Atenção GBAtenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios GBEnvios à Península Ibérica grátis desde 30€
Valoração GB9/10 Valoração
discreto GBEnvio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Calendário lunar para o cultivo: como afecta a canábis?

 

A influência da lua nas marés é amplamente conhecida; no entanto, a lua também exerce influência sobre diversos outros fatores além do mar. Sabe-se que as diferentes fases do calendário lunar podem interferir até nos seres humanos, animais e vegetais, incluindo as plantas de cannabis. Com esta publicação, pretende-se mostrar a importância do calendário lunar 2026 em Portugal para o cultivo de as nossas sementes de cannabis e como utilizá-lo a favor.

O que é o calendário lunar?

O calendário lunar baseia-se nos ciclos da lua e é uma forma de medir e calcular o tempo de acordo com as fases lunares (lunação). Estas fases surgem devido à interação entre os movimentos do Sol, da Lua e da Terra.

A lua exerce uma influência direta sobre as plantas e vegetais, emitindo diferentes tipos de radiação conforme a fase em que se encontra. Assim, apesar de ser um astro que reflete luz, não tem força suficiente para ativar a fotossíntese das plantas como o Sol faz durante o dia.

No entanto, regula parte do fotoperíodo de qualquer vegetal, estimulando a produção de uma proteína própria das plantas que atua como receptor de luz. Os tipos de lua e a radiação lunar afetam a circulação da seiva na planta e respondem à força gravitacional exercida.

Chamamos «lunação» ao intervalo entre duas fases iguais da lua, também conhecido como período sinódico da lua. Este tem uma duração média de 29 dias, 12 horas e 44 minutos.

Antes de aprofundar na influência do calendário lunar para plantar em 2025, é necessário compreender a diferença entre os dois hemisférios e a nossa localização.

  • Hemisfério Norte: Portugal, o resto da Europa, quase toda a Ásia, América do Norte, América Central e a maior parte do continente africano encontram-se no hemisfério norte.
  • Hemisfério Sul: O hemisfério sul inclui a maior parte da América do Sul, África do Sul, Oceânia e a Antártida.

Assim, é necessário ter em conta os tipos de lua: no hemisfério norte, a lua em quarto minguante tem forma de «C», enquanto no hemisfério sul apresenta forma de «D».

Quanto ao quarto crescente, no hemisfério norte apresenta forma de «D», enquanto no hemisfério sul tem forma de «C».

calendário lunar que descreve as fases da lua e o que fazer em cada fase

Descarregar calendário lunar

Fases da lua e influências no cannabis

Podemos definir as fases da lua pelas diferentes formas como é observada, resultado do seu movimento de translação em torno da Terra.

Identificamos assim quatro fases principais da lua:

Lua nova

Se tivermos em conta o calendário lunar para podar, esta é a fase em que a lua emite menos luz, encontrando-se entre o Sol e a Terra. É uma fase de descanso para as plantas, pois a circulação da seiva é menor, concentrando-se principalmente na raiz. Trata-se de um período de adaptação e repouso para as plantas, durante o qual acumulam energia para distribuir novamente a seiva por toda a planta.

É o melhor momento para realizar certas tarefas, tais como:

  • Podar o cannabis ou remover folhas secas. Desta forma, os ramos irão brotar mais rapidamente.
  • Remover ervas daninhas.
  • Tutorar e colher.
  • Não regar plantas de interior nesta fase.

Embora a lua reflita luz, não possui força suficiente para ativar a fotossíntese das plantas como o Sol durante o dia. No entanto, regula parte do fotoperíodo de qualquer vegetal, estimulando a produção de uma proteína própria das plantas que atua como receptor de luz.

Na agricultura, este período é geralmente usado para realizar tarefas de manutenção que causam stress à planta, considerando-o um ciclo de repouso.

Calendário lunar cannabis

Quarto crescente

Deve-se lembrar que, no hemisfério sul, esta lua terá forma de D, enquanto na zona equatorial estará quase deitada. É um momento ideal para cultivar em terrenos arenosos e limpar folhas. Consultando o calendário de plantio lunar, este é o momento adequado.

A lua começa a aumentar o seu brilho e a emitir mais raios. Isto afeta a seiva, que se move para cima no caule e nos ramos, ativando o crescimento da planta. Pode-se obter um aumento da folhagem e das raízes, fazendo com que as plantas cresçam mais rapidamente. É ideal para a germinação das sementes e para aproveitar o rápido desenvolvimento das raízes.

Lua cheia

Durante esta fase, a lua brilha com maior intensidade, atingindo o seu pico. Isto reflete-se numa maior circulação de seiva, que sobe na planta, chegando às partes mais altas, como o broto central, os ramos e as folhas.

É a fase ideal para realizar transplantes, plantar e germinar, uma vez que a seiva se concentra principalmente na folhagem da planta. Deve ter-se cuidado especial com os insetos, pois a maior quantidade de seiva nas folhas pode atrair mais pragas. Os especialistas recomendam não podar as plantas nesta fase.

É nesta fase que se deve proceder à rega das plantas. Geralmente, é o momento adequado para transplantar plantas em interior. Por outro lado, aumenta o número de pragas.

Quarto minguante

À medida que a lua diminui o seu brilho, a intensidade da luz também diminui, e a seiva começa a descer novamente, acumulando-se especialmente no caule e nas folhas mais baixas. As raízes aproveitam este momento para se desenvolver enquanto a planta se concentra na produção de flores. Esta fase é também propícia para transplantar, realizar estacas e adubar as plantas.

É também o momento ideal para remover folhas secas e pulverizar a planta. Durante este período, é possível observar como a planta se torna mais esplêndida e tende a frutificar mais.

Diferentes usos do calendário lunar

Como vimos anteriormente, o calendário lunar tem várias aplicações, não apenas no cultivo de cannabis. Este calendário pode ser considerado em diversas tarefas e atividades, tais como:

  • Agricultura
  • Jardinagem
  • Horticultura
  • Silvicultura
  • Apicultura

Além da influência estudada e comprovada da lua nas plantas e vegetais, acredita-se que as fases da lua também influenciam os seres humanos, seja no seu humor, comportamento, sono, menstruação e, até certo ponto, na capacidade intelectual.

Estes indícios não estão totalmente estudados ou comprovados, mas acredita-se que a energia produzida pela lua seja suficientemente poderosa para influenciar as pessoas de diversas maneiras.

Calendário lunar e cultivo de cannabis

Agora podemos identificar a que hemisfério pertence o nosso país ou a região em que nos encontramos e, a partir daí, utilizar corretamente o calendário lunar.

O calendário lunar é um dos mais influentes no cultivo de cannabis, uma vez que cultivar num momento ou noutro faz diferença nos resultados. Por isso, é recomendável conhecer quais posições da lua são mais favoráveis.

[ppgbo products=”3388,444,523″ language=”pt”]

Sabe-se que tanto a gravidade como a luminosidade fornecida pela lua afetam diretamente a produção e desenvolvimento das plantas de cannabis. Portanto, deve-se ter sempre em conta as fases da lua, especialmente em tarefas como germinação, poda e colheita.

Assim, alguns dos momentos a ter em consideração são os seguintes:

  • Na lua nova, recomenda-se podar as plantas de cannabis, pois a planta ganhará impulso mais tarde.
  • Se se pretende germinar, o melhor momento é no quarto crescente, quando a seiva sobe novamente na planta.
  • Durante a lua cheia, é aconselhável plantar ou realizar transplantes.
  • No quarto minguante, quando a lua reduz novamente os raios de luz, começa a ser um bom período para transplantar.

Estando conscientes do calendário lunar e durante a fase ascendente da lua, a seiva sobe para as partes mais altas da planta, sendo este o momento ideal para podar ou fazer clones das plantas. Enquanto que durante a fase minguante da lua, a seiva desce, tornando-se o momento ideal para germinar ou plantar.

Calendário lunar cannábico 2026

Devido à importância deste calendário, é necessário conhecer qual é o melhor momento de cada mês para germinar, podar, fertilizar ou colher. Por isso, para entender o calendário lunar 2026, é necessário compreender certos aspetos.

Tomando como exemplo o mês de fevereiro, os melhores dias para realizar cada tarefa são:

  • No caso de querer germinar as sementes, é melhor a partir do dia 24, quando a lua se encontra em quarto crescente.
  • Por outro lado, para colher, o dia ideal é a partir do dia 1.
  • Para realizar podas, deve tomar como referência o dia 17, enquanto que para fertilizar é aconselhável a partir do dia 9.
  • Tal como em fevereiro, pode-se decidir qual é o melhor momento para realizar cada uma destas tarefas simplesmente observando cada mês do calendário lunar cannábico 2026.

Click to rate this post!
[Total: 8 Average: 4.5]

Erik Collado Vidal

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Flecha arriba