Os olhos vermelhos do fumo são o principal sintoma revelador de que uma pessoa consome cannabis. A maioria dos consumidores sabe disso e está consciente de que aparecer assim no trabalho ou numa reunião de família pode causar problemas e pode até ser arriscado em locais onde a canábis não é bem vista.
Quanto tempo demoram a desaparecer os olhos vermelhos
Normalmente, os olhos vermelhos recuperam ao fim de cerca de duas horas, que é o período em que o THC está mais ativo, embora isso dependa muito da concentração da estirpe e do metabolismo do fumador. Em algumas pessoas, este efeito pode durar até quatro horas. Portanto, se não se quer sair para o mundo com os olhos injetados de sangue, o ideal é planear a sessão com calma, deixando tempo suficiente para recuperar. Mas isso nem sempre é possível, pois a vida está cheia de responsabilidades e compromissos. Então, há algo que possamos fazer para eliminar os olhos vermelhos causados pelo fumo?
¿Por qué?
Antes de passarmos às possíveis soluções, vejamos porque ocorre esta vermelhidão ocular. O tetraidrocanabinol (THC) faz com que a pressão arterial baixa e, por isso, os vasos sanguíneos e capilares dilatam-se. Quando os capilares dos olhos se dilatam, aumenta o fluxo sanguíneo na zona e diminui a pressão intraocular. Por este motivo, é um tratamento altamente recomendado para pacientes com glaucoma. Ou seja, os olhos vermelhos não têm nada a ver com uma irritação provocada pelo fumo, mas sim com os efeitos do THC no organismo. Portanto, a vermelhidão também pode surgir ao consumir canábis ingerida, vaporizada ou até através de adesivos transdérmicos.
Como eliminar os olhos vermelhos do fumo
Como o THC afeta o corpo ao consumir cannabis, não é possível evitá-lo completamente, mas podemos tentar contrariar estes efeitos indesejados que nos tornam mais visíveis. Aqui estão algumas dicas muito úteis.
Mantenerse hidratado
A desidratação torna os olhos ainda mais vermelhos, pois os tecidos ficam mais secos e irritam-se mais facilmente. A marijuana não desidrata ativamente (como faz o álcool), mas o corpo utiliza a água disponível para eliminar o THC do sangue. Por isso, ao consumir erva, é altamente recomendável manter-se bem hidratado. Isto ajudará a prevenir os olhos vermelhos e a boca seca.
Colirio
Existem muitas opções de colírios disponíveis no mercado que oferecem uma solução rápida para os olhos vermelhos após fumar. Estas gotas lubrificam os olhos e podem ser aplicadas enquanto se fuma para prevenir a secura, e depois de fumar para aliviar a irritação. Aqui estão alguns tipos diferentes e os seus princípios ativos:
- Tetrahidrozolina. Um ingrediente comum em muitos colírios. Reduz a inflamação dos vasos sanguíneos e pode diminuir significativamente a vermelhidão. No entanto, assim que o efeito desaparece, os olhos vermelhos podem voltar.
- Brimonidina. Este princípio ativo também reduz a inflamação dos vasos sanguíneos, com menor risco de efeito de rebote.
- Lágrimas artificiais. Ideais se os olhos estiverem muito secos. Podem ser usadas ao fumar num ambiente fechado. Proporcionam alívio imediato e previnem a vermelhidão causada pela irritação.
- Gotas lubrificantes. Também ajudam a proteger os olhos da secura enquanto se fuma.
Cafeína
A cafeína tem um efeito vasoconstritor no corpo e pode ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo nos olhos, diminuindo assim a vermelhidão. Pode-se beber café, cola, chá ou uma bebida energética.
Usar variedades com menor teor de THC
Outra forma de prevenir, pelo menos parcialmente, os olhos vermelhos é consumir variedades com menor teor de THC ou até misturar a erva com flores de CBD para equilibrar os efeitos. Esta pode ser uma opção se quiser fumar, mas não tiver tempo suficiente para esperar que a vermelhidão desapareça.
Usar óculos de sol
Como último recurso, se os olhos vermelhos forem um verdadeiro problema e for demasiado óbvio que fumou, os óculos de sol podem ser o melhor aliado para esconder o olhar durante algumas horas.
Os olhos vermelhos causados pelo fumo não representam qualquer risco para a saúde, pois são simplesmente um efeito colateral reversível da maconha. O verdadeiro problema é o estigma social. Por isso, se tem um compromisso dentro de algumas horas, certifique-se de que se mantém hidratado e evite estar num ambiente fechado enquanto fuma. Além disso, tenha sempre à mão um bom colírio e um par de óculos de sol para emergências.


