Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

 O que são os canabinóides e para que são utilizados?

Através de vários estudos com fins terapêuticos, foram testados diferentes produtos com canabinóides, os quais revelaram que estes compostos naturais possuiam propriedades medicinais promissoras. Também o feedback partilhado pelos pacientes, foram de encontro aos resultados obtidos, sendo que revelavam um alívio dos seus sintomas e um aumento da sua qualidade de vida

Para além da sua função a nível clínico, iremos partilhar as suas funções na planta Cannabis Sativa e quais os diferentes tipos de canabinóides existentes

O que são os canabinóides?

Por canabinóides compreendemos os mais de 113 compostos orgânicos que se encontram de forma natural na planta Cannabis Sativa L, os denominados fitocanabinóides. 

Os fitocanabinóides interagem diretamente com os recetores canabinóides presentes no corpo humano. Dos quais estimulam a libertação de neurotransmissores que influenciam a maneira como o cérebro processa a informação e certos compostos químicos.

Pois, não são só as plantas que produzem este tipo de substâncias naturais. O próprio corpo humano também é uma fonte de produção de canabinóides, os endocanabinóides

Tipos de canabinóides

Dentro do grupo dos canabinóides, podemos destacar individualmente três tipos principais: os canabinóides naturais ou fitocanabinóides; os endocanabinóides e os canabinóides sintéticos.

Existem também alguns compostos, denominados por canabiméticos, os quais têm um efeito parecido com os canabinóides, porém a sua origem é distinta. Estes provêm de plantas e fungos, como por exemplo a cenoura, lúpulo, cacao, curcuma, entre outros variados exemplos.  

Fitocanabinóides

Os fitocanabinóides são canabinóides naturais presentes na planta Cannabis Sativa L. Estes mantêm a planta segura e saudável, ao mesmo tempo que possuem um potencial terapêutico quando administrados em humanos. 

Quando observamos as nossas plantas numa fase final de floração, conseguimos verificar umas glândulas transparentes ou esbranquiçadas na superfície das folhas e flores. Essas glândulas com formato de cogumelo, denominados de tricomas, são os responsáveis por produzir os cannbinoides, terpenos e flavonóides.  

Dentro destes fitocanabinóides podemos destacar os dois compostos orgânicos mais conhecidos e abundantes, o tetrahidrocanabinol (THC) e o Canabidiol (CBD). E não menos importantes como outros menos abundantes tal como o CBG, CBN, CBCA, CBC, etc.

Canabinóides (Fitocanabinóides)

O THC é o canabinóide que contém um número mais elevado de compostos psicoativos. Pelo que, após consumir marijuana com a presença deste composto natural, poderemos sentir alterações a nível físico e psicológico.

Enquanto o CBD, é um canabinóide não psicoativo e que normalmente é utilizado para fins terapêuticos. É legal numa extensa diversidade de países, pelo que facilmente se encontram cremes, óleos, gummies e muito mais. 

Endocanabinóides  

Os endocanabinóides são canabinóides produzidos de forma natural pelo corpo humano, tal como é o caso da anandamida. 

Os seres humanos e todos os mamíferos possuem um sistema endocanabinóide (SEC), este é formado por endocanabinóides, neurónios e receptores canabinóides. 

O SEC é completamente fundamental para a estabilização do ambiente interno do corpo. Ao mesmo tempo, regula os processos fisiológicos tal como o apetite, inflamação, termorregulação, dor, qualidade de sono, pressão intraocular, humor, motivação e memória.

Canabinóides sintéticos 

Os canabinóides sintéticos são moléculas fabricadas em laboratório, tendo como principal finalidade produzir artigos para fins terapêuticos. Estes recebem o nome de canabinóides porque são semelhantes às substâncias químicas encontradas na planta de marijuana.

Tal como os fitocanabinóides, os sintéticos também são absorvidos pelos recetores CB1 e CB2. No entanto, estes canabinóides artificiais têm a possibilidade de ser efetuados para que se dirijam a um certo recetor específico, possuindo assim um grau de precisão mais eficaz

A Nabilona é um dos exemplos de um medicamento do qual foi fabricado através de canabinóides sintéticos. Este canabinóide sintético, é receitado e utilizado sobretudo pelas suas propriedades antieméticas e analgésicas.

Tanto como o Dronabinol, que serve sobretudo para combater/suavizar as náuseas e vómitos induzidos pós quimioterapia. 

Onde são gerados os canabinóides?

Os canabinóides são desenvolvidos nos tricomas das plantas e ajudam-nas a sobreviver, funcionando como defesa contra pragas e temperaturas extremas.

O primeiro canabinóide gerado na planta é o CBG, especificamente, a sua forma ácida (CBGA). A partir desta síntese, outros canabinóides são criados na sua forma ácida: o THCA, o CBDA, o CBCA… Enquanto a planta estiver viva, os canabinóides só são encontrados na sua forma ácida. Desta forma, para que estes canabinóides se tornem ativos, devem passar por um processo de descarboxilação.

Este processo envolve a aplicação de calor, ou seja, quando são fumados ou vaporizados. Para fazer receitas à base de cannabis, é necessário passar as flores por um forno antes para ativar os seus canabinóides.

Depois dos fitocanabinóides passarem para a sua forma ativa, estes podem interagir com os nossos receptores canabinóides. Quando entram em contato com os receptores, os efeitos destes canabinóides no nosso corpo são produzidos: no caso do THC, causará o efeito psicotrópico (embora também tenha algumas propriedades medicinais), e no caso dos outros, como por exemplo o CBD, podem ser obtidos benefícios terapêuticos.

É importante mencionar que os canabinóides obtidos das plantas têm sido usados há milénios pelos seres humanos com fins espirituais, terapêuticos e recreativos.

Benefícios dos canabinóides

Os benefícios que os diferentes tipos de canabinóides têm em relação ao efeito que geram no nosso corpo. Enquanto os canabinoides sintéticos não são recomendados para o consumo humano, os outros canabinoides mencionados têm benefícios terapêuticos e medicinais. Benefícios que podem ser obtidos:

  • Endocanabinoides: não é que sejam benéficos, mas são essenciais para o nosso correto funcionamento. Por exemplo, são necessários nas primeiras etapas do desenvolvimento dos mamíferos: na implantação do embrião e, mais tarde, para possibilitar a amamentação.
  • Os fitocanabinóides também podem estar relacionados com a neuroproteção. Assim, o THC e a sua forma ácida (THCA) são neuroprotetores. Pesquisas científicas contínuas descobrem os numerosos benefícios medicinais de outros fitocanabinóides como o CBD ou o CBG. Estas substâncias, além disso, não têm os efeitos psicotrópicos como o THC. Assim, os sintomas de algumas doenças podem ser aliviados com o uso da cannabis medicinal, como por exemplo, Alzheimer, Síndrome de Tourette, insónia, dores crónicas, enxaquecas, etc.
  • Alguns canabinóides sintéticos encontrados em plantas diferentes da marijuana também podem ter benefícios para a saúde. Assim, podem ter propriedades anti-inflamatórias, combater a dor de dentes, o desconforto estomacal e até mesmo aliviar a gagueira.

Qual a função dos canabinóides?

No cômputo geral, os canabinóides possuem funções distintas, dependendo se falamos na sua função nas plantas ou no nosso organismo. Sendo assim necessário fazer a distinção das suas funções a nível botânico e quanto à sua interação com o corpo humano. 

Qual a função dos canabinóides?

Vejamos então as diferentes funções dos canabinóides na planta Cannabis Sativa e as suas propriedades terapêuticas benéficas para os seres vivos. 

Na planta Cannabis Sativa

Os canabinóides naturais presentes na planta Cannabis Sativa, não têm um efeito direto no crescimento da planta, no entanto, ajudam na sua proteção e desenvolvimento. Os fitocanabinóides possuem uma função protetora contra as radiações ultravioleta, doenças e pragas. 

Usos Terapêuticos

Os canabinóides são, principalmente, absorvidos pelos recetores CB1 e CB2, presentes no cérebro e em todo o corpo. Sendo os recetores CB1 mais abundantes no cérebro e no sistema nervoso central, enquanto os CB2 se localizam sobretudo no sistema nervoso imunológico e periférico

Pelo que podem ser úteis para aliviar as dores crónicas, vómitos e náuseas induzidas pela quimioterapia, apaziguamento da ansiedade, insomnia, parkinson, entre outras discapacidades e condições específicas onde poderemos administrar produtos ricos em canabinóides. 

Click to rate this post!
[Total: 3 Average: 4.7]

Erik Collado

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Flecha arriba