Ao cultivar plantas de marijuana podem surgir diversos problemas, sobretudo entre cannabicultores iniciantes com menos experiência. Um dos mais comuns é aplicar um excesso de água nas plantas de marijuana, causando um apodrecimento das raízes. Solucioná-lo a tempo é vital para não causar um grande prejuízo nas plantas.
Embora regar as plantas de cannabis seja um gesto simples, é importante fazê-lo com cuidado para garantir que seja feito corretamente. Para ajudar todas as pessoas que tiveram ou têm um problema desse tipo, explicaremos como recuperar uma planta de cannabis com excesso de água.
Consequências do excesso de rega na cannabis
O excesso de água quando as plantas começam a crescer pode ser um problema significativo. Como resultado, a parte inferior do vaso fica encharcada e as raízes começam a apodrecer nessa área. Na verdade, as plantas menores costumam ficar anãs, pois o seu crescimento é interrompido após passarem por essa situação e, consequentemente, a produção final é reduzida.
As raízes da planta de cannabis são fundamentais: elas ancoram a planta ao solo, absorvem os nutrientes essenciais necessários em cada fase, absorvem oxigénio, entre outras funções de importância elevada. Portanto, o excesso de água na cannabis deixará as plantas desnutridas, sendo que obstruirá as raízes, tornando a sua sobrevivência muito mais difícil.
Quando isso acontece num cultivo indoor com várias plantas é mais difícil para a planta afetada recuperar-se, pois, mesmo que se recupere, as outras plantas continuarão a bloquear-lhe a luz.
Sintomas do excesso de rega
Para detectar precocemente o excesso de água na cannabis e poder recuperar a planta, é importante observá-la diariamente. Os principais sintomas deste problema são:
- A planta murcha logo após a rega devido à obstrução das raízes.
- As folhas descoloram, adquirindo um tom amarelado.
Estes sintomas aparecem quando a rega das plantas tem sido excessiva várias vezes seguidas, o que pode causar problemas graves, desde a redução drástica da colheita (caso seja recuperada), desenvolvimento tardio ou até mesmo a perda da planta.
Para evitar isso, é importante aprender a regar corretamente as plantas de cannabis desde o momento da germinação.
Como regar as plantas de cannabis corretamente
Em geral, comece com uma rega diária de apenas um copo de água. Conforme a planta cresce e demanda mais água, a quantidade de água pode ser aumentada. Isso ajudará a desenvolver raízes mais longas naturalmente, resultando em plantas maiores com maior capacidade de absorção de água e nutrientes.
Para saber quando as plantas precisam de mais água, basta observar o solo. Assim que estiver seco, é hora de regar novamente. Se o solo começar a secar muito rapidamente, pode-se aumentar a quantidade de água de irrigação. O substrato deve levar de 1 a 3 dias para secar, sem encharcar o vaso, para evitar o excesso de água nas plantas de cannabis.
Como recuperar uma planta de cannabis com excesso de água
Existem vários métodos que podem ajudar as plantas de cannabis a se recuperarem de um excesso de água. Aqui estão os mais eficazes:
Enzimas
O excesso de água não é preocupante quando as plantas já atingiram um tamanho considerável, sempre e quando seja um caso isolado. Na situação de excesso de água, o primeiro passo é aguardar alguns dias até que o substrato esteja completamente seco.
A parte inferior do vaso encharcado é um sinal de deterioração do sistema de raízes. Portanto, no próximo ciclo de rega, deve começar a usar enzimas para promover o desenvolvimento de um novo e saudável sistema radicular.
As enzimas são moléculas catalisadoras que aceleram certos processos químicos. Neste caso, são usadas para desfazer as raízes deterioradas mais rapidamente. Estas convertem as raízes podres da cannabis devido ao excesso de água em açúcares, que são absorvidos pelas mesmas enzimas para criar espaço para as novas raízes.
Substratos
Uma das escolhas mais importantes do cultivo é o substrato, sendo que será o lar das plantas durante todo o seu ciclo vital. É extensa a variedade entre a que teremos que escolher, na qual dependerá de vários fatores e cada tipo requererá um tipo de rega.
Desde GB recomendamos utilizar substratos que ajudem a drenar a água, com o objetivo de facilitar a absorção de nutrientes das plantas. Para isso, é importante que contenha uma percentagem de perlite, um composto que enriquece o solo e ajuda a drenagem da água.
Além do mais, é aconselhável que inclua uma combinação de turfas e musgos naturais para conseguir uma correta absorção do excesso de água na marijuana, ao mesmo tempo que fornece nutrientes necessários para o seu crescimento.
Uma correção a tempo favorecerá uma colheita abundante sem uma perda de produção, apesar de que a planta poderá paralisar o seu crescimento um par de dias. No caso de que ocorra recorrentemente, se notará no peso final. As raízes poderiam não terminar de regenerar-se, dando lugar a fungos.
Depois de modificar o substrato, as regas e a adubagem devem voltar à normalidade.
Por outro lado, utilizar enzimas durante todo o cultivo manterá muito mais saudáveis as raízes e será mais difícil que apodreçam. Adicionar a quantidade de água ajustada e ir observando como atua a planta enquanto vai deitando a água, isto ajudará a utilizar a quantidade justa.
Como evitar o excesso de água com uma irrigação diferente
A capacidade de absorção da planta pode variar por muitos motivos: a humidade do ambiente, a temperatura, o tempo entre cada rega, etc. Uma planta que há uma semana bebeu um litro de água, esta semana poderá precisar apenas de meio litro, pelo que estaria a exceder a água que a marijuana necessita se regasse com a mesma quantidade.
Por isso, a forma mais correta de regar é aplicar a água em porções, observando como a absorve pouco a pouco, até que comece a cair pelos buracos do vaso. Toda a água que venha depois já irá sobrar.
Sabendo que esta não é uma ciência exata, é importante prestar especial atenção ao processo, lembrando sempre que o excesso de água na marijuana pode travar o seu crescimento e, como consequência, diminuir a sua produção. Deverá fazê-lo sempre sem pressa e sendo cuidadoso.