Atenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios à Península Ibérica grátis desde 30€
9/10 Valoração
Envio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Amanita Muscaria: O que é e quais os seus efeitos? 

A Amanita Muscaria, mais conhecida como agário-das-moscas ou mata-moscas, é um cogumelo alucinógeno muito pitoresco e com aparência semelhante ao típico cogumelo representado na nossa sociedade nos jogos do Super Mario, nos emojis e no filme Alice no País das Maravilhas, entre outros.

A mata-moscas recebe este nome porque durante a Idade Média era utilizada como inseticida; cortavam este cogumelo em lâminas e colocavam-nas em leite açucarado para atrair as moscas e matá-las.

Onde se Pode Encontrar a Amanita Muscaria?

O cogumelo Amanita Muscaria cresce principalmente no hemisfério norte, ou seja, na Europa continental e principalmente no norte da Europa. No entanto, também foi detectada a sua presença no Brasil, África do Sul, Ásia Central e América do Norte. Resumidamente, está presente um pouco por todo o planeta.

Entre as suas preferências incluem solos ácidos em altitudes baixas e altas, assim como as estações de verão e outono, ou seja, de julho a outubro, inclusive novembro. Os locais mais propícios para encontrar este tipo de cogumelo são florestas de coníferas (pinheiros, abetos…), de faia ou de bétulas, mais especificamente aos pés das árvores, porque é uma variedade micorrízica.

Amanita Mata-moscas

Descrição da Amanita Matamoscas

Esta espécie vive em simbiose com as árvores: no caso dos cogumelos, essa união entre dois seres vivos é chamada de micorriza, na qual ambos beneficiam. A Amanita Muscaria fornece nutrientes e água para a árvore (nitrogénio, fósforo…) e esta fornece frutose ao cogumelo.

Como mencionado anteriormente, em termos de aparência, esta espécie assemelha-se ao protótipo de cogumelo com o caule branco e o chapéu vermelho com pontos brancos. O seu diâmetro geralmente difere entre os 10 e 20 cm, com uma altura de 20 a 30 cm.

Efeitos da Amanita Mata-moscas

Inicialmente, os efeitos são energizantes e estimulantes, para depois dar lugar a uma sensação de relaxamento e terminar com alucinações. Existem vários mitos sobre este cogumelo, como por exemplo que é mortal, mas isso não é verdade. Em caso de ingestão, os riscos de morte são mínimos; provavelmente arrepender-se-á devido à gastroenterite que provoca, mas cuidado, pois se se exceder nas doses, pode acabar em coma.

A Amanita Muscaria pode causar a síndrome panterínica, associada a este tipo de cogumelos. Aparece entre 30 minutos e 2 horas após o consumo cru. Os sintomas incluem efeitos sedativos e depressores, náuseas, vómitos e, em alguns casos, convulsões, tudo isso combinado com alucinações, um cocktail explosivo!

Os responsáveis são os líquidos presentes no cogumelo, e surpreendentemente não são a psilocina nem a psilocibina. Neste caso, são elementos tóxicos chamados ácido iboténico, muscimol de muscarina, mescalina e outros alcalóides, presentes em quantidades diferentes dependendo de onde cresceram.

No entanto, há muitos cogumelos alucinógenos comestíveis com psilocibina que podem ser encontrados na natureza, cada um com diferentes efeitos. O mesmo acontece com os nossos kits de cogumelos da nossa Smartshop.

O que é: Amanita Muscaria

Uso e Consumo da Amanita Muscaria

Apesar dos efeitos secundários bastante desagradáveis, os cogumelos sempre foram usados, e de fato ainda são usados, em rituais xamânicos, muitas vezes extremos. Exemplos claros são as cerimónias realizadas na Índia, Irão e Sibéria. Por outro lado, os hindus utilizavam-nos para orar ao deus Soma e também eram protagonistas em rituais meridianos, papos e celtas.

A única maneira de evitar esses efeitos indesejados é não ingerir o cogumelo cru, é melhor cozinhá-lo ou secá-lo antes e não comer o caule. Outra alternativa é preparar infusões, óleos ou fumá-lo. Gostaríamos de enfatizar que é importante não consumir cogumelos que não tenham sido colhidos por profissionais, pois muitas variedades são semelhantes e algumas delas são mortais.

Mitos e lendas

A agário-das-moscas (Amanita Muscaria) deu origem a vários mitos em contos, tornando-se o lar de fadas ou gnomos. Na verdade, existe uma lenda que até atribui parte do folclore do Natal atual à mesma. Diz-se até que as cores do Papai Natal são devido ao vermelho e branco da Amanita Muscaria, o seu traje de colecionador, que as renas comem esses cogumelos e que o trenó voador seria uma alucinação, etc. Enfim, preferimos deixar que tirem as suas próprias conclusões a respeito e que se divirtam no processo de imaginação.

Click to rate this post!
[Total: 4 Average: 4.8]

Erik Collado

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Flecha arriba