes. Também é aconselhável trocar de roupa após lidar com as suas plantas, especialmente se estiver no exterior. Isso evitará a transmissão de possíveis pragas que possam estar nas roupas.

Poderá usar produtos não tóxicos para promover a presença de inimigos naturais do pulgão sem danificar a planta. Estes são produtos formulados com terra de diatomáceas ou óleo de Neem, que são preventivos e inseticidas naturais. Outra opção é usar produtos como o Canna Cure, que cria uma película que impede a instalação de pragas.

[ppgbo products=”118,1855,5296″ language=”pt”]

Como combater os pulgões numa planta de cannabis?

Uma vez que os pulgões estejam estabelecidos no cultivo, a solução será tentar erradicá-los. Vamos detalhar as diferentes técnicas a serem utilizadas de acordo com as fases em que a cannabis se encontra.

Cannabis em fase de crescimento

No caso das plantas afetadas estarem na fase de crescimento, pode usar pesticidas ou inseticidas de origem química que eliminam rapidamente os parasitas, embora seja preferível usar produtos orgânicos, se possível. Outra opção é o óleo de colza, que sufocará os ovos dos pulgões e irá prevenir o aparecimento de outros parasitas. Também poderá aplicar piretrinas naturais. Se o cultivo for indoor, também será necessário limpar o espaço de cultivo usando um nebulizador automático.

[ppgbo products=”3813″ language=”pt”]

Cannabis na fase de floração

No entanto, se as plantas estiverem na fase de floração, o uso de produtos orgânicos é mandatório, pois o risco de deixar resíduos tóxicos é muito alto. A árvore de Neem é um excelente preventivo biológico que elimina os pulgões quando entra em contato com eles. Após a aplicação de qualquer tratamento, é aconselhável pulverizar sabão de potássio dois ou três dias depois para se livrar do melaço e dos restos de exoesqueletos.

Controle biológico

Uma alternativa interessante é usar depredadores naturais na cultura de cannabis, também chamados de insetos auxiliares, para combater biologicamente os pulgões:

  • Parasitóides: larvas que crescem dentro do pulgão, que acabam por morrer.
  • Fungo entomopatogênico: fungo que mata alguns insetos.
  • Crisopídeos: insetos que depositam os seus ovos perto de colónias de pulgões nas folhas de cannabis. As suas larvas devoram os pulgões.
  • Joaninhas: apesar da sua aparência inofensiva, são capazes de exterminar toda uma colónia de pulgões.

Finalmente, alguns cultivadores optam por remédios caseiros para combater o pulgão da cannabis, como folhas de tomate, alho, sprays de folhas de tabaco ou caldo de urtigas. Estes também são eficazes contra a mosca branca e o aranha-vermelha, entre outros.

Controle biológico para pulgões

Em suma, a melhor maneira de combater com os pulgões da cannabis é a prevenção. No entanto, se eles se estabelecerem e for necessário livrar-se deles, é preferível usar produtos orgânicos para evitar qualquer resíduo tóxico que possa permanecer nas flores. 

Click to rate this post!
[Total: 3 Average: 4.7]

Erik Collado Vidal

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Flecha arriba