Gostaria de preparar um fertilizante caseiro para a floração das suas plantas de cannabis? Aqui estão algumas receitas fáceis e rápidas para nutrir as suas plantas, fazê-las crescer saudáveis e vigorosas, evitando o uso de produtos químicos comerciais.
O que é um fertilizante e por que usá-lo?
Os fertilizantes são substâncias ricas em nutrientes que servem para enriquecer o substrato de cultivo, melhorando as suas características e promovendo o crescimento das plantas. São chamados “fertilizantes” porque tornam a terra mais fértil. Podem ter origem animal, vegetal, mineral ou sintética, oferecendo uma ampla gama de opções consoante as necessidades de cada cultura. Por exemplo, existem biofertilizantes com microrganismos vivos, fertilizantes orgânicos (também conhecidos como composto) ou fertilizantes inorgânicos como minerais pulverizados.

As plantas, além de luz e água, precisam de três macronutrientes essenciais: azoto, fósforo e potássio. As quantidades exatas dependem do tipo de planta, do ciclo biológico, do tamanho e do ambiente de cultivo. No caso da cannabis, que é a planta que nos interessa, também são fundamentais outros nutrientes como magnésio, cálcio e enxofre. Além disso, são necessários micronutrientes como ferro, zinco, boro, cloro, manganês, molibdénio e cobre para o crescimento e a saúde das plantas.
Vantagens de usar um fertilizante caseiro
Precisamos fornecer todos estes nutrientes às nossas plantas de cannabis para um crescimento ótimo. No mercado, existem muitas opções de fertilizantes que são fáceis de encontrar e usar, com diferentes ingredientes e concentrações de nutrientes para estimular fases específicas do crescimento.
O problema é que um excesso de nutrientes pode ser mais prejudicial do que uma carência. Os fertilizantes comerciais são frequentemente muito concentrados e o risco de sobredosagem é elevado. Isto pode estressar as plantas de cannabis, retardar o seu crescimento ou causar queimaduras nas folhas. De fato, o uso excessivo de fertilizante é um dos erros mais comuns entre agricultores iniciantes. Além disso, alguns adubos sintéticos podem alterar o pH do solo e degradar a sua qualidade ao longo do tempo. Sem mencionar que estes produtos podem ser caros, aumentando o orçamento do cultivo.

Como preparar um fertilizante caseiro para a floração
Assim, a proposta é preparar o nosso próprio adubo caseiro para estimular o crescimento e a floração das plantas de marijuana. É muito simples, eficaz e podemos utilizar uma série de ingredientes comuns e fáceis de obter.
Chá de guano
Para preparar este fertilizante caseiro, é necessário adquirir guano de morcego, um substrato enriquecido com os excrementos deste animal. O guano é rico em fósforo, potássio e azoto, tornando-se um ingrediente perfeito para um adubo natural.
- Misture 1 colher de sopa de guano em 2 litros de água.
- Deixe a mistura repousar durante 5 dias.
- Utilize para regar as plantas a cada 15 dias, evitando o excesso para prevenir queimaduras nas plantas.
Chá de sésamo preto
O sésamo preto, facilmente encontrado em ervanárias e supermercados ecológicos, é rico em cálcio e ferro.
- Para preparar o chá fertilizante, misture 4 colheres de sopa de sésamo preto em 1,5 litros de água.
- Deixe repousar durante 24 horas e coe.
- Misture o chá com mais 1,5 litros de água.
- Conserve no frigorífico e utilize o fertilizante em até 7 dias.

Chá de farinha de algas
A farinha de algas, geralmente feita de algas kelp, é uma excelente fonte de minerais e clorofila. Além de ser muito eficaz, é um produto acessível e durável.
- Para preparar este chá, são necessários 50 gramas de farinha de algas e 1 litro de água.
- Misture os ingredientes num recipiente de vidro esterilizado.
- Deixe repousar a mistura durante 10 dias.
- Use o chá misturado com água de rega e aplique apenas em dias alternados.
Fertilizante caseiro com borras de café
É muito comum utilizar a borra de café como fertilizante caseiro para as plantas, e também podemos utilizá-la para cultivar cannabis . É um produto rico em azoto, mas também proporciona acidez ao solo, o que favorece o desenvolvimento de certas bactérias benéficas.
Para utilizar as borras de café, também podemos fazer um chá, misturando uma porção de borras de café do reservatório da máquina de café num litro de água.
Deixar em infusão durante 24 horas e coar para utilizar apenas a água.
Outra opção é misturar a borra de café com outros adubos caseiros, mas é preciso ter o cuidado de não ultrapassar 20% para que não haja descompensação de nutrientes.

Chá de banana
Outro fertilizante caseiro para florescer muito eficaz, barato e fácil de preparar é o chá de banana, que, como todos sabemos, é particularmente rico em potássio. Este mineral é fundamental para o desenvolvimento da maconha em todas as suas fases e é um dos principais macronutrientes que costumam ser incluídos nos fertilizantes comerciais utilizados para a canábis.
O potássio está envolvido na biossíntese de proteínas relacionadas com os terpenos, pelo que é muito importante durante a floração.
- Para preparar este chá, ferve 3 cascas de banana num litro de água.
- Juntar 2 colheres de sopa de mel, cana-de-açúcar ou melaço.
- Deixar em infusão, arrefecer e retirar as cascas.
- Misturar o chá com 2 litros de água e agitar.
- É aconselhável utilizar nas últimas semanas de floração para estimular a engorda dos botões.
Composto caseiro
Na nossa cozinha temos muitos resíduos orgânicos que podemos utilizar para fazer um composto fertilizante completo para as plantas de marijuana. Como prepará-lo?
- Juntar num recipiente restos de frutas, legumbres, cascas de ovos, borras de café, folhas de chá…
- Adicione água até cobrir tudo e tape o recipiente
- Deixar ao sol durante alguns dias, mexendo de vez em quando para arejar.
- Para utilizar, recomenda-se diluir numa proporção de 1:10 (1 litro de composto para 10 litros de água, por exemplo).
- Não deve ser utilizado mais do que um par de vezes por mês para não atrair pragas.

Urina
Pode parecer desagradável, mas a urina é um fertilizante totalmente natural (e mais barato, impossível) que realmente funciona. Ela contém uma grande quantidade de nitrogênio, capaz de estimular o crescimento das plantas de cannabis. Para utilizá-la, é muito importante que seja diluída em água sem cloro, numa proporção de 4 a 6 partes de água para uma parte de urina. Recomenda-se não utilizá-la na fase de floração, já que nesta etapa a planta quase não necessita desse nutriente.
Levedura de cerveja
Outro ingrediente que podemos usar para preparar um fertilizante caseiro é a levedura de cerveja, um suplemento alimentar rico em aminoácidos, proteínas e minerais como potássio e fósforo.
Dissolvemos uma colher pequena de levedura de cerveja em um litro de água.
Mexemos bem e utilizamos essa mistura para regar as plantas.
Pode ser usada durante todo o ciclo de crescimento.
Essas são apenas algumas receitas de fertilizantes caseiros para a floração, mas na verdade há muitas outras, feitas com ingredientes comuns, como cinzas de madeira, esterco, polpa de frutas, aquafaba e água de cozimento de vegetais. Todos esses ingredientes podem fornecer uma fonte natural e barata de nutrientes, podendo ser personalizados de acordo com o ciclo de crescimento e as necessidades da planta.