Atenção GBAtenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios GBEnvios à Península Ibérica grátis desde 30€
Valoração GB9/10 Valoração
discreto GBEnvio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Fentanil, o que é e quais são os seus efeitos? 

O fentanil é um opióide sintético utilizado como analgésico do qual se tem ouvido falar muito ultimamente, devido ao aumento do número de mortes por sobredose que causa cada ano. Este composto é conhecido pela sua alta potência. Apesar de ser um medicamento receitado, também se utiliza de forma ilegal e converteu-se num problema de saúde pública em todo o mundo. Para isso, deve-se ter em consideração o que é o fentanil e para o que serve.

O que é o fentanil?

O fentanil é um opióide sintético que se utiliza como analgésico para tratar a dor intensa em pacientes que tenham sido submetidos a cirurgia ou que padecem de doenças crónicas. É um medicamento altamente potente, a sua ação analgésica é entre 50 a 100 vezes mais forte do que a morfina, o que o converte um dos analgésicos mais potentes do mercado

Este composto foi desenvolvido há mais de 50 anos, como uma alternativa mais potente e segura que a morfina. Não obstante, em 1970 e 1980 começou-se a utilizar este analgésico de forma ilegal para fins recreativos. O fentanil pode-se encontrar em forma de sistemas transdérmicos, comprimidos, injeções, pó, entre outras formas. 

O que é o fentanil?

Como atua no organismo?

Enquanto à forma como interage com o corpo, o fentanil une-se aos recetores opióides no cérebro e na medula espinhal, o que ajuda a bloquear a transmissão de dor. 

Por outro lado, ditos receptores atuam em certas zonas do cérebro ativando o sistema de recompensas e afetando o comportamento humano, como o prazer, a memória e a aprendizagem.

Tudo isso, pode produzir uma sensação de euforia e sedação, o que o converte num medicamento altamente aditivo. Além do mais, pode levar à dependência e à adição. Além do mais, pode levar a cabo neuroadaptações que levam à dependência e à adição. 

Usos do fentanil na medicina 

O fentanil é um medicamento opióide utilizado na medicina para tratar da dor crónica e aguda em casos em que outros medicamentos não fazem efeito. No decorrer, descreveremos os principais usos médicos do fentanil

  • Apaziguar a dor causada pelo cancro: utiliza-se para tratar a dor irruptiva e aguda do cancro em pacientes maiores de 18 anos. Este tipo de desconforto produz-se de forma repentina e aguda, inclusive em pacientes que estão a ser tratados com analgésicos. 
  • Cirurgia: utiliza-se na anestesia para cirurgias breves e aliviar a dor pós operatório.
  • Dor crónica: esta substância usa-se para tratar a dor crónica em pacientes que não respondem a outros medicamentos analgésicos. Administra-se em forma de sistemas transdérmicos, comprimidos, pílulas para dissolver na boca ou injeção.

É importante ter em conta que o fentanilo é um medicamento muito potente e deve ser utilizado sempre com supervisão médica. O uso indevido deste medicamento pode levar à dependência e à sobredose, pondo em perigo a vida de quem o toma. 

Fentanil e cannabis

Atualmente, o fentanil é a droga que causa mais mortes nos Estados Unidos, não apenas devido ao aumento de pessoas viciadas nessa substância, mas também porque fabricantes clandestinos costumam adicioná-la a outros opióides. Até agora, as drogas mais afetadas eram a heroína, a metanfetamina e a cocaína. No entanto, nos últimos meses, tem havido um aumento nos casos de pessoas que se intoxicaram com fentanil, ao pensar que estavam apenas a fumar cannabis.


Embora esses casos tenham ocorrido principalmente no norte da América, é recomendável que os usuários de CBD adquiram os seus produtos em pontos autorizados, como farmácias e grow shops de confiança, para garantir a segurança e a qualidade dos produtos que consomem.

Efeitos do fentanil no corpo humano

O fentanil, do inglês “fentanyl”, é um opióide sintético extremamente potente que se une aos recetores opióides no cérebro e no sistema nervoso central para controlar a dor e as emoções. Os principais efeitos do fentanil no corpo humano são: 

  • Funciona como um analgésico extremamente potente. 
  • Pode produzir uma sensação de euforia intensa e felicidade extrema, isto acontece porque este se une aos receptores do cérebro e liberta dopamina. 
  • Gera uma depressão respiratória o que pode levar a uma morte por sobredose. Esta produz-se quando o fentanil se une aos recetores opióides no cérebro e reduz a capacidade do corpo para respirar.
  • Sedação e dormência: o fentanilo pode produzir uma sensação de sedação, o que pode levar à sonolência e à perda da consciência ao reduzir a atividade cerebral. 
  • Pode causar enjoos e náuseas. 
Efeitos do fentanil?

Riscos associados aos seu uso

Devido a todos os efeitos nomeados anteriormente o uso de fentanil sem supervisão médica pode dar lugar a: 

  • Sobredose, no caso de utilização em excesso.  
  • Gera adição, causando dependência física e psicológica em caso de abusar desta substância. 
  • Pode gerar problemas respiratórios, podendo causar problemas graves especialmente em pessoas que têm doenças pulmonares ou respiratórias preexistentes. As pessoas que tomam fentanil devem ser monitorizadas cuidadosamente por um médico para detetar qualquer problema respiratório. 
  • Efeitos graves secundários: o fentanil pode causar uma variedade de efeitos secundários graves, incluindo náuseas, vómitos, prisão de ventre, enjoos e sonolência. Estes efeitos secundários podem ser mais graves em pessoas idosas ou naquelas com problemas de saúde preexistentes. 
  • Interação com outras drogas: este pode interactuar com outras drogas, incluindo outros opióides, benzodiazepínicos e álcool. Sendo que, estas interações podem aumentar o risco de sobredose e outros efeitos secundários graves. 
  • Confusão e perda de conhecimento. 

É importante ter em conta que o fentanilo apenas deve ser tomado com a supervisão de um médico e seguindo as instruções de dosificação cuidadosamente. As pessoas que tomam fentanil devem ser conscientes dos riscos associados à sua utilização e de

Click to rate this post!
[Total: 8 Average: 4.5]

Erik Collado Vidal

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Flecha arriba