Os cultivadores dedicam muito tempo a cuidar das suas plantas, para que os resultados sejam ótimos. Um dos passos mais importantes é a colheita das plantas. Quando colher a planta é algo muito subjetivo, pelo que cada cultivador terá que saber como funciona a sua planta, assim como o nível de substrato que recebeu, horas de luz, qualidade de água e demais fatores determinantes.
Fatores que indicam quando colher a tua marijuana?
Na hora de decidir quando cortar a marijuana deve-se observar os fatores chave para saber se está no ponto ótimo para colher. Estes são:
O estado dos pistilos
Os pistilos são aqueles pelos brancos que surgem nas flores de cannabis. Estes têm a função de captar pólen das plantas machos com o objetivo de reproduzir, formando assim as sementes de marijuana.
Assim, durante as primeiras semanas de floração estes possuem uma cor esbranquiçada mais intensa e têm uma postura mais erguida e recta. À medida que a planta vai amadurecendo, estes tornam-se castanhos ou alaranjados, tendendo a dobrar-se e retorcer-se.
Normalmente, aparecem durante toda a floração pelo o que é mais comum encontrá-los em diferentes fases ou estados. Além do mais, as mudanças bruscas de temperatura, a descida de humidade ou o excesso de abono podem levar a uma maior degradação.
Assim, a menor oxidação (cor castanha) maior será o efeito psicoativo da planta. Contrariamente, irá obter um efeito muito mais narcótico. Por tanto, a colheita irá ser feita consoante os gostos de cada um, consoante os sabores, aromas e efeitos que se querem conseguir.
Para recolhê-las, aconselha-se fazê-lo quando entre 60 a 80% dos pistilos estejam maduros e adquiram uma cor acastanhada ou alaranjada.
A forma dos tricomas
Os tricomas são células que aparecem na epiderme das flores e folhas de marijuana. Estes contêm os canabinóides, como o THC que proporcionam os efeitos psicoativos e narcóticos aos nossos botões. Desenvolvem-se como umas gotas, os quais vão crescendo até obter uma forma de cogumelo e este é um bom sinal que já não produzirá tricomas novos. Não obstante, a melhor forma de ver se as plantas estarão prontas será com um microscópio ou uma lupa.
Para saber quando devemos colher, deve-se observar a cor dos mesmo, já que estes irão mudando a sua tonalidade segundo o estado de maturidade da planta. Algumas das tonalidades que ganham são:
- Transparentes ou cristalinos durante a primeira fase.
- Cor esbranquiçada ou leitosa na segunda metade da floração.
- Quando se oxidam ou degradam, ganham uma cor âmbar de novo.
É aconselhável cortá-las quando a bola de tricomas se tornar totalmente redonda, esperar até que tenha uma forma similar a um balão demasiado inchado, já que é quando a planta contém mais quantidade de canabinóides dentro e é necessário cortar antes de que rebente.
Enquanto à cor, o melhor é colhê-los quando se encontrem entre 80 e 90% dos mesmos de cor esbranquiçada e um 10% dos de cor âmbar. Assim se irá manter o efeito original de cada variedade.
As referências dos bancos de sementes
Sempre que se compram sementes de marijuana ou outro tipo, como sementes de CBD ou sementes de cânhamo, é conveniente ter em conta as datas e recomendações do banco de sementes produtor e no tipo de semente. Pode conseguir sementes baratas em GB The Green Brand com a que pode realizar cultivos profissionais. Eles conhecem na perfeição a variedade e vão saber orientar o cultivador para que a produção seja maior. Cabe destacar que esta data é uma aproximação e não será um dato 100% fiável, já que há uma variedade de fatores de intervêm dentro do cuidado de cada planta (condições de cultivo, se cultivada no interior ou exterior, cuidados, latitude, etc).
O que ocorre quando se corta a marijuana demasiado cedo?
Todos estes indicativos podem servir para encontrar o momento ideal para cortar as plantas de marijuana. No entanto, pode acontecer que corte demasiado cedo ou tarde demais. Aqui apresentamos algumas das consequências que ocorrem nestes casos:
Colheita antecipada
No caso em que nos adiantamos na colheita, podemos encontrar diversos problemas na qualidade e resultados como:
- Um sabor com menor intensidade.
- Botões com índices baixos de clorofila e menos terpenos.
- Pode reduzir o tamanho dos botões; fazendo-os menos densos e sem volume.
- O efeito será diferente do esperado.
Isto deve-se a que nas últimas semanas de floração, as plantas de marijuana focam-se na maturação das flores, pelo que apenas produzem substâncias para proteger as flores. Ditas substâncias encontram-se no interior dos tricomas. Muitos dos terpenos e óleos essenciais começam a mostrar-se com intensidade depois da segunda metade da floração.
Alguns dos sintomas que mostram que é demasiado cedo é que apareçam tricomas transparentes ou pistilos brancos e erguidos.
Colheita tardia
Se, pelo contrário, demore demasiado com a colheita, o que acontece é que os compostos se irão “passar”. Tal como o caso do THC, que quando se oxida, converte-se em CBN, perdendo os seus efeitos característicos. Igualmente, a planta dará como resultado o seguinte:
- Um sabor e aroma mais suave
- Efeito mais narcótico e pesado
Pode-se saber que está a colher demasiado tarde ao ver que contam com uma cor âmbar escura e pistilos de cor castanha.
Recomendações para cortar a marijuana
Com toda a informação mencionada anteriormente e as indicações do próprio banco de sementes, poderemos decidir qual será o melhor momento para cortar. O ideal para uma correta maturação deverá realizar uma lavagem das raízes, pelo menos uns 10 dias antes da colheita e reduzir a intensidade lumínica e a temperatura.
É difícil conhecer quando cortar a marijuana e realizar a colheita, mas se seguirmos estes parâmetros poderemos intuir e calcular qual será o melhor momento para cada cultivo.