Atenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios à Península Ibérica grátis desde 30€
9/10 Valoração
Envio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

O que é o déficit de pressão de vapor?

O VPD ou déficit de pressão de vapor, é um cálculo que mede a quantidade de água na forma de vapor presente no ar e a compara com o nível de saturação do mesmo. É uma medida que ajuda a entender quão rapidamente as plantas estão a ser hidratadas e com que frequência é necessário regar novamente. A sua análise correta pode melhorar significativamente o resultado da colheita.

O cálculo do VPD é uma técnica avançada de cultivadores e requer aparelhos específicos que medem a temperatura e a humidade, os dois valores fundamentais para o desenvolvimento desse processo:

  • Termómetro: Para medir a temperatura, a unidade fundamental nos níveis do VPD.
  • Higrómetro: Para calcular a humidade relativa, o segundo parâmetro necessário para calcular o déficit de pressão de vapor.
  • Termómetro de infravermelho: Usado por cultivadores profissionais para medir a temperatura exata das folhas, melhorando a precisão do VPD.

Para quê serve medir o VPD?

Para quê serve medir o VPD?

Todo este processo mede o nível de transpiração das plantas, que se refere à velocidade de movimento da água nas mesmas. A água (H2O) entra no nosso cultivo, normalmente, pelas raízes e sobe pelo caule até sair pelos poros das folhas, chamados estomas. Este processo não apenas hidrata a planta, mas também transporta pelos seus tecidos os nutrientes que incorporamos no substrato, permitindo o seu desenvolvimento adequado. Além disso, também é o método de arrefecimento da planta.

Em termos simples, a folha de uma planta está completamente húmida (100%), mas o ar não. Portanto, quando esta liberta a água, viaja pelo ar na forma de vapor e, quando necessário, adquire água novamente pelas raízes. Este processo pode ser medido e manipulado para maximizar o desenvolvimento das plantas, regando o cultivo no momento exato em que é necessário.

No entanto, é uma técnica de cultivo certamente arriscada se não for realizada por um profissional, pois um cálculo errado pode comprometer a colheita. Se a planta não transpirar o suficiente, os nutrientes não serão absorvidos corretamente, enquanto se transpirar demais, o stress sofrido pode levá-la à morte.

A que partes da planta o VPD afeta?

Os níveis de VPD influenciam diretamente os seguintes parâmetros da planta:

  • Transpiração: Quanto maior o nível de VPD, mais rápido a planta transpira, necessitando de hidratação em curtos períodos de tempo, mas com um crescimento mais acelerado.
  • Abertura dos estomas: O aumento do VPD faz com que as plantas fechem os seus estomas para evitar a saída precoce da água e manter-se hidratadas.
  • Absorção de CO2: Aumentar os níveis de VPD faz com que os estomas se fechem. Isso faz com que a planta mantenha a hidratação, mas diminua a absorção de CO2, retardando assim a fotossíntese.
  • Ingestão de nutrientes: Níveis mais altos de VPD implicam uma maior transpiração, fazendo com que as plantas adquiram mais nutrientes e se alimentem a uma velocidade maior.
  • Stress: Todos esses processos geram forças nas plantas que afetam o seu nível de stress em níveis altos de VPD. Portanto, é recomendável usar fertilizantes que melhorem as suas defesas nas fases de crescimento e floração, onde esses níveis de VPD aumentam.
níveis de VPD na cannabis

Níveis de VPD de acordo com a fase da planta

As plantas não precisam de muito alimento ou água nos primeiros dias de vida, mas à medida que crescem, é importante que adquiram os seus nutrientes de maneira ótima. Portanto, os níveis de VPD são progressivos e aumentarão à medida que o nosso cultivo cresce:

  • Desde a germinação até ao início da fase vegetativa: 0,4 – 0,8 kilopascais
  • Do final da vegetação até ao início da fase de floração: 0,8 – 1,2 kPa
  • Da metade até o final da floração: 1,2 – 1,6 kPa
  • Estacas e clones: 0,4 – 0,8 kPa

De acordo com as necessidades da planta, os valores de temperatura e humidade devem ser ajustados para alterar o déficit de pressão de vapor. Para aumentá-lo, a temperatura deve ser elevada ou a humidade reduzida, enquanto para diminuí-lo, deve-se fazer o contrário. Além disso, é importante levar em consideração a intensidade da luz, pois também modifica a temperatura.

Tabela de VPD da cannabis

Tabela de valores de VPD

O cálculo dos níveis recomendados de VPD depende da temperatura e humidade da sala de cultivo. No entanto, existem tabelas que mostram os valores que devem ser utilizados para não perder tempo com cálculos complicados. Neste caso, em GB The Green Brand, criámos uma tabela para calcular o VPD perfeito se a temperatura das folhas for dois graus menor que a temperatura do ar, algo bastante comum em cultivos.

Portanto, se não quiseres calcular exatamente o que é necessário, podes recorrer a uma tabela gráfica de acordo com a temperatura e humidade da sala de cultivo e seguir as indicações.

Conforme a tabela indica, o ideal na fase de germinação das plantas é ter um VPD baixo, pois ainda não precisam de muita água e precisam crescer corretamente. Enquanto na fase de crescimento, o ideal é aumentar o VPD para uma faixa entre 0,8 e 1,2 kilopascais, aumentando a transpiração e, portanto, a absorção de nutrientes e a velocidade de assimilação dos mesmos. Manteremos esses níveis até ao início da fase de floração.

Na fase de engorde, quando as flores estão a formar-se e correm o risco de serem atacadas por fungos devido à humidade, aumentar o VPD é fundamental para acelerar o ritmo de transpiração e beneficiar a nossa colheita final.

Click to rate this post!
[Total: 4 Average: 4.8]

Erik Collado

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Flecha arriba