Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Diferenças entre marijuana macho e fêmea

As plantas de marijuana evoluíram muito graças à espécie humana, que juntou espécies diferentes do pontos mais distantes do planeta. Cada variedade tem características como a sua própria estrutura, tipos de botões, sabor ou efeitos. Quando se junta um macho com uma fêmea de espécies diferentes, o resultado (hibridação) adquire propriedades de ambas as espécies, pelo que originará plantas com características diferentes

Diferenças entre cannabis macho e fêmea

Graças ao aparecimento das sementes feminizadas, que garantem um 99% de possibilidade de que a planta saia fêmea. Não obstante, isto não sucede com as regulares, nas quais teremos que saber diferenciá-las, já que apenas as fêmeas geram botões. Por outro lado, esse papel das plantas macho é polinizar as fêmeas para obter sementes, pelo que é interessante mantê-los longe das fêmeas para evitar que arruíne a colheita.

Graças ao aparecimento das sementes feminizadas, que garantem um 99% de possibilidade de que a planta saia fêmea. Não obstante, isto não sucede com as regulares, nas quais teremos que saber diferenciá-las, já que apenas as fêmeas geram botões. Por outro lado, esse papel das plantas macho é polinizar as fêmeas para obter sementes, pelo que é interessante mantê-los longe das fêmeas para evitar que arruíne a colheita.

Como distinguir entre planta marijuana macho e fêmea?

Marijuana macho e fêmea

Distinguir uma planta de marijuana macho e uma fêmea pode ser complicado. Por isso, é muito importante aprender como diferenciar entre umas e outras:

Planta marijuana macho

Os machos soltam o pólen necessário para que a planta se reproduza, no qual juntando-se com os órgãos femininos originam as sementes. Pelo que, se pretende obter produção de botões, deverá separar os seus machos da área de cultivo onde se encontram as fêmeas. 

Não se poderá reconhecer o sexo até que começa a etapa de floração, já que este será o momento quando a planta alcança a sua maturidade sexual. Neste período de mais de 3 semanas, as plantas de marijuana macho, desenvolvem umas pequenas bolsas, que funcionam como saco de pólen. Têm como uns pequenos pelos (pistilos) e uns sacos pequenos que no seu interior contêm o pólen. 

Marijuana macho

Se quer evitar que estas polinizam as fêmeas, recomenda-se que transplante para outro lugar de cultivo ou retire apenas o vaso, o quanto antes que se identifique o seu sexo. Para identificá-las deverá ter em conta a forma de “bananas” que desta crescerão, sem os pelitos (pistilos).

Planta marijuana fêmea

Em contrapartida, as plantas fêmea são as mais procuradas pelos produtores de cannabis que pretendem o cultivo de botões, já que estes têm uma maior concentração de THC e normalmente menos sementes. 

No caso de que uma planta macho e fêmea estejam na mesma área de cultivo, com apenas um grão de pólen poderia originar uma planta repleta cheia de sementes

Marijuana fêmea

Para que possa saber diferenciar as plantas fêmea, o mais fácil será observar as suas flores. Que se trata de uma flor mais aberta com pequenos pelos inicialmente, os quais serão os seus órgãos reprodutivos, os chamados pistilos. Sendo que serão os primeiros a crescer, sendo estes finos e largos, ao contrário do fruto do macho que é o mais redondo e pequeno. 

Planta marijuana hermafrodita

As plantas hermafroditas são um tipo de plantas que contêm flores de marijuana macho e fêmea e daí poderem polinizar o resto de plantas. Sendo este fenómeno pode surgir de forma natural tanto nas plantas macho ou fêmea, sobretudo devido a qualquer a certos tipos de stress. Em paralelo, existem genéticas como as “Thai” que têm mais tendência a tornarem-se hermafroditas, do que na generalidade das espécies. 

Há imensos fatores que podem causar o stress das plantas e daí o hermafroditismo. Fatores este como: 

  • Introdução de luz durante período noturno (de obscuridade).
  • O excesso e/ou falta de rega.
  • Excesso de fertilizantes.
  • Infestação de pragas, fungos ou qualquer tipo de doença.
  • Regar as plantas com água demasiado frio. 
  • Realizar transplantes ou podas efetuados indevidamente ou fora de época. 
Marijuana hermafrodita

Este tipo de planta não é de todo, o mais pretendido para o cultivo de flores, pois estas geram uma vasta produção de sementes. Caso pretenda obter botões, isto é, as flores femininas que apresentam uma maior qualidade organoléptica, deverás retirar as plantas hermafroditas do mesmo espaço de cultivo o mais rápido possível. Por norma geral, é bastante fácil de identificar entre plantas macho e fêmea. 

Plantar sementes de marijuana feminizadas ou regulares tem sempre as suas vantagens e desvantagens. Sendo que as sementes feminizadas proporcionam uma maior probabilidade de serem produtivas e daí serem mais produtivas, sendo que em grande parte garantem uma percentagem de feminismo de cerca de 99%. 

No entanto, há que considerar que as sementes feminizadas foram modificadas, pelo que não se trata de um processo natural, pelo que poderão interferir ligeiramente na qualidade final. Porém, existem muitos cultivadores que optam cada vez mais pelas sementes de cannabis feminizadas, pela sua fiabilidade de produção, que asseguram que estas saiam fêmeas. A produção de plantas macho e fêmea varia consoante as necessidades ou preferências de cultivo de cada um. 

Click to rate this post!
[Total: 8 Average: 4.3]

Erik Collado

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Flecha arriba