Regar é uma das ações mais importantes para o cultivo de marijuana e também uma das que mais dúvidas gera. Realizar este processo tem uma importância vital para um correto desenvolvimento vegetativo da mesma. Por isso, é necessário saber como realizá-lo de forma correta, para conseguir produções de excelente qualidade. Em seguida, encontra-se toda a informação necessária para saber como regar plantas marijuana de maneira eficaz.
Porquê é importante saber como regar as plantas de marijuana?
A água é o principal componente das plantas de cannabis, que contam com uma percentagem de 90% deste líquido. Para isso, transportam a água através do sistema circulatório da planta, ajudando na fotossíntese. Desta forma, podem-se repartir os nutrientes pelo metabolismo.
Assim mesmo, a rega permite os seguintes processos na planta com o seu habitat, como por exemplo:
- Fornece oxigénio ao substrato e às raízes
- Humedece o substrato
- Mantém o pH do substrato
Factores a ter em conta na hora de regar
Alguns dos fatores que podem afetar a qualidade da rega são os seguintes:
- Realizar regas de forma controlada: já que necessita de pequenos ciclos de humidade e seca para obter um correto arejamento. Tudo isto é necessário para um melhor desenvolvimento das raízes, melhorando o metabolismo da planta.
- Usar água de qualidade: como água osmotizada ou destilada. No caso de não tê-la, pode-se utilizar água mineral.
- Comprovar com regularidade o pH e a EC: conhecer a concentração de sal que contém a água, a qual determinará o estado da planta.
- Regar devagar e distribuir a água corretamente: permitindo que o susbtrato absorva e a água se disperse.
Como regar as plantas e marijuana passo a passo
As plantas de marijuana devem ser bem regadas mas com moderação e adaptando sempre ao tamanho e fase da planta, porque uma planta que acaba de germinar não vai consumir a mesma quantidade de água, do que uma que tem um mês ou mais de vida. Quanto maiores são, mais água necessitam. Alguns dos passos a seguir:
Comprovação
O primeiro passo que devemos fazer antes de regar é comprovar que não ficou água da rega anterior. Se ainda tem humidade, não será necessário deitar mais. Para isto basta introduzir um dedo uns centímetros no substrato, para verificar em que estado se encontra.
No caso de contar com muitas plantas é aconselhável escolher a planta mais pequena, já que será a que menos água terá absorvido e poderá servir de referência. Para drenar a água corretamente é necessário utilizar perlite no fundo dos vasos.
O primeiro passo é germinar as sementes de marijuana (sejam elas sementes feminizadas, regulares ou automáticas). A partir daí, terá que começar a seguir os seguintes passos depois da germinação das sementes de marijuana.
Transplante
Quando efetue um transplante, terá que encher os vasos previamente com substrato e regá-las. Depois, não necessita voltar a regar até que a plântula tenha saído da terra e apenas quando o vaso já não pese.
Uma vez que a planta tenha acabado de erguer-se, deve passá-la a um vaso de 3L ou semelhante. No caso das plantas autoflorescentes aconselha-se passar ao vaso definitivo. Transplanta-se e rega-se com meio litro de água mais ou menos e mediante cada substrato utilizado. Deverá levantar o vaso todos os dias até que não pese quase nada, isto quererá dizer que já estará seco quase na sua totalidade. Deve-se começar a regar com um copo de água por vaso e comprovar cada 3 dias.
Além de uma irrigação correta, ter um substrato de qualidade é fundamental para um bom desenvolvimento das plantas:
[ppgbo products=”5090,6046,7175″ language=”pt”]
Aumento de qualidade
Quando um copo começar a ser insuficiente, passaremos a regar com dois. Se vemos que se acumula água, há que deixar de regar até que tenha absorvido.
Deve-se ter em conta a necessidade ou frequência de rega que necessita cada planta e cada cultivo. Não obstante, poderá verificar certos sintomas como um apodrecimento ou decadência das folhas.
Como calcular a quantidade de água necessária para o cultivo
Para saber quanta água deverá proporcionar, terá que ter em conta o tamanho da planta. Ao aumentar o sistema radicular será necessário aumentar a dose para que não lhe falte.
De igual maneira, deve-se ter em conta certas condições meio-ambientais. O ideal é conseguir um clima estável que facilite a rega. Deverá conhecer a temperatura e o grau de humidade da zona de cultivo para fornecer a quantidade de rega necessária.
Se tivermos em conta todos estes fatores e truques sobre como regar as plantas de marijuana, poderá fornecer a água na quantidade e no momento indicado para desenvolver um cultivo de excelente qualidade.