Atenção GBAtenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios GBEnvios à Península Ibérica grátis desde 30€
Valoração GB9/10 Valoração
discreto GBEnvio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Tratamento da Botrytis passo a passo

O cultivo de cannabis é um processo longo e dedicado, envolvendo investimento de tempo e esforço durante meses para conseguir a recompensa na forma de brotos. No entanto, há momentos em que um patógeno externo aparece nas plantas e arruína a colheita. Por isso, é necessário saber identificar, prevenir e seguir um tratamento diante da presença de fungos como a Botrytis, provavelmente o maior pesadelo para qualquer cultivador de cannabis.

A Botrytis cinerea é um dos fungos mais prejudiciais que podem atacar a cannabis. Também é chamado de mofo cinzento devido à sua manifestação na forma de um algodão esbranquiçado, que se torna acinzentado e acastanhado com o tempo. Além disso, é difícil de detectar, tornando-se visível semanas após chegar ao cultivo e podendo arruinar toda a colheita.

Apesar de poder atacar em qualquer fase do cultivo, na maioria das vezes ocorre na etapa de floração, quando os brotos já estão formados. Isso acontece porque a Botrytis é um fungo que se desenvolve em áreas com alta humidade, penetrando nas flores de cannabis, espalhando-se rapidamente.

Tratamento da Botrytis

Como Evitar a Botrytis?

Devido ao fato de a Botrytis geralmente ser detectada tarde, a melhor opção é preveni-la. Para isso, é necessário entender as situações em que a Botrytis é mais comum. Além disso, a verificação periódica das plantas de cannabis ajuda a detectar o problema a tempo, antes que se espalhe por toda a colheita. Para identificar esse fungo, procure manchas acastanhadas, irregularidades no tronco, folhas pequenas nos botões formados que secam e morrem repentinamente, folhas desidratadas ou flores com camadas algodonosas acinzentadas.

A humidade elevada é o principal atrativo para a chegada desse fungo. Em ambientes externos, a Botrytis aparece em áreas chuvosas, climas húmidos ou onde não há correntes de ar. Portanto, é crucial considerar onde cultivamos para agir adequadamente. A seleção de sementes também é crucial para cultivar plantas que melhor resistem às condições da região ou que tenham defesas robustas contra esses patógenos.

Em cultivos de exterior, a fase mais suscetível à infecção pelo fungo Botrytis em cultivos externos é geralmente nos últimos 15-20 dias antes da colheita, quando as plantas costumam ter botões bem formados e compactos. As flores, quase maduras, geralmente têm pouca renovação de ar no seu interior, portanto, se forem molhadas pela chuva, é necessário observar de perto o estado delas. Normalmente, perder de 5 a 10% da colheita exterior devido a esse fungo é considerado normal, pois ele está muito presente na natureza. Lembre-se de que é melhor detectar e eliminar qualquer parte afetada antes da fase de secagem e cura, pois as partes afetadas podem se espalhar muito rapidamente nos dias seguintes.

Por outro lado, o cultivo interior, é recomendável deixar espaço entre as plantas, evitar que as folhas fiquem juntas umas às outras e manter um controle adequado de humidade e temperatura. Além disso, a presença de ventiladores ou ar condicionado ajudam na prevenção desse fungo.

Finalmente, a Botrytis também pode aparecer durante a secagem, sendo fundamental não colocar os botões muito próximos uns dos outros para facilitar a circulação do ar. Também é comum durante a cura, se não garantirmos que as flores estejam secas ao colocá-las nos recipientes escolhidos.

As Podas

Tipos de podas para evitar botrytis

Um dos truques recomendados para evitar ao máximo a chegada de qualquer fungo é realizar uma poda apical. Com isto, o broto central (que é o mais procurado pela Botrytis) é dividido em vários menores, contendo menos humidade, estando assim mais arejados.

Além disso, também é favorável aplicar a poda “lollipop“. Os ramos baixos da planta de cannabis geralmente absorvem mais humidade, pois não recebem tanto sol e ar quanto os superiores. Portanto, podando-os, matamos dois coelhos com uma cajadada: reduzimos a humidade em nossas plantas e maximizamos a produção na parte superior.

Utilizar Fungicidas como Preventivos

Os cultivadores experientes afirmam que, como diz o ditado popular, é melhor prevenir do que remediar. Portanto, a aplicação de fungicidas preventivos desde a fase de crescimento da planta será uma grande ajuda para evitar a chegada de patógenos que possam destruir a colheita.

Uma ótima opção é o Fungi Boom, um produto completamente natural feito à base de cavalinha, silício e equisetina, compostos altamente tóxicos para os fungos que evitam a sua manifestação. Além disso, pode ser usado tanto como preventivo quanto como curativo.

Utilizar Fungicidas como Preventivos (Fungi Boom)

Por outro lado, também pode utilizar tratamentos caseiros mais económicos para evitar a Botrytis, como óleo de Neem, leite (desnatado + água) ou um fungicida de alho (misturado com água fervente).

Tratamento contra a Botrytis

Na maioria das situações, uma vez descoberta a Botrytis, geralmente é tarde demais para agir. Caso seja detectado a tempo, considerando que geralmente ocorre na fase de floração, a única solução é cortar o ramo 5 ou 10 centímetros abaixo do broto afetado. Este processo deve ser realizado com cuidado, pois um movimento brusco nos cálices pode transportar as esporas para o restante do cultivo. De fato, é recomendável cobrir a área infectada com um saco de lixo para evitar a disseminação dessas células.

A partir desse momento, é necessário ter um controlo rigoroso da humidade nos processos de secagem e cura, pois pode haver esporos inativos nos brotos saudáveis e, se as condições se tornarem propícias novamente, a Botrytis pode se desenvolver novamente.

Os brotos infectados podem ser consumidos?

Flor de cannabis infetada com bortytis

É comum que, após meses de dedicação, a Botrytis infecte o cultivo sobretudo na sua fase final. Isso leva a que muitas pessoas, se perguntem se é seguro consumir as flores afetadas ou não. A resposta é clara: não. A introdução das esporas dos fungos nos nossos pulmões pode causar graves problemas de saúde, como pneumonia ou aspergilose.

Por vezes poderás ler informações online erradas como, se secar os brotos ao sol, a Botrytis desaparecerá. Outras pessoas afirmam que essas flores podem ser usadas para extrações. Todas estas informações não poderiam estar mais longe da verdade. Se a Botrytis infectou os seus brotos, desfaça-se deles imediatamente. Esta experiência irá ajudá-lo a ser mais cuidadoso e preventivo nas próximas vezes, mas nunca se deve brincar com a própria saúde.

Click to rate this post!
[Total: 9 Average: 4.4]

Erik Collado Vidal

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Flecha arriba