Ao longo da história, os cogumelos alucinógenos têm sido utilizados por diferentes povos, o que ajudou a torná-los conhecidos por grande parte da população. Por outro lado, apesar dos seus múltiplos benefícios, as trufas mágicas são menos conhecidas.
Nos últimos anos, diferentes estudos têm demonstrado que o uso destas substâncias em microdoses pode ajudar a aumentar a concentração, reduzir o stresse e incrementar a criatividade. Ainda assim, serão necessários mais ensaios clínicos para se conhecerem as suas características detalhadamente.
O que são as trufas mágicas?
As trufas mágicas fazem parte da rede subterrânea, também chamada micélio, dos cogumelos mágicos. Estas são conhecidas cientificamente como esclerócio ou esclerócios e são a parte dos fungos, formada pelo micélio, que serve como depósito onde se encontra a reserva de nutrientes.
As trufas encontram-se sempre debaixo da terra enterradas e funcionam como um armazenamento de substâncias alimentícias, endurecidas para permitir que sobrevivam durante anos em situações desfavoráveis. Desta forma, sobrevivem numa espécie de letargia, para desenvolver o micélio quando encontram um habitat adequado. Uma vez encontrado, o fungo extrai os nutrientes des tas trufas. No resultado deste processo resultam substâncias psicoativas como a psilocibina ou a psilocina.

A forma destes organismos é bastante diferente das típicas trufas usadas na gastronomia. O seu aspecto assemelha-se a um pequeno fruto, sem uma forma definida, com uma textura áspera, uma cor escura e tons amarelados.
Efeitos e tipos de trufas
As sensações que produzem são muito semelhantes aos efeitos dos cogumelos mágicos.
[ppgbo products=”2680,2677,2676″ language=”pt”]
No caso das trufas, o seu efeito é menos intenso e tornando-se assim mais fácil controlar a dose e, portanto, o resultado destas. Podes encontrar diferentes tipos de trufas alucinógenas na melhor grow shop online.
[ppgbo products=”6597,6879,7732″ language=”pt”]
Entre as sensações que podem ser desenvolvidas estão uma sensação de euforia, efeitos visuais que afetam cores, padrões ou formas, bem como pensamentos filosóficos e criativos. Além disso, pode-se sentir um relaxamento profundo ou mudanças na percepção dos sentidos.
Para evitar efeitos desmesurados ou que gerem uma má experiência, recomenda-se controlar a dose de trufas alucinógenas, que não deve superar as 5 gramas no caso das frescas para iniciantes. Os mais experientes podem chegar até às 15 gramas.
Por outro lado, deve-se levar em conta o tipo de trufa escolhida e a potência das mesmas. São conhecidas mais de 200 espécies que contêm psilocibina, mas nem todas podem criar trufas alucinógenas. Algumas, como as psilocybe Pajaritos o psilocybe Tampanensis, são mais suaves e perfeitas para os amantes da micologia que estão a começar.
[ppgbo products=”6599,2674″ language=”pt”]
Benefícios das trufas mágicas
Devido aos efeitos que podem produzir as trufas como as Hollandia Magic Truffles, algumas pesquisas apontam para diversos benefícios e até mudanças de comportamento após o uso das trufas alucinógenas. Algumas destas propriedades são:
- Mudança na mentalidade da pessoa: Durante a experiência, um dos efeitos mais característicos é a reflexão, pois estas convidam ao pensamento filosófico. Por isso, pode provocar uma mudança de perspectiva em relação a certas circunstâncias da vida.
- Pode ajudar a reduzir a depressão e a ansiedade: Estudos como o realizado pela Escola de Medicina Johns Hopkins investigaram o papel dos cogumelos e trufas alucinógenas em pessoas com depressão e ansiedade. As conclusões indicam que a psilocibina em microdoses pode ser uma boa aliada para reduzir ambas as patologias, desde que haja um acompanhamento profissional.
- Recuperação de conexões neuronais: A Universidade de Yale está a estudar a possível relação entre esta substância e a recuperação de conexões neuronais quando se administra uma dose controlada de psilocibina.
[ppgbo products=”6600,6880″ language=”pt”]
No entanto, não se deve perder de vista a importância da microdose, que é o que marca a diferença entre os benefícios e possíveis riscos. Existem certas situações ou casos em que o uso pode causar uma má experiência, originando uma sensação intensa de medo, confusão, ataques de pânico e perda de controlo.
Para evitar estas sensações, recomenda-se não usar trufas durante momentos de negatividade ou medo. Também é importante garantir que não se consumiram outras substâncias antes de começar e realizar sempre o seu uso num ambiente conhecido, rodeado de pessoas de confiança, com um observador para vigiar o desenvolvimento da experiência.
Embora diferentes investigações estejam a ser realizadas sobre os possíveis benefícios das trufas mágicas, ainda há um longo caminho a percorrer. Mais estudos são necessários para conhecer melhor as vantagens do seu uso e os possíveis efeitos adversos, de forma a controlar as doses utilizadas em cada caso.