Atenção GBAtenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios GBEnvios à Península Ibérica grátis desde 30€
Valoração GB9/10 Valoração
discreto GBEnvio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Como eliminar a aranha vermelha no cultivo de marijuana?

A aranha vermelha é uma das pragas mais temidas nos cultivos de cannabis pelos seus devastadores resultados. Por isso, é importante saber como esta se parece esta praga e como detectá-la a tempo, assim como conhecer a forma mais eficaz para eliminá-la e preveni-la corretamente. Por isso, aqui explicamos-te como eliminar a aranha vermelha do teu cultivo.

O que é a aranha vermelha?

Ainda que receba este nome, não se trata de uma aranha, mas sim de um ácaro (Tetranychus Urticae) que cria teias de aranhas ao redor das plantas. Este ácaro aparece sobretudo nas plantas cultivadas em ambientes secos e desaparece quando chega o frio. É por isso que é especialmente perigosa nos cultivos de interior.

A aranha vermelha dedica-se a depositar os seus ovos nas folhas da planta e alimenta-se das suas células. Ainda que à simples vista um simples ácaro não aparenta fazer danos muito grandes, este inseto reproduz-se de forma muito rápida. Pelo que, uma praga de aranha pode chegar a gerar danos bastantes grandes no cultivo de marijuana. Costumam começar por atacar as partes mais débeis e, de forma quase imperceptível, passam de umas a outras espalhando a praga por todo o cultivo.

Características da aranha vermelha

Entre as características para reconhecer de forma cómoda estão as seguintes:

  • A aranha vermelha adulta é pequena com um comprimento de menos de 1mm, o que faz com que apenas seja visível à vista quando se encontra em populações numerosas. 
  • Alimenta-se da seiva das folhas, caules e frutos.
  • Podem ter um grande número de cores. Estes costumam ter uma cor que na primavera e verão pode variar entre amarelo ou verde claro/escuro, vermelho, castanho ou quase preto. Dependerá do clima e da alimentação de cada uma. 
  • Costumam aparecer por baixo das folhas, onde colocam os ovos. 
  • O ciclo da vida é de 20-28 dias nas fêmeas e 14 dias no caso dos machos.

Sintomas da aranha vermelha na marijuana 

Entre os sintomas da praga de aranha vermelha na marijuana encontram-se os seguintes:

  • Pontos amarelados ou esbranquiçados nas folhas: alimentam-se dos nutrientes das folhas, deixando manchas amarelas ou esbranquiçadas na superfície. Estas manchas podem eventualmente voltar a ser castanhas se a infestação piora. 
  • Mostra folhas secas e murchas: devido à solução dos nutrientes das folhas por parte das aranhas vermelhas que pode provocar que a folhagem se seque, murche ou enrole para dentro (folhas em garra).
  • Decoração e queda prematura das folhas: estas podem mudar a sua coloração natural, ficando amareladas ou esbranquiçadas antes de cair prematuramente.
  • Enfraquecimento geral da planta: se a infestação for severa, a planta pode debilitar-se o seu crescimento pode ser afetado e inclusive pode ter problemas para produzir flores.
Sintomas da aranha vermelha na marijuana 

Como prevenir a aranha vermelha

Prevenir a aranha vermelha é o melhor que se pode fazer para salvar o cultivo, especialmente em cultivos no interior, já que este é o tipo de cultivo mais propenso para esta praga.

Para isso, pode-se aplicar um inseticida como Spider Boom na fase de crescimento até ao final da entrada da floração. Para a sua utilização, diluem-se dois ml/L deste produto em água e pulveriza-se a cada 10 dias

Entre outros conselhos, à hora de usar o preventivo convém: 

  • Não abusar dos adubos nitrogenados.
  • Manter os níveis de humidade corretos, sem que sejam demasiado baixos para o cultivo. 
  • Utilizar adubos de libertação lenta. 
  • Usar húmus de minhoca, o qual ajuda a prevenir o aparecimento da praga porque contém muitos microorganismos prejudiciais para o ácaro. 

Como eliminar a aranha vermelha

Se já é demasiado tarde para prevenir e a aranha vermelha já está no teu cultivo de marijuana, há que ter um cuidado excepcional para não perder a colheita. A rapidez com que se propaga este inseto é incrível, sobretudo em temperaturas elevadas

Com mais de 30ºC este ácaro é capaz de desenvolver uma nova criação inteira em apenas uma semana; enquanto que com menos de 23ºC desenvolve-se apenas a cada duas semanas. Há que ter em conta fatores como este na hora de pulverizar um inseticida para a aranha vermelha. Para eliminar a aranha vermelha pode utilizar os seguintes métodos: 

Luta biológica

Introduzir depredadores naturais da aranha vermelha, como ácaros depredadores (entre os que se encontra o Phytoseiulus persimilis) ou a joaninhas pode ser uma estratégia efetiva para controlar a população da aranha vermelha de maneira natural. 

Luta biológica aranha vermelha

Sabão Potássico

Este produto tem a propriedade de debilitar aqueles parasitas que se encontram na planta. O bom de utilizar este produto é que não intoxica a outro tipo de inseto nem provoca danos nos frutos, além de ser inócuo para animais e pessoas.

Óleos naturais

A aplicação de óleos vegetais como o óleo de neem, óleo de alho ou óleo de pimenta vermelha pode ser efetiva para controlar a aranha vermelha. Estes óleos podem sufocar e eliminar os ácaros. É importante experimentá-los primeiro numa pequena secção da planta para te assegurares de que não causam danos. 

Uso de pesticidas

Existem inseticidas desenhados especificamente para combater ácaros como a aranha vermelha. Alguns contêm ingredientes ativos como o enxofre. Para um correto uso se deve seguir cuidadosamente as instruções do fabricante para a sua correta aplicação. Antes de utilizá-lo pode-se tentar usar o sabão potássico, já que permite penetrar na aranha mais rápido.

Conselhos para eliminar a aranha vermelha na marijuana

Deve-se ter em conta os tempos de pulverização, os quais dependem da temperatura do cultivo. Por isso, para uma maior efetividade do produto, os intervalos devem ser mais amplos a temperaturas mais frias e mais curtos a temperaturas mais quentes. 

Conselhos para eliminar na aranha vermelha na marijuana

Ao pulverizar deve-se ter em conta os seguintes passos: 

  • No momento de pulverizar, deverá molhar bem tanto a parte inferior como a parte superior das folhas. Quando se vê teias de aranha, deves retirá-las porque as aranhas costumam esconder-se entre as teias. 
  • Será importante não aplicar mais de 3 ou 4 vezes seguidas o mesmo produto, já que a aranha pode ficar imune ao mesmo
  • Para evitar maus cheiros e sabores, haverá que deixar de pulverizar 15 dias da colheita.

Quando todas as planta estão infetadas pela aranha vermelha deve-se escolher a planta mãe preferida e fazer um clone. Terá que sacrificar o cultivo de plantas mãe. Ao mesmo tempo que, o resto de ferramentas usadas para o cultivo devem ser bem limpas e desinfetadas com lixívia ou um desinfetante antifungos e antiácaros

Como eliminar a aranha vermelha na floração

Em floração não é aconselhado utilizar inseticidas químicos sintéticos já que põem em perigo as flores e frutos. No caso de utilizar algum tipo de produto deverá ser biológico ou natural. No caso de plantas pequenas, pode retirar esta praga com um algodão molhado em sabão.

O mais efetivo é prevenir esta devastadora praga. Não obstante, uma vez que se tenha que eliminar a aranha vermelha terás que tratá-la com produtos específicos sempre a seguir os passos e recomendações indicadas. 

Click to rate this post!
[Total: 5 Average: 4.6]

Erik Collado Vidal

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Flecha arriba