Na base da alimentação das plantas de marijuana estão, sobretudo, três elementos fundamentais. Os quais serão essenciais no cultivo de marijuana para que esta se possa desenvolver corretamente, sendo estes: nitrogénio, fósforo e potássio (NPK). A combinação destes três macronutrientes é a base dos fertilizantes comercializados no mercado, permitindo que as plantas se desenvolvam ao longo das suas diferentes etapas. Neste caso específico, vamos nos concentrar no adubo PK e na função que ele desempenha nos nossos cultivos de cannabis.
O que é o adubo PK?
Mais concretamente, PK é a sigla da relação entre os elementos químicos Fósforo (P) e Potássio (K). Estes são a base dos produtos para engordar os buds de marijuana, sendo estes elementos deveras importantes, por diversos motivos tais como:
- O fósforo está relacionado com a produção de resina e sementes durante a fase de floração, embora anteriormente, durante a fase de crescimento, favoreça a fotossíntese. As altas concentrações de fósforo neste tipo de produtos são vitais para promover um metabolismo adequado das nossas estirpes.
- Por sua vez, o potássio durante a fase de crescimento permite o desenvolvimento radicular e a criação de caules fortes; enquanto na floração aumenta a formação de terpenos e óleos essenciais que irão aumentar a intensidade do sabor das plantas. Desta forma, oferecem flores exuberantes e de alta qualidade.
Quando começar a usar adubo PK?
Saber o momento exato de quando começar a usar um adubo de engorde com PK é uma das questões que muitos cultivadores se colocam. Portanto, é essencial entender qual é o período exato em que este pode ser usado para melhorar o crescimento das flores, assim como o seu volume e peso. Além da produção de resina e terpenos aromáticos.
O uso destes aditivos será iniciado quando os primeiros brotos surgirem durante a fase de floração, pois é o momento em que as nossas plantas deixarão de crescer para se concentrarem na produção e engorde dos seus brotos. No entanto, para isso, é necessário que na fase de crescimento tenha ocorrido uma boa alimentação para que as plantas de marijuana tenham uma estrutura robusta e bem formada para produzir as flores desejadas e possam sustentá-las nos seus ramos.
Assim, se estás à procura de uma semana exata para começar a adicionar o nosso adubo de engorde, isso variará dependendo dos níveis de PK de cada fertilizante.
No entanto, geralmente os fertilizantes e estimulantes de floração, bem como os engordadores e outros aditivos ou complementos nutritivos, podem ser utilizados a partir da segunda semana de floração. Porém, se o fertilizante de engorde a ser utilizado tiver um alto teor de PK, este deve ser usado na fase final da floração.
Estes adubos de engorde para a floração permitem obter cultivos com abundantes brotos, carregados de resina e terpenos.
Tipos de fertilizante PK
No mercado, é possível encontrar uma infinidade de marcas que se têm esforçado para aumentar a produtividade das nossas plantas de marijuana. Todos estes fertilizantes podem ser divididos em duas grandes categorias:
Fertilizantes químicos
Os fertilizantes químicos são de origem mineral e são principalmente produzidos pela indústria de fertilizantes. Este tipo de produtos está disponível em formato sólido ou líquido e é muito utilizado por cultivadores iniciantes ou que desejam obter colheitas abundantes desde o primeiro cultivo.
Estes tipos de fertilizantes também são amplamente utilizados por cultivadores que têm fins comerciais, pois aumentam rapidamente o tamanho dos brotos de forma exorbitante. Entre outros produtos, destaca-se o Bloombastic de Atami. Um dos fertilizantes químicos mais procurados é o Big Boom PK 52-34, que possui uma das maiores concentrações de fósforo e potássio, permitindo duplicar a espessura dos brotos durante a colheita.
Adubos orgânicos
Em relação aos adubos orgânicos, estes têm uma origem animal ou vegetal para a sua elaboração e são os mais procurados para o cultivo biológico de plantas para consumo próprio. Geralmente, eles são compostos por resíduos provenientes da compostagem, que são ricos em nitrogénio, fósforo, potássio e oligoelementos. Eles estimulam nossas plantas a produzir uma maior quantidade de terpenos e açúcares, o que aumentará o volume das flores mantendo uma densidade adequada. Nessa linha, encontramos a fertilizantes Biobizz e a Top Crop com Bio Bloom e Top Bud, respectivamente, dois fertilizantes naturais para engordar as flores, produzidos com produtos 100% naturais.
Como usar o adubo PK?
Os adubos para engordar as flores de marijuana, como mencionado anteriormente, devem ser usados no início da fase de floração do cultivo. Um momento que pode variar entre a 2ª, 3ª ou 4ª semana, dependendo do fabricante e da concentração de PK.
Para fazer um uso correto, o ideal é seguir à risca as instruções do fabricante de fertilizantes. No entanto, de maneira geral, o fertilizante de engorda rico em PK deve ser adicionado numa única rega por semana. Isso ocorre porque são produtos altamente concentrados e as plantas precisam de um certo tempo para metabolizá-los, embora em alguns casos a frequência das doses possa ser aumentada, mas isso dependerá do fabricante. Além disso, desta forma, evita-se a sobre fertilização das plantas sem prejudicar o cultivo no último momento.
Ao mesmo tempo, deve-se observar que nem todos os fertilizantes PK disponíveis no mercado proporcionam o mesmo resultado para todos os cultivadores. É muito importante ter em consideração a experiência de cada cultivador, bem como o substrato e o pH e EC da água de irrigação, como no caso de Big Boom, para aproveitar todo o potencial do produto.
Por fim, é necessário destacar que sempre será necessário realizar uma boa lavagem das raízes antes da colheita. Especificamente, deve ser feita entre 1 a 2 semanas antes da colheita. Desta forma, a planta estará livre de sais nas suas partes vegetais, sendo que o seu uso será menos prejudicial e com um sabor mais prazeroso.
Os melhores fertilizantes de engorda ricos em PK?
No mercado atual, encontramos uma grande variedade de fertilizantes PK e de produtos para engordar os buds de marijuana.
Entre os produtos mais procurados na nossa grow shop online, estão o Big Boom PK 52-34 ou o Monster Bloom de Grotek, fertilizantes químicos com altas concentrações de fósforo e potássio que farão as flores das plantas explodirem.
Em relação aos adubos biológicos, encontramos o Bio Bloom de Biobizz e o Top Bud de Top Crop, assim como o Guano em pó Guanokalong ou o Bio PK 5-8 de Bio Tabs. Todos estes adubos orgânicos PK também fornecerão às nossas plantas o impulso extra para obter colheitas abundantes com produtos 100% orgânicos.
Mas qual será a melhor opção, um adubo PK de engorde orgânico ou químico? Esta será uma decisão que cabe a cada cultivador, sendo que cada uma das opções possui vantagens, no entanto, a experiência será o fator decisivo.