O que são os terpenos? Uma palavra muito utilizada no mundo canábico, que possivelmente já ouviste falar, mas necessitas de informação mais concisa sobre o tema. Exatamente com essa finalidade criámos este post, onde abordaremos todos os tópicos necessários, tal como: tipos de terpenos existentes, usos, propriedades e exemplos.
O que são os terpenos?
Os terpenos são substâncias químicas, mais especificamente compostos orgânicos, que podemos encontrar em vegetais, frutas e em menor medida em certos animais (como alguns insetos e certas espécies de peixes). Estes são responsáveis, entre outras coisas, por conferir os aromas e sabores tão distintos. Porém, estes compostos não estão presentes apenas nas sementes de cannabis, pois podemos encontrar terpenos em várias espécies do reino vegetal.
Existe uma ampla diversidade de terpenos, cada um com uma estrutura química exclusiva que proporciona os odores e aromas excepcionais às plantas. No caso das plantas de cannabis, os terpenos estão presentes nos tricomas e desempenham diversas funções, as quais explicaremos mais adiante.
Os terpenos são compostos por átomos de carbono e hidrogénio, especificamente por unidades repetidas de isopreno. Os isoprenos são a junção de 5 átomos de carbono. Portanto, dependendo do número de unidades repetidas de isopreno na planta, haverá predominância de um tipo de terpeno ou de outro.
Estrutura dos terpenos de acordo com os isoprenos
Podemos encontrar diferentes tipos de terpenos na planta de cannabis com base na quantidade de unidades de isoprenos das quais são compostos:
- Monoterpenos: compostos por duas unidades de isoprenos. Uma vez que um isopreno é a união de cinco átomos de carbono, os monoterpenos são a combinação de 10 desses átomos.
- Sesquiterpenos: compostos por três unidades de isoprenos, ou seja, por 15 átomos de carbono.
- Triterpenos: compostos por 30 átomos de carbono.
Existem muitas outras combinações de isoprenos, como já mencionado, pois estes não são encontrados apenas nas plantas de cannabis, mas também em várias espécies do reino vegetal. No entanto, a maioria dos terpenos encontrados nas plantas de cannabis são monoterpenos.
Os terpenos têm qualidades organolépticas marcantes nas plantas (relacionadas ao aroma e sabor), mas também podem influenciar o seu efeito em conjunto com os canabinóides. Sabemos que as plantas de cannabis e os seus derivados funcionam de maneira mais eficaz sob o chamado “efeito séquito“, ou seja, os seus benefícios serão potencializados quando os diversos componentes da planta se encontram em sinergia. Portanto, podemos compreender que os efeitos produzidos pelos canabinóides são complementados, em parte, pelas características oferecidas pelos terpenos.
Funções
Os terpenos desempenham diversas funções na planta. Embora o aroma característico seja a propriedade mais notável dos terpenos, a sua função principal é proteger a planta contra agentes externos. O aroma e o sabor que atraem os seres humanos, muitas vezes atuam como repelentes para insetos predadores ou herbívoros. O cheiro, em muitos casos, age como um dissuasor para esses animais que poderiam atacar a planta. Além disso, a resina (onde os terpenos também são encontrados) também ajuda a capturar os insetos que se aproximam da planta.
Estes compostos químicos não desempenham apenas o papel de proteger a planta contra animais, mas também contra temperaturas extremas. Por exemplo, regulam a humidade da planta para evitar que ela fique muito seca ou excessivamente húmida. Como resultado, também auxiliam a planta na prevenção de fungos e bactérias.
Os terpenos são encontrados em maior quantidade nas plantas de cannabis fêmeas que ainda não foram polinizadas. Enquanto podem afastar insetos predadores, também têm a capacidade de atrair insetos polinizadores. No entanto, a quantidade de terpenos varia de acordo com a genética e as condições de cultivo de cada planta.
Exemplos de terpenos
Existem cerca de 120 terpenos identificados, embora a maioria deles tenha sido encontrada em doses tão baixas que os seus efeitos são muito reduzidos ou nulos. Portanto, os terpenos encontrados em maior quantidade e que, portanto, têm um efeito notável, são os seguintes:
- Limoneno: Conhecido pelo seu aroma e sabor cítrico, está presente principalmente em frutas como limão ou laranja, mas também na hortelã e alecrim. Além disso, está presente em grande quantidade na cannabis. O limoneno é frequentemente utilizado para uso terapêutico para tratar a bronquite. Alguns exemplos de variedades de plantas de cannabis com predominância de limoneno são a Lemon Skunk e a Super Lemon Haze, entre muitas outras.
- Mirceno: É o terpeno mais comum nas plantas de cannabis e é responsável pelo aroma e sabor mais terroso. Embora seja encontrado em grande quantidade nas plantas de cannabis, outras plantas como tomilho e salsa também contêm este terpeno específico. O seu óleo essencial é usado como relaxante e sedativo, ajudando a combater a insomnia. Alguns exemplos de variedades de plantas de cannabis que contêm mirceno são a White Widow e a Special Kush.
Estes dois tipos de terpenos. limoneno e mirceno são os mais habituais na cannabis.
- Linalol: Este terpeno é responsável por dar a algumas variedades de cannabis um aroma e sabor de flores frescas, embora, como se pode esperar, não está presente apenas na cannabis. Por exemplo, pode ser encontrado em grande quantidade na lavanda ou manjericão. Quanto aos efeitos terapêuticos, o linalol pode ser usado para combater a depressão e a ansiedade, além de ter propriedades anti-inflamatórias, entre outras. Alguns exemplos de variedades de plantas de cannabis que contêm linalol são a Amnesia Haze e a Lavender.
- Beta-cariofileno: Além de estar presente em algumas variedades de plantas de cannabis, este terpeno também pode ser encontrado na pimenta preta ou alecrim. A característica mais marcante deste terpeno é que atua como um canabinóide, ativando o nosso receptor CB2. Ao ativar esse receptor, o efeito produzido não é psicoativo, mas pode ajudar no combate aos sintomas da artrite ou esclerose múltipla. O cariofileno pode ser encontrado em variedades como a Gorilla Glue ou a OG Kush.
- A-pineno: O pineno é outro terpeno comumente encontrado na cannabis, mas também nos pinheiros ou no alecrim. O sabor e aroma que proporciona, como o nome sugere, é a pinho. Entre os seus efeitos terapêuticos, o pineno é considerado anti-inflamatório e antibacteriano, entre muitos outros. Alguns exemplos de variedades de plantas de cannabis com pineno são a Sweet Skunk Auto e a Durban Poison.
Terpenos na marijuana
Como mencionado anteriormente, os terpenos também influenciam o tipo de efeito que podem gerar. Atuando em sinergia com os canabinóides nas nossas plantas de cannabis, como o CBD, o THC, o CBG ou o CBN. Portanto, o tipo predominante de terpeno varia de acordo com a variedade da planta de cannabis, seja ela indica ou sativa.
Já sabemos que as variedades predominantes indicas proporcionam efeitos mais relaxantes do que as sativas, e nesse aspecto, o tipo de terpeno encontrado nestas também desempenha um papel importante.
Assim, nas genéticas indicas, encontraremos níveis muito mais altos de mirceno, acompanhados por baixas quantidades de pineno e limoneno. É devido às altas concentrações de mirceno que o efeito é tão fisicamente relaxante, em combinação com os canabinóides presentes na planta, graças ao já mencionado efeito séquito.
Por outro lado, as genéticas sativas ou com predominância sativa também podem apresentar altas doses de mirceno como terpeno dominante, juntamente com pineno, terpinoleno e limoneno também em abundância. No entanto, também é comum serem encontradas variedades sativas com dominância destes últimos terpenos. Esses terpenos serão responsáveis por proporcionar, juntamente com os canabinóides, um efeito predominantemente eufórico e estimulante.
Na loja online de GB The Green Brand, oferecemos uma ampla variedade de terpenos líquidos e em spray, reproduzindo o sabor de algumas das melhores variedades de cannabis medicinal. Não hesites em visitar o nosso site para comprar os terpenos em spray de GB que corresponderão aos teus gostos e necessidades. Poderás ainda verificar como usar os terpenos, entre muitas outras informações sobre o setor no nosso blog GB.
Propriedades
Os terpenos são o principal componente dos óleos essenciais usados na aromaterapia. Consideramos a aromaterapia como um tratamento alternativo para promover o bem-estar físico e psicológico. Dessa forma, podemos dizer que o uso de terpenos na aromaterapia tem propriedades medicinais e terapêuticas.
Como efeito terapêutico, têm funções analgésicas, anti-inflamatórias, ajudam no combate à depressão e à ansiedade, bem como a adição, ajudam a acalmar crises de epilepsia, podem ser considerados anticancerígenos e combatem infecções fúngicas e bacterianas.
Sendo estas informações generalizadas, mas dependendo do tipo de terpeno usado na aromaterapia ou em qualquer outra técnica, se observará um tipo de efeito diferente. Por exemplo, enquanto o mirceno é mais sedativo e relaxante, o limoneno oferece um efeito mais estimulante e alívio do estresse.
Se deseja saber mais sobre os diferentes tipos de terpenos e suas características específicas, fique atento às nossas próximas publicações e continurá a aprender sobre estas substâncias químicas tão interessantes.