Já experimentaste sementes de cânhamo tostadas? São um snack saudável e delicioso, além de serem uma das muitas formas de consumir sementes de cânhamo e beneficiar das suas incríveis vantagens para a saúde. Aqui explicamos como são preparadas e porque é uma excelente ideia incluí-las na sua dieta.
Como se obtêm as sementes de cânhamo
O cânhamo e a cannabis pertencem ambos à espécie Cannabis sativa, sendo variedades diferentes mas relacionadas. A marijuana é rica em THC, o componente psicoativo responsável pelo efeito eufórico associado aos cigarros de marijuana. Por outro lado, o cânhamo é rico em CBD, um composto com interessantes propriedades terapêuticas e medicinais. As plantas fêmeas de cannabis produzem flores ou botões. A marijuana não é polinizada para favorecer a produção de resina, onde se encontra a maior concentração de THC. O cânhamo pode seguir este processo quando se pretende aumentar o teor de CBD. No entanto, em alguns casos permite-se a polinização para que as flores produzam sementes, já que estas sementes podem ser consumidas de várias formas ou utilizadas para cultivar plantas ricas em CBD.
As sementes de cânhamo são, portanto, as sementes da planta de cânhamo. São altamente nutritivas, com uma textura crocante e um sabor semelhante ao da noz. Em Portugal, atualmente são vendidas principalmente em lojas especializadas, mas é apenas uma questão de tempo até que apareçam em supermercados, tal como aconteceu com outras sementes benéficas, como a chia ou a linhaça.
Porque consumir sementes de cânhamo tostadas
Porque devemos consumir regularmente sementes de cânhamo tostadas? As razões são realmente interessantes.
Proteínas de alta qualidade
As sementes de cânhamo são ricas em proteínas vegetais completas, contendo todos os aminoácidos essenciais de que o nosso corpo necessita para reparar os tecidos. Além disso, têm uma elevada digestibilidade, o que significa que o organismo é capaz de absorver grande parte dessas proteínas e utilizá-las de forma eficiente.
Gorduras saudáveis
Também fornecem ácidos gordos essenciais Ómega-3 e Ómega-6, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Estas substâncias são cruciais para a função cerebral e a saúde cardiovascular.
Conteúdo vitamínico
As sementes de cânhamo também são uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais, como ferro, magnésio, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B e vitamina E.
Compostos bioativos
Contêm compostos bioativos como lignanas e fitoesteróis, que estão associados a uma menor incidência de certos tipos de cancro e doenças cardiovasculares.
Propriedades anti-inflamatórias
Estudos sugerem que alguns compostos das sementes de cânhamo possuem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a prevenir ou mitigar doenças crônicas como a doença de Crohn ou a artrite.
Melhoria da digestão
Tal como a maioria das sementes, as de cânhamo também são ricas em fibras alimentares, tanto solúveis como insolúveis. A fibra não só promove a saúde intestinal, mas também regula a glicose no sangue e reduz o risco de diabetes.
Diferentes formas de consumir o cânhamo
Como podes ver, as sementes de cânhamo oferecem muitos benefícios para a saúde graças ao seu perfil nutricional completo. Outra vantagem é a sua versatilidade, permitindo que sejam consumidas de várias formas.
Sementes de cânhamo cruas
São as sementes tal como são, extraídas da flor e limpas de resíduos vegetais. Geralmente estão disponíveis a granel ou embaladas.
Sementes de cânhamo tostadas
É uma das formas mais saborosas de preparar sementes de cânhamo. Podem ser feitas doces ou salgadas. Mais adiante encontrarás algumas ideias para experimentá-las em casa.
Sementes de cânhamo germinadas
Tal como outras sementes, as de cânhamo também podem ser germinadas e consumidas como pequenos brotos em saladas ou batidos. Uma vez germinadas, devem ser consumidas em menos de uma semana.
Sementes de cânhamo descascadas
Esta é uma das apresentações mais comuns nas lojas. Estão prontas para consumo e podem ser adicionadas a uma grande variedade de receitas. São sementes tenras e sem casca. A remoção da casca reduz o teor de fibras, mas continuam altamente nutritivas.
Óleo de cânhamo
Este produto está a ganhar popularidade no mercado. É extraído a frio a partir de sementes de cânhamo prensadas e concentra todos os benefícios das sementes num óleo rico e nutricionalmente valioso, comparável ao azeite.
Proteína de cânhamo
Os restos do cânhamo podem ser secos e triturados para obter farinha ou proteína de cânhamo, que pode ser utilizada para enriquecer batidos ou para preparar barras energéticas ou bolos proteicos.
Como preparar sementes de cânhamo tostadas
As sementes de cânhamo cruas não devem ser demasiado verdes. Devem ter uma tonalidade âmbar-castanha. Para preparar sementes de cânhamo tostadas, recomenda-se deixá-las de molho em água com sal durante um dia. Depois de escorridas, procede-se à tostagem. Coloca uma pitada de azeite numa frigideira, adicione as sementes, sal e especiarias a gosto. Tosta em lume brando, mexendo de vez em quando, até escurecerem ligeiramente e libertarem um rico aroma de frutos secos. Também podem ser tostadas no forno.
Depois de tostadas, podes comê-las como estão (são deliciosas) ou adicioná-las a saladas, utilizá-las como cobertura para sopas de legumes ou preparar barras energéticas incrivelmente saudáveis, misturando-as com cereais, frutos secos e outras sementes.