Para que a tua marijuana obtenha o melhor sabor, potência e consistência é fundamental saber quando é a altura indicada para colher cannabis. No entanto, definir quando é o momento ideal torna-se por vezes uma missão para imensos cannacultivadores.
Elaborámos este post para que possas adquirir algumas das técnicas mais utilizadas e importantes para uma colheita de cannabis ideal.
Quando colher as minhas plantas de cannabis?
Efetuar uma colheita no momento indicado garante: a quantidade e tamanho máximo dos brotos e assegura o melhor nível de fitoquímicos (canabinóides, terpenos e flavonóides).
Daí ser de elevada importância garantir que não colhemos demasiado cedo, para que não colha os brotos e canabinóides ainda por maturar. Nem o caso contrário, em que poderão maturar em demasia e perder em certa parte as suas propriedades organolépticas.
Aspecto das plantas/folhas
Assim que vá chegando a altura de colher os seus tão desejados brotos, as plantas começam a dar alguns sinais. Um dos sinais mais facilmente visíveis acontece nas folhas.
A forte cor verde das folhas começa a mudar de tonalidades, adquirindo cores amarelas e uma composição mais enrugada e seca. Isto acontece porque a planta deixa de produzir clorofila e começa a absorver todos os nutrientes presentes nas folhas para os seus brotos.
Aspecto dos brotos
O aspeto dos brotos das tuas plantas será uma chave fundamental para a percepção da fase em que se encontra cada cultivo. Analisando-os, irás perceber quando será a altura adequada para efetuar a colheita das tuas consagradas plantas de cannabis.
Segundo os pistilos
Antes de mais, é importante começar por explicar o que são os pistilos. Os pistilos são os pelitos inicialmente brancos e posteriormente alaranjados, que sobressaem nos brotos das plantas cannabis (femininas). Estes são um incrível órgão feminino, através dos quais as plantas absorvem o pólen originado pelas plantas macho.
À medida que vão chegando à fase da colheita, estes pelos começam a mudar de cor, deixando as tonalidades esbranquiçadas iniciais, para adquirir cores alaranjadas e toques acastanhados. Quando se dá esta mudança e a maior parte dos pistilos ganha uma cor alaranjada, estarás a experienciar um dos importantes sinais de que deverás colher o teu cannabis.
Segundo os tricomas
Esta é das formas mais recomendadas e eficazes para verificar se a nossa marijuana está realmente pronta para a colheita. No entanto, é recomendável que o faças com a ajuda de algum tipo de microscópio.
Os tricomas são pequenas glândulas de resina que aparecem nas flores. Neles podemos encontrar a maioria dos canabinóides, sendo estes os responsáveis pelos efeitos transmitidos na hora do consumo da planta.
Os tricomas desenvolvem-se em forma de gotas na sua fase inicial. Conforme vão crescendo adquirem um formato semelhante à de um pequeno cogumelo, com um chapéu arredondado.
À medida que estas glândulas de resina se vão desenvolvendo e os canabinóides maturando, os tricomas vão mudando de cor.
- Tricomas transparentes: ainda não será a altura para a colheita, os tricomas e os canabinóides ainda estão em fase de maturação.
- Tricomas esbranquiçados: nesta fase é onde se pode obter a maior capacidade de resina e consecutivamente de canabinóides. Deverá então proceder à colheita quando a grande maioria dos tricomas (mais de 70-80% recomendável) estejam esbranquiçados.
- Tricomas de cor âmbar: estes ganham uma cor âmbar assim que vão maturando e ao mesmo tempo, transformando o THCa em CBN. O que irá provocar um efeito mais narcótico e corporal.
Ficha técnica da variedade
A ficha técnica da variedade também é um dos pontos fulcrais que devemos ter em conta. Todos os bancos de sementes fornecem as datas estimadas do período de floração para cada genética.
Embora estes períodos de tempo possam variar imenso, consoante o tipo e os cuidados de cultivo implementados. A ficha técnica deverá ser sempre um dado orientativo que podemos ter em consideração.
Riscos de colher demasiado cedo
Na última fase de floração as plantas concentram a sua energia na maturação das flores, desenvolvendo assim substâncias que as ajudem com a sua proteção. Os chamados tricomas, onde podemos encontrar a maioria de canabinóides, terpenos e azeites essenciais.
O que acaba por acontecer caso efetues a colheita demasiado cedo, é que os tricomas, canabinóides e terpenos não se irão desenvolver na perfeição. Assim sendo, o efeito será mais fraco e suave, tanto como o sabor e aroma que serão também eles mais ligeiros.
Riscos de colher demasiado tarde
Quando deixamos maturar em demasia as nossas plantas, os primeiros sinais podemos detectá-los através dos pistilos. Estes pelos ganham cores alaranjadas e castanhas escuras, ficando também mais secos. Enquanto os tricomas também terão uma cor âmbar e escura.
Estes sinais indicam a degradação de alguns canabinóides, incluindo o THC, que se converterá em grande percentagem em CBN. Neste caso, o sabor e o aroma também serão afetados negativamente.
Conclusão
Como podemos verificar, efetuar a colheita da cannabis na data adequada é tremendamente importante. Influenciando diretamente diversos fatores fundamentais no resultado final do nosso cultivo. Fatores estes como a quantidade obtida, tanto como a qualidade em geral. Seja a nível de terpenos, canabinóides, azeites essenciais e consecutivamente o seu sabor e aroma.
Para que todos estes tópicos estejam em harmonia, devemos ter em consideração o estado dos brotos das nossas plantas, a coloração dos pistilos e tricomas, tanto como as datas fornecidas pelos bancos de sementes
2 comentários a “Quando colher cannabis?”
Olá. Gosta de saber se tem alguém para que eu possa manda a foto da minha plantinha, pra saber se está na hora de colher. Obrigada
Olá Marina. Para essas questões escreva ao correio eletrónico: [email protected].
Saudações!