Atenção GBAtenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios GBEnvios à Península Ibérica grátis desde 30€
Valoração GB9/10 Valoração
discreto GBEnvio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Tipos de fungos na marijuana

Os fungos são microorganismos que vivem no nosso planeta há milhares de anos, geralmente são associados a outros organismos, como animais, alimentos ou, principalmente, plantas do campo. Existem vários tipos de fungos na marijuana, cada um com as suas características específicas. Alguns deles são benéficos para a terra e outros para as plantas, enquanto outros podem destruir completamente os cultivos.

Tipos de fungos nas plantas de cannabis

Dependendo dos tipos de fungos encontrados no cultivo de cannabis, pode ficar tranquilo ou começar a trabalhar para erradicá-los. De fato, alguns dos organismos pertencentes ao reino Fungi ajudam a proteger as plantas, enquanto outros representam um problema. É muito importante conhecer todos os tipos de fungos que podem afetar sementes de cannabis, as sementes de CBD ou qualquer outro tipo de semente, como sementes de cânhamo.

Oídio

O oídio é um tipo de fungo conhecido por todos os cultivadores de cannabis. Um simples excesso de humidade na área de cultivo pode ser suficiente para desencadear a sua ocorrência. Ele aparece como um pó branco que cresce nas folhas, especialmente na parte superior, e é mais comum em áreas com alta humidade

Oídio fungo cannabis

Uma vez que este tenha alcançado os seus exemplares, ele instalar-se-à na parede celular das plantas, tornando-se quase impossível erradicá-lo por completo. Para combater o oídio, é necessário tratar as plantas com fungicidas para evitar a sua propagação, tentando salvar o máximo possível da colheita. No entanto, as partes afetadas devem ser descartadas.

Míldio

O fungo míldio é amplamente conhecido e temido por cultivadores de cannabis em todo o mundo. Trata-se de um organismo muito agressivo, que se desenvolve em cultivos onde a temperatura se encontra debaixo dos 26°C e a humidade está acima dos 50%. Pode aparecer tanto na fase de crescimento quanto na floração, mas este fungo prefere atacar as plantas e folhas jovens. O míldio manifesta-se através de manchas amarelas e castanhas nas folhas, causando um enfraquecimento significativo nas plantas

Propaga-se a uma velocidade vertiginosa e, depois de causar a perda das folhas, leva à morte da planta. Este fungo desenvolve-se a partir da matéria vegetal no próprio cultivo e a melhor forma de prevenir a sua ocorrência é a prevenção.

Míldio fungos na cannabis

Se o fungo já se instalou nas suas plantas, as partes afetadas devem ser removidas rapidamente e o restante do cultivo deve ser cuidadosamente limpo. É importante controlar as condições ambientais, utilizando desumidificadores e controladores de temperatura. Além disso, podem ser usados fungicidas para evitar a propagação, seja por contato ou sistémicos.

Botrytis

A botrytis é um tipo de fungo na cannabis que ataca as plantas que foram afetadas por lagartas. Estes insetos criam buracos nos botões, facilitando o aparecimento do fungo. Os buds apodrecem por dentro, adquirindo uma aparência acastanhada, como se ainda retivessem toda a humidade no seu interior. É comum que esse fungo apareça em variedades colhidas a partir de outubro, devido às chuvas e à humidade. 

Botrytis fungos cannabis

Uma vez que atinge o cultivo, pode destruir grande parte da colheita. Mesmo que todas as partes afetadas sejam removidas à vista, é provável que suas esporas tenham contaminado quase tudo. A botrytis espalha-se facilmente, mesmo em flores secas, portanto, quando detectada num botão, geralmente a ramificação inteira é removida para evitar sua propagação. Consumir buds afetados por botrytis é altamente perigoso para a saúde, pois as suas esporas podem causar sérios problemas respiratórios.

Roya

A roya é um dos tipos de fungos maléficos que se espalha mais facilmente, pois atravessa a epiderme e a cutícula, com um simples contato pode ser suficiente para adquirir o fungo. Ele manifesta-se com manchas amareladas sobre a parte superior das folhas, começando na ponta e estendendo-se à parte superior. No verso das folhas, mostrará pontos vermelhos e castanhos quando o fungo está completamente instalado na planta, causando posteriormente ligeiras deformações nas folhas.

Roya fungos nos cultivos canábicos

Apesar de seu potencial destrutivo, é possível controlar sua propagação se tratada a tempo. Surge quando o cultivo está numa área com alta humidade e falta de ventilação. O mais recomendável é remover as folhas ou plantas afetadas e aplicar fungicidas para evitar a sua propagação.

Pythium

O Pythium é um fungo que se instala no sistema radicular das plantas, impedindo quase totalmente a absorção de nutrientes. Enfraquece gradualmente as plantas até matá-las. Pode afetar plantas de todas as idades e tamanhos, sendo que as mais jovens são mais suscetíveis. As suas esporas podem ser transportadas pelo contato com substratos infectados ou mesmo por micélio transportado nos sapatos. Este fungo desenvolve-se em ambientes com temperatura entre 20 e 30°C e alta humidade

Pythium fungos na marijuana

Este fungo causa uma grande debilidade e carências nutricionais devido à deterioração do sistema radicular. Em sistemas onde as raízes ficam expostas, como hidropônicos ou aeropônicos, é possível observar uma mudança de cor das raízes, do branco clássico para castanho escuro ou até vermelho. Uma forma eficaz de combatê-lo é fortalecer a vida microbiana no substrato, introduzindo trichodermas e micorrizas. Isso pode evitar a propagação do fungo, especialmente se o aumento da vida bacteriana for introduzida antes que o fungo atinja o cultivo.

Fusarium 

O Fusarium é uma doença que ocorre em plantas que não conseguiram superar o Pythium, sendo o fator definitivo para acabar com elas. O Fusarium aproveita-se de plantas com raízes vulneráveis para colonizá-las completamente, formando uma espécie de líquido viscoso que cobre todas as raízes, impedindo a absorção de água e nutrientes. Os sintomas são muito semelhantes aos do Pythium, mas a planta estará em condições ainda piores. O caule não terá força para sustentar o peso da planta, e as folhas ficam secas e caem.

Fusarium fungos em cultivos de canábis

Uma vez que o Fusarium tenha atingido o cultivo, é impossível combatê-lo; a única coisa que pode ser feita é a prevenção ao longo de todo o ciclo de cultivo. A melhor maneira de fazer isso é com uma limpeza completa da área de cultivo e dos equipamentos utilizados.

Como prevenir o aparecimento de vários tipos de fungos na marijuana

Alguns dos fatores que afetam o surgimento de diferentes tipos de fungos na cannabis incluem:

  • A saúde geral das plantas, pois plantas mais saudáveis terão maior resistência. Para fortalecer a estrutura e a parede celular, pode usar fertilizantes ricos em silício.
  • Evitar o excesso de rega é outro fator importante. Portanto, é recomendável usar uma base de argila no vaso para facilitar a drenagem do excesso de água e evitar o acúmulo de umidade.

Em cultivos interiores (indoor), siga estas etapas:

  • Use ventiladores para o cultivo, com o objetivo de evitar a formação de bolsas de ar quente. Durante a fase de floração, evite que a humidade ultrapasse os 40% na área de cultivo.
  • Utilize ferramentas para medições precisas de temperatura e humidade, como um termohigrómetro.
  • Se a humidade estiver alta, use um desumidificador.

Em cultivos exteriores (outdoor),siga estas etapas:

  • A densidade dos botões.
  • A distância entre os nós.
  • Regue de forma responsável.
  • Forneça os nutrientes necessários.
  • Use fungicidas quando necessário.

Seguindo essas etapas, é possível evitar a propagação de diferentes tipos de fungos na cannabis e obter uma colheita de qualidade.

Click to rate this post!
[Total: 10 Average: 4.7]

Erik Collado Vidal

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Flecha arriba