Atenção GBAtenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios GBEnvios à Península Ibérica grátis desde 30€
Valoração GB9/10 Valoração
discreto GBEnvio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

A função do adubo PK

Na base da alimentação das plantas de marijuana estão, sobretudo, três elementos fundamentais. Os quais serão essenciais no cultivo de marijuana para que esta se possa desenvolver corretamente, sendo estes: nitrogénio, fósforo e potássio (NPK). A combinação destes três macronutrientes é a base dos fertilizantes comercializados no mercado, permitindo que as plantas se desenvolvam ao longo das suas diferentes etapas. Neste caso específico, vamos nos concentrar no adubo PK e na função que ele desempenha nos nossos cultivos de cannabis.

O que é o adubo PK?

Mais concretamente, PK é a sigla da relação entre os elementos químicos Fósforo (P) e Potássio (K). Estes são a base dos produtos para engordar os buds de marijuana, sendo estes elementos deveras importantes, por diversos motivos tais como:

  • O fósforo está relacionado com a produção de resina e sementes durante a fase de floração, embora anteriormente, durante a fase de crescimento, favoreça a fotossíntese. As altas concentrações de fósforo neste tipo de produtos são vitais para promover um metabolismo adequado das nossas estirpes. 
  • Por sua vez, o potássio durante a fase de crescimento permite o desenvolvimento radicular e a criação de caules fortes; enquanto na floração aumenta a formação de terpenos e óleos essenciais que irão aumentar a intensidade do sabor das plantas. Desta forma, oferecem flores exuberantes e de alta qualidade.

Quando começar a usar adubo PK?

Saber o momento exato de quando começar a usar um adubo de engorde com PK é uma das questões que muitos cultivadores se colocam. Portanto, é essencial entender qual é o período exato em que este pode ser usado para melhorar o crescimento das flores, assim como o seu volume e peso. Além da produção de resina e terpenos aromáticos.

O uso destes aditivos será iniciado quando os primeiros brotos surgirem durante a fase de floração, pois é o momento em que as nossas plantas deixarão de crescer para se concentrarem na produção e engorde dos seus brotos. No entanto, para isso, é necessário que na fase de crescimento tenha ocorrido uma boa alimentação para que as plantas de marijuana tenham uma estrutura robusta e bem formada para produzir as flores desejadas e possam sustentá-las nos seus ramos. 

Adubo PK para que serve?

Assim, se estás à procura de uma semana exata para começar a adicionar o nosso adubo de engorde, isso variará dependendo dos níveis de PK de cada fertilizante.

No entanto, geralmente os fertilizantes e estimulantes de floração, bem como os engordadores e outros aditivos ou complementos nutritivos, podem ser utilizados a partir da segunda semana de floração. Porém, se o fertilizante de engorde a ser utilizado tiver um alto teor de PK, este deve ser usado na fase final da floração.

Estes adubos de engorde para a floração permitem obter cultivos com abundantes brotos, carregados de resina e terpenos.

Tipos de fertilizante PK

No mercado, é possível encontrar uma infinidade de marcas que se têm esforçado para aumentar a produtividade das nossas plantas de marijuana. Todos estes fertilizantes podem ser divididos em duas grandes categorias

Fertilizantes químicos

Os fertilizantes químicos são de origem mineral e são principalmente produzidos pela indústria de fertilizantes. Este tipo de produtos está disponível em formato sólido ou líquido e é muito utilizado por cultivadores iniciantes ou que desejam obter colheitas abundantes desde o primeiro cultivo. 

Estes tipos de fertilizantes também são amplamente utilizados por cultivadores que têm fins comerciais, pois aumentam rapidamente o tamanho dos brotos de forma exorbitante. Entre outros produtos, destaca-se o Bloombastic de Atami. Um dos fertilizantes químicos mais procurados é o Big Boom PK 52-34, que possui uma das maiores concentrações de fósforo e potássio, permitindo duplicar a espessura dos brotos durante a colheita.

Adubos orgânicos

Em relação aos adubos orgânicos, estes têm uma origem animal ou vegetal para a sua elaboração e são os mais procurados para o cultivo biológico de plantas para consumo próprio. Geralmente, eles são compostos por resíduos provenientes da compostagem, que são ricos em nitrogénio, fósforo, potássio e oligoelementos. Eles estimulam nossas plantas a produzir uma maior quantidade de terpenos e açúcares, o que aumentará o volume das flores mantendo uma densidade adequada. Nessa linha, encontramos a fertilizantes Biobizz e a Top Crop com Bio Bloom e Top Bud, respectivamente, dois fertilizantes naturais para engordar as flores, produzidos com produtos 100% naturais.

Como usar o adubo PK?

Os adubos para engordar as flores de marijuana, como mencionado anteriormente, devem ser usados no início da fase de floração do cultivo. Um momento que pode variar entre a 2ª, 3ª ou 4ª semana, dependendo do fabricante e da concentração de PK.  

Para fazer um uso correto, o ideal é seguir à risca as instruções do fabricante de fertilizantes. No entanto, de maneira geral, o fertilizante de engorda rico em PK deve ser adicionado numa única rega por semana. Isso ocorre porque são produtos altamente concentrados e as plantas precisam de um certo tempo para metabolizá-los, embora em alguns casos a frequência das doses possa ser aumentada, mas isso dependerá do fabricante. Além disso, desta forma, evita-se a sobre fertilização das plantas sem prejudicar o cultivo no último momento.

Como usar o adubo PK?

Ao mesmo tempo, deve-se observar que nem todos os fertilizantes PK disponíveis no mercado proporcionam o mesmo resultado para todos os cultivadores. É muito importante ter em consideração a experiência de cada cultivador, bem como o substrato e o pH e EC da água de irrigação, como no caso de Big Boom, para aproveitar todo o potencial do produto. 

Por fim, é necessário destacar que sempre será necessário realizar uma boa lavagem das raízes antes da colheita. Especificamente, deve ser feita entre 1 a 2 semanas antes da colheita. Desta forma, a planta estará livre de sais nas suas partes vegetais, sendo que o seu uso será menos prejudicial e com um sabor mais prazeroso. 

Os melhores fertilizantes de engorda ricos em PK?

No mercado atual, encontramos uma grande variedade de fertilizantes PK e de produtos para engordar os buds de marijuana.

Entre os produtos mais procurados na nossa grow shop online, estão o Big Boom PK 52-34 ou o Monster Bloom de Grotek, fertilizantes químicos com altas concentrações de fósforo e potássio que farão as flores das plantas explodirem.

Em relação aos adubos biológicos, encontramos o Bio Bloom de Biobizz e o Top Bud de Top Crop, assim como o Guano em pó Guanokalong ou o Bio PK 5-8 de Bio Tabs. Todos estes adubos orgânicos PK também fornecerão às nossas plantas o impulso extra para obter colheitas abundantes com produtos 100% orgânicos.

Mas qual será a melhor opção, um adubo PK de engorde orgânico ou químico? Esta será uma decisão que cabe a cada cultivador, sendo que cada uma das opções possui vantagens, no entanto, a experiência será o fator decisivo.

Click to rate this post!
[Total: 9 Average: 4.7]

Erik Collado Vidal

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Flecha arriba