Atenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios à Península Ibérica grátis desde 30€
9/10 Valoração
Envio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

O que é a mescalina e quais os seus efeitos?

Muitas substâncias psicoativas têm origem numa diversidade de plantas naturais, entre elas, existe um subgrupo de vegetais que contêm alcalóides, os quais atuam como alucinógenos naturais. Tal como é o caso da psilocibina, beladona, mandrágora ou da mescalina, a qual abordaremos mais detalhadamente no decorrer deste artigo. 

O que é a Mescalina?

A Mescalina é um alcalóide encontrado em plantas cactáceas, tal como o Cacto Peyote (Lophophora Williamsii) e o Cacto de São Pedro (Echinopsis Pachanoi). Trata-se de uma substância alucinógena (tecnicamente designada Psicodélica), a qual integra diversas práticas de cultos há mais de 5700 anos e, posteriormente, tornou-se famosa um pouco em todo o mundo, sobretudo nos anos 60 e 70 pela cultura Hippie. 

Original de plantas de cactos nativos do México, sudoeste dos Estados Unidos e América do Sul, a mescalina pode ser utilizada mediante infusão, em pó ou ao mastigar os seus botões, pequenas protuberâncias que se formam no cactus.   

Possíveis aplicações terapêuticas?

A sua estrutura química é semelhante à de outros neurotransmissores como a dopamina, a qual exibe também uma peculiar propriedade de atuar em recetores serotoninérgicos (5-hidroxitriptamina ou 5-HT). Sendo este um dos fatores que motiva investigadores a estudar o possível uso da Mescalina em certos distúrbios psiquiátricos, apresentando uma elevada esperança no tratamento da depressão, alcoolismo, PTSD (perturbação de stress pós-traumático), entre outros transtornos. 

Aplicações terapêuticas da mescalina

Apesar da pesquisa sobre o potencial psicoterapêutico da mescalina ainda ser limitada, estudos sugerem que esta substância pode ainda aumentar o fluxo sanguíneo e a atividade no córtex pré-frontal do cérebro, responsável pelo planeamento, resolução de problemas, regulação emocional e comportamentos. 

Efeitos da mescalina

A Mescalina fornece efeitos do tipo psicodélicos ou visuais. Apesar de ser cerca de 1000 a 3000 vezes menos alucinógena que o LSD (Dietilamida do Ácido Lisérgico) e 30 vezes menos potente que a Psilocibina, esta manifesta efeitos de forma mais duradoura cujo a sua duração oscila entre 3 e 12 horas.

E tal como os demais psicodélicos, a mescalina apresenta uma ampla diversidade de efeitos e distorções tanto fisicamente como nos processos mentais, tais como: 

  • Euforia, alegria ou inclusive ansiedade;
  • Alterações a nível visual e sonoro; 
  • Alteração na perceção e na compreensão do espaço-tempo;
  • Estado de concentração e introspecção profundos; 
  • Estimulação dos 5 sentidos; 
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Aumento do ritmo cardíaco e frequência respiratória; 

Possíveis efeitos colaterais

No entanto, após o seu uso, este alcalóide pode proporcionar alguns dos sintomas induzidos sobretudo pelos neurotransmissores adrenalina e noradrenalina, tais como:  

  1. Ansiedade
  2. Náuseas
  3. Tontura
  4. Taquicardia
  5. Boca seca
  6. Dilatação das pupilas 
  7. Aumento da temperatura corporal
  8. Compromete a coordenação motora
  9. Pode aumentar a pressão arterial
  10. Refluxo
  11. Aumento da pressão arterial 

Um maior risco associado ao uso da mescalina e em geral das substâncias psicodélicas, estão relacionadas com as predisposições genéticas ou psicológicas a desordens mentais como a esquizofrenia ou a psicose. Recomenda-se assim, investigar o histórico familiar e em caso de existência similar às descritas anteriormente, evitar a experiência.

Ao mesmo tempo, pessoas que estão em risco de problemas psicológicos como transtornos de humor ou esquizofrenia, podem desenvolver e potenciar tais condições após a ingestão de mescalina. Sendo assim, é muito importante ter em consideração estes fatores e agir sempre em conformidade e segurança.  

Possíveis efeitos mescalina

Quanto tempo pode permanecer a mescalina no organismo?

O intervalo de tempo exato no qual a mescalina pode permanecer no organismo humano é relativo, sendo que pode variar consoante determinados fatores como a massa corporal, o metabolismo do indivíduo, o nível de hidratação e a sua saúde em geral. 

Porém, sabe-se que a mescalina poderá ser detetada na urina por 2 a 3 dias e por até 90 dias através de testes de folículo piloso

Legalidade da mescalina em portugal

A mescalina, normalmente obtida através do Cacto Peyote ou do Cacto São Pedro, possui o alcalóide psilocibina, o qual apresenta uma estrutura semelhante à da serotonina, no entanto, ao transformar-se em psilocina (tal como em caso de ingestão, devido ao ácido gástrico) esta substância torna-se alucinógena.

Os alucinógenos podem ser divididos, estruturalmente, em duas classes: triptaminas e feniletilaminas (também chamadas de fenetilaminas). A mescalina forma parte do grupo das feniletilaminas. Dentro do grupo das triptaminas encontra-se por exemplo a psilocibina e a dimetiltriptamina.

Pelo que, em Portugal, a mescalina é considerada uma substância ilegal. A qual, de acordo com a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), encontra-se na TABELA II-A de substâncias ilícitas consideradas como estupefacientes ou substâncias psicotrópicas. 

Click to rate this post!
[Total: 6 Average: 4.7]

Erik Collado

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Flecha arriba