Atenção GBAtenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios GBEnvios à Península Ibérica grátis desde 30€
Valoração GB9/10 Valoração
discreto GBEnvio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Quando e como podar as tuas plantas de marijuana

Dependendo de qual seja o objetivo da poda de marijuana, deveremos efetuá-la de uma forma ou outra e escolher uma época mais adequada para a mesma. Para isso, é necessário ter em conta quando e como podar as plantas de marijuana para conseguir os melhores resultados. Em Growbarato.net a tua grow shop em Portugal poderás conseguir tudo o que necessitas para a realização de qualquer tipo de poda. 

Porquê podar as plantas de marijuana?

Quando se poda uma planta de marijuana faz-se com o objetivo de fomentar o crescimento saudável da planta. Isto deve-se ao facto que a poda elimina tudo aquilo que está danificado, é improdutivo ou impede que chegue luz da forma mais eficaz à planta. 

Assim, a planta concentra a sua energia em nutrir e fortalecer as folhas, brotos e ramos, o que promove um maior fluxo de de ar e exposição à luz. Desta maneira, formam-se botões mais densos e cheios de canabinóides. 

Porque se deve podar as plantas

A poda deve realizar-se de forma controlada, já que os excessos podem prejudicar a saúde e desenvolvimento das plantas e enfraquecê-las. 

Quando podar as plantas de marijuana?

A poda deve-se levar a cabo durante a etapa de crescimento, antes que a planta esteja madura e pronta para florescer. Deve-se ter em conta os seguintes pontos: 

  • A planta deve medir no mínimo uns 30 cm de altura e contar com vários conjuntos de folhas.
  • Não deverá fazê-lo naquelas que se encontrem mais maduras e que se aproximem à etapa de floração, já que pode atrasar a floração.
  • Se a realizar durante a floração deverá fazê-lo de forma ligeira e limitada.
  • No caso de ter que eliminar tecido danificado ou doente, pode-se levar a cabo em qualquer momento, tanto na etapa vegetativa como em floração. 

Como podar plantas de marijuana?

Para realizar uma poda com êxito apenas se deve ter em mãos umas tesouras afiadas e limpas, que se podem esterilizar, para evitar que os patógenos cheguem à planta. Estas devem estar afiadas para realizar um corte limpo e rápido que podem curar a planta mais rapidamente e não causam danos indevidos às plantas. 

Na hora de aprender como podar as plantas de marijuana deve-se ter em conta os diferentes tipos de poda, assim como os seguintes aspetos: 

Clones

Para cortar um clone de marijuana há que deixar por cima a planta que queremos clonar e um nó a mais para enterrá-lo no meio de enraizado. Assim irão brotar as raízes do nó enterrado e servirá para que continue a crescer. 

Clones marijuana

Há que cortá-los como na foto, tirar-lhe a rama do nó que vamos enterrar, cortar a 45º a parte que enterramos e colocá-lo diretamente ao taco de lã de rocha, jiffy ou a qualquer propagador aéreo. Em poucos dias e seguindo boas pautas, terás as raízes em pouco tempo. 

Conseguir dois olhos centrais 

Para conseguir dois olhos centrais e no repartir muito a produção, o único que devemos fazer é cortar por cima dos braços que queremos deixar para que não cresçam. O corte deve ser depois de onde saem os novos ramos, deixando 1 cm de tronco onde nascem os novos caules.

Na foto vemos como os brotos saem do tronco e surge ainda um ramo mais. Nuns dias a ferida irá fechar e as novas pontas centrais serão a atenção principal da tua planta. Assim, se concentrará nessa zona a máxima produção já que reconhecerá os ramos mais altos como o olho central. 

Como obter uma planta larga e baixa para o cultivo interior

Para fazer esta poda teremos de ter um pouco mais de cuidado, já que teremos que cortar por onde o tronco seja bastante gordo e fique uma ferida aberta na planta que se deve tapar. 

Assim conseguiremos que a planta tenha uma grande densidade de flores por dentro e por fora, produzindo um manto de botões de mais ou menos 40 x 40 cm, com a que se pode encher um armário de um metro quadrado com 4 plantas ou um de 1,2 x 1,2 com 9 exemplares. 

Desta forma, se repetirá a produção em botões de menor tamanho, mas mais regulares. Há que cortar à altura na que estão as ramas de baixo, deixando uma planta com pinta de candeeiro e os ramos mais curtos fiquem à mesma altura que os longos. A ferida do tronco será melhor tapá-la com cicatrizante ou com cera de vela, para que não entre sujidade nem pragas. 

Considerações sobre como podar plantas de marijuana

Podar é cortar um pedaço da planta para que esta dirija as suas forças a outras partes que assimilam melhor a luz. Isso não quer dizer que possamos tirar qualquer parte da planta. As folhas formam um papel muito importante nas plantas.

Tirando as folhas, estas perderão força, as quais servem de depósito para os nutrientes. Caso um dia lhes faça falta ou se a própria planta vê que não recebe suficiente luz nessa folha, ela própria se irá secar absorvendo tudo o que reste da folha, até deixá-la amarela e a deitará fora. 

Outro dos aspetos importantes é que não se deverão podar durante a fase de floração. As plantas necessitam de uns dias para se recuperar do stress originado pela falta da ponta podada e demora em definir qual é a ponta central. Muito menos se deve originar pouco depois que germinam as sementes de marijuana (sementes feminizadas ou regulares).

Considerações sobre podar marijuana

Pode-se podar para dar-lhe forma às plantas, mas nunca há que podar por cima, para que a luz, pois a parte superior é a mais produtiva e requerendo assim mais quantidade luz. Por isso, deverá tirar de zonas inferiores, as quais não lhe dê tanta luz e possam impossibilitar que outras partes importantes recebam a luz necessária.

Agora que já se sabe como podar as plantas de marijuana de forma correta, apenas faltará selecionar o tipo de poda que se irá realizar para obter os resultados da melhor qualidade. 

Click to rate this post!
[Total: 3 Average: 4.7]

Erik Collado Vidal

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Flecha arriba