Nos últimos anos, o consumo de marijuana tem aumentado consistentemente em todos os países do mundo, devido tanto às novas leis sobre a legalização da planta quanto às propriedades terapêuticas que ela oferece aos seus consumidores. Além do consumo, os métodos de uso também têm aumentado. Muitos fumadores continuam a usar a combustão em papel, enquanto outros têm optado por métodos mais saudáveis, como o vaporizador de ervas. Para aprender mais sobre esse vasto mundo da cannabis, decidimos dedicar uma publicação aos seus variados métodos de consumo. A seguir, comentamos um pouco sobre os métodos mais populares.
Os 4 métodos para fumar marijuana
Como já mencionado, fumar marijuana tornou-se uma verdadeira arte, e com ela, milhares de empresas relacionadas ao setor expandiram-se para oferecer experiências cada vez mais criativas aos fumadores.
Entre as diferentes opções para fumar maconha que existem hoje em dia, vamos nos concentrar especificamente em quatro delas: cigarro de marijuana, cigarro enrolado em folha de tabaco (blunt), bong, pipe e vaporizador. Esses cinco métodos atendem às necessidades de diferentes tipos de fumadores, desde os amantes da velha escola que adoram a combustão até aos mais modernos que se têm aproximado do mundo do vapor. Vamos analisar cada um destes métodos:
Cigarros de marijuana e Blunts
O clássico cigarro de marijuana é talvez um dos métodos mais comuns para fumar marijuana, graças à sua praticidade, pois só requer mortalhas, um filtro de cartão e um pouco de tabaco. Todos os fumadores da velha escola conhecem este método simples e económico, e cada um tem a sua própria maneira de o fazaer.
É possível enrolar um cigarro de marijuana com ou sem filtro, com uma mortalha longa ou curta e até mesmo sem tabaco. Ao longo dos anos, a indústria da cannabis transformou essa técnica, tornando-a mais criativa, oferecendo aos fumadores mortalhas de diferentes cores ou aromas.
Além disso, dentro da família do cigarro de marijuana, encontramos a blunt. É maior e composto por um papel mais espesso, normalmente elaborado através da folha do tabaco, o que torna a sua combustão mais lenta. As blunts podem ser compradas em diferentes formatos em lojas físicas ou grow shops online. Assim como as mortalhas, as blunts também estão disponíveis em diferentes cores e aromas para quem deseja adicionar um toque extra à sua marijuana.
Bong
Para os entusiastas dos métodos old school que desejam abandonar a combustão, o bong é, sem dúvida, a melhor opção. De fato, poucos sabem que este acessório, por mais moderno que pareça, tem décadas de tradição nas suas costas.
Na verdade, muitas descobertas atestam que os bongs, assim como as cachimbos de água, eram usados há 2500 anos em civilizações antigas como os maias e os astecas. Claro, atualmente, esses dispositivos foram modernizados para serem mais práticos, ergonómicos e, acima de tudo, com um mecanismo menos prejudicial à saúde.
A maneira como um bong funciona é tão simples quanto a do cigarro de marijuana: basta encher a sua base com água e a bowl com marijuana. Uma vez que tudo estiver pronto para fumar, os lábios são colocados no tubo superior, a marijuana é acesa com um isqueiro e, finalmente, é inalada. A água do bong arrefece o fumo antes de chegar à boca, eliminando muitas toxinas presentes nela e proporcionando inalações mais suaves e com um sabor mais fiel à marijuana.
Também neste campo, a indústria de parafernália tem-se desenvolvido notoriamente. Tanto é assim que muitos bongs podem oferecer um fumo cada vez mais puro. Tudo isso graças a novas tecnologias, como aqueles que até aproveitam a gravidade, como é o caso do lendário Gravity Bong Stundenglass.
Pipe
Para os fumadores que procuram algo menos prejudicial para a saúde do que a combustão e mais prático que um bong, o pipe é, sem dúvida, uma excelente escolha. Originalmente projetado para consumir apenas tabaco e principalmente composto por madeira, porém, hoje em dia é possível encontrar pipes fabricados com materiais mais leves e práticos para transportar, como silicone e plástico.
O pipe geralmente é o acessório preferido pelos usuários que precisam de uma ferramenta fácil de transportar. Ao contrário do bong, o pipe não requer água, o que facilita o seu uso, mas ao mesmo tempo não garante o benefício de arrefecer o fumo antes de chegar à boca. De qualquer forma, também existem pipes projetados com formas específicas para arrefecer o fumo e reduzir o nível de toxinas, embora um bong sempre o faça melhor.
Vaporizadores
Os vaporizadores são dispositivos, por vezes, considerados estranhos no mundo dos fumadores, pois trata-se de um dispositivo eletrónico que produz vapor em vez de fumo. De qualquer forma, atualmente é um dos acessórios mais vendidos devido aos benefícios que oferece à saúde do fumador.
Graças ao seu sistema de aquecimento das ervas ou do tabaco sem combustão, reduz o risco de doenças pulmonares e preserva os aromas do material vegetal. Entre as vantagens mais destacadas deste produto, encontram-se:
- Não produz combustão, portanto é mais saudável para os pulmões e não liberta substâncias tóxicas.
- A maioria dos vaporizadores de qualidade permite ajustar a temperatura.
- É muito mais discreto, já que os vaporizadores para fumar não emitem odores.
- O efeito é muito mais potente e rápido. Portanto, se o objetivo é aliviar a dor, ansiedade ou stress através da cannabis medicinal, com um vaporizador, isso será alcançado em poucos segundos.
Recomendações
Como vimos, existem diferentes métodos para consumir marijuana, desde os mais clássicos até aos mais modernos. Além disso, é importante mencionar que existem outros métodos com ausência total de combustão, como a preparação de receitas à base de cannabis.













