É frequente ter queimaduras nas folhas de marijuana e isto pode suceder por diversas causas. Qualquer tipo de stress que exista pode levar a ditas queimaduras. Para isso, pode-se ter um controlo sobre a evolução e desenvolvimento do cultivo. Com a tentativa de identificar o problema e arranjar a solução o mais rápido possível, já que não se pode perder o controlo do cultivo. Por isso, no decorrer deste artigo contaremos-te tudo sobre as folhas queimadas na marijuana.
Tipos de queimaduras nas folhas de marijuana
Entre as diferentes causas de folhas queimadas na marijuana são as seguintes:
Queimaduras causadas pela luz
Um dos casos mais comuns de queimaduras que ocorrem no cultivo de sementes de cannabis é causado pela altura da luz, quando esta está demasiado próxima. Por esse motivo, é importante conhecer a altura adequada para luzes no cultivo de interior, dependendo sempre do fabricante e da potência, para garantir a temperatura adequada. Os sintomas que indicam queimaduras causadas pela luz incluem:
- Quando há um excesso de luz, podem ocorrer descolorações amarelas tanto na folha central quanto nas áreas mais próximas, pois são as partes mais próximas da luz.
- A planta fica sem energia e as folhas ficam caídas.
- Os buds adquirem uma coloração amarelada, com os pelos tingidos de castanho.
- Desprendem um odor intenso, impregnando o ambiente devido à perda de terpenos.
No caso de a temperatura não estar muito alta para que as plantas se queimem, é importante considerar a potência da iluminação usada, que pode ser muito alta para que a planta absorva tudo naturalmente sem causar queimaduras. Se isso acontecer, será necessário aumentar a distância das luzes para o dobro do que estava originalmente.
Em cultivos de interior as luminárias LED oferecem diversas vantagens nomeadamente a reduzida produção de calor, um consumo energético reduzido, um amplo espetro visível e ainda uma longa durabilidade. Estes são apenas alguns exemplos de lâmpadas LED:
[ppgbo products=”6885,5693,7144″ language=”pt”]
No exterior, isso geralmente não ocorre, a menos que a planta não esteja adequadamente hidratada.
Folhas queimadas devido ao excesso de água e nutrientes
Outras queimaduras nas plantas de marijuana podem ocorrer devido ao excesso de água ou nutrientes.
No caso de excesso de nutrientes, começarão a aparecer queimaduras nas pontas das folhas, que ficarão amarelas. Para evitá-lo, é aconselhável usar medidores de pH e EC e trabalhar com água de qualidade. Assim se conseguirá equilibrar mais facilmente o pH entre 5,5 e 6,5 e a manter a EC abaixo de 0,6. Se necessário, pode adicionar um complexo enzimático à água para eliminar raízes mortas do meio de cultivo.
No caso de queimaduras causadas pelo excesso de água, é mais difícil identificar, poderá notar sinais de queimadura nas folhas e será sinal que o regime de fertilização estará a ser suave. Se o substrato não perder humidade por vários dias, essa pode ser a causa. Lembre-se de que o sistema radicular poderá estar apodrecendo devido ao excesso de água, aumentando o risco de fungos prejudiciais ou pragas.
Para evitar este problema, é importante controlar a quantidade de água aplicada em cada estado da planta. O ideal é manter o substrato húmido no máximo de 1 a 3 dias, regando novamente quando a metade do peso do vaso foi perdido desde a última rega.
Por pulverização
Muitas vezes deve-se pulverizar as plantas com adubos ou com preventivos anti-fungos e inseticidas. Quando pulverizar terá que ter cuidado com a luz, sendo que poderá causar queimaduras graves nas tuas plantas.
Para poder pulverizá-las deverá estar seguro que num par de horas as plantas não irão receber luz excessiva, nem do sol nem de focos. Se o fazemos no exterior devemos fazê-lo na primeira hora da manhã ou à última hora da tarde.
Quando efetuado em cultivos de interior, deverá fazê-lo antes de que se apaguem as luzes, para que as partes pulverizadas se sequem e não fiquem gotas na superfície.
Folhas queimadas pelo vento
A mais desconhecida das queimaduras é a que é produzida pelo ventilador nas plantas. Uma corrente de ar direta nas plantas pode produzir queimaduras nas folhas de marijuana.
Mesmo que seja oscilante, quando o ventilador passa mexe em excesso a planta, a folha seca mais rápido do que se hidrata, então acabará secando a folha e esta acabará por cair. Estas queimaduras costumam dar-se na zona mais alta da planta e a que esteja mais próxima será a que mais sofre. Para identificá-lo terá que observar a curvatura das plantas que estejam direcionadas para baixo e as bordas que estejam queimadas.