Uma das dúvidas e perguntas que fazem muitos dos cultivadores antes de começar o seu cultivo de cannabis está relacionado a quantas plantas se deve utilizar por foco de luz. A resposta irá variar consoante o tipo de planta escolhido, o espaço de cultivo utilizado, a potência da luz, entre outros fatores. Através deste post iremos explicar-te tudo o que necessitas saber sobre este tema.
Fatores a considerar ao escolher o número de plantas por foco
Para que decida corretamente o número de plantas por cada foco de luz, é importante ter em consideração vários fatores:
- Se estão a ser cultivadas a partir de sementes ou clones.
- Dependerá se são plantas autoflorescentes ou de temporada.
- Ter em mente se a planta concentra a sua produção no eixo central ou nos ramos.
Portanto, o tipo de planta ou cultivo, irá ajudá-lo a saber quantas plantas devem ser colocadas por focos. Isso ajudará a evitar um excesso de plantas, o que pode afetar bastante o cultivo.
É importante notar que, por norma geral, seja qual for o tipo de iluminação para cannabis escolhida, o espaço que esta ocupará praticamente o mesmo espaço utilizado pelo número de plantas que optar. Assim, as plantas adaptam-se ao espaço e à potência da luz.
Portanto, pode colocar as mesmas plantas numa luminária de 250W ou numa de 600W. A diferença está no fato de que com a de 600W poderá atingir uma produção de aproximadamente 400-500 g, e com a de 250W, uma produção mais baixa, possivelmente à volta das 150-200 g.
[ppgbo products=”6885,5693,7144″ language=”pt”]
Quantas plantas por foco se podem plantar?
Quando se pretende saber a quantidade de plantas a serem colocadas por cada foco para aproveitar ao máximo o cultivo, é importante considerar o tipo de semente ou se serão clones. Aqui terás toda a informação mais relevante:
Quantidade de clones por luminária
As vantagens do uso de clones é que estes têm as mesmas características das plantas obtidas e não precisam de um tempo de crescimento tão longo. Portanto, poderão entrar na fase de floração mais rapidamente.
O melhor a fazer para obter o máximo de peso com clones por metro quadrado é colocar todas as que couberem em vasos de 3L para que floresçam desde o princípio. Podem-se colocar de 16 exemplares por metro quadrado até 36 com um máximo de 7 dias de crescimento. Desta forma, iremos estar perto da quantidade máxima de colheita que se pode alcançar com uma luminária de 600W.
No entanto, se quiser colocar 9 plantas, obterá menos peso, pois os brotos serão mais finos. Para obter os melhores resultados, pode criar um sistema SOG ou SCROG, o que aumentará a produção. Poderá conseguir todo o material necessário em Growbarato.net a tua grow shop online.
Número de sementes feminizadas por luminária
Quando se cultiva a partir de sementes feminizadas de marijuana, é importante alcançar o desenvolvimento da genética em questão. Portanto, é interessante conhecer a estrutura da planta, se ela concentra a sua produção num grande broto central ou se gera muitos ramos laterais, para determinar o número de plantas a serem colocadas. Por exemplo:
- Variedades como a Critical ou Cream Caramel têm um desenvolvimento centrado na parte central. Portanto, você pode cultivar de 12 a 16 exemplares por metro quadrado, dando um máximo de 20 dias de crescimento desde a germinação.
- Por outro lado, variedades como a Northern Lights destacam-se pelo seu amplo desenvolvimento, portanto, será necessário ter no máximo 12 plantas ou reduzindo a quantidade para 9, 6 ou 4 exemplares, distribuindo uma grande quantidade de brotos de grande tamanho por toda a planta.
Conhecendo as características de cada genética, pode-se orientar o método de cultivo e o número de plantas a serem usadas. Ou seja, se elas serão altas, podemos usar menos plantas e terá espaço suficiente, enquanto se forem largas, precisarão de mais espaço.
Quantidade das sementes autoflorescentes por foco
O cultivo de variedades autoflorescentes no interior, serão uma boa opção, porque assim estará seguro que irá dispor do melhor clima possível e estas sairão o melhor que podem segundo se cultive.
Deve-se ter em conta que as variedades automáticas são bastante sensíveis às raízes, portanto, devem ser regadas com moderação. O desenvolvimento delas é amplamente influenciado pela predominância de sua genética.
- Nesse sentido, ao trabalhar com estirpes automáticas, o desenvolvimento pode ser mais vertical ou horizontal, embora não seja totalmente preciso. Qualquer tipo de estresse que a planta sofra pode interromper seu crescimento ou torná-la incapaz de obter boas colheitas no futuro. Para obter um desenvolvimento ideal, a genética deve ser considerada:
- Se for uma planta automática derivada da Northern Lights, será suficiente plantar de 4 a 6 exemplares por metro quadrado, aproveitando assim todo o seu potencial.
Se for utilizada uma variedade Auto de Critical, então podem ser plantadas entre 12 e 16 plantas por metro quadrado, pois o seu desenvolvimento e produção são dominados por um único olho central.
Os resultados obtidos dependem da experiência de cada pessoa, portanto, se nunca cultivou plantas automáticas, é aconselhável plantar algumas a mais. Esse tipo de variedade permite obter colheitas mais rápidas. Existem aquelas com 2 meses de período de floração e outras com 3 meses. Essa diferença de tempo é importante para determinar quantas plantas devem ser colocadas por lâmpada:
- No caso das de 2 meses, pode obter até 40 gramas de produto seco, preenchendo um espaço de um metro quadrado. Com elas, pode encher um espaço de um metro quadrado e colher 400 gramas por foco.
- As de 3 meses tornam-se maiores, reduzindo o número de plantas a serem colocadas para 4.
Agora que já sabe quantas plantas são necessárias por foco, só falta colocar isso em prática. Se cultivar com essas quantidades, será suficiente para preencher todo o espaço e obter uma excelente produção de flores com bom peso e densidade.