Uma grande parte do haxixe e do pólen de cannabis vendidos nas coffeeshops de Amsterdão ou em redes de drogas provêm do vale do Rif, em Marrocos. Mais especificamente, é elaborado na cidade de Ketama, localizada na província de Al Hoceima, no centro do Marrocos. Lá, eles utilizam um método ancestral de extração de resina: os tambores de Ketama. Neste artigo, vamos explicar detalhadamente do que se trata e forneceremos também algumas informações sobre o haxixe de Ketama.
Alguns números…
O Relatório Mundial sobre Drogas de 2016, realizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, revelou que, entre 2009 e 2014 e entre 129 países, Marrocos ocupava o primeiro lugar em termos de produção de haxixe. De fato, 40% do haxixe apreendido provém desse destino. Isso deve lhe dar uma ideia da magnitude da produção de cannabis nessas regiões.
Ketama representa a zona geográfica na qual a maior parte do haxixe é produzida. Descobriu-se que a região de Ketama sozinha concentra 95% da produção total de haxixe marroquino. Esta região possui condições ideais para o cultivo desta planta sagrada. Além disso, contribui para o desenvolvimento económico do país.
Porquê Ketama?
Ketama possui vales e inúmeros canais de irrigação e cursos de água que lhe conferem condições excepcionais para o cultivo de cannabis. Geração após geração, os habitantes de Ketama desenvolveram o cultivo de cannabis e aperfeiçoaram uma técnica ancestral que é utilizada apenas nesta parte do mundo.
As variedades cultivadas nesta região são geralmente estirpes Indica. Devido às condições ambientais, longas linhagens de genéticas afegãs e orientais invadiram a região. Isso explica-se sobretudo pela adaptabilidade e rápida floração. Essas variedades geram brotos maioritariamente adocicados com boa densidade.
Atualmente, muitos produtores locais marroquinos procuram e selecionam as estirpes mais doces para fabricar o seu haxixe caseiro. Dessas variedades, nascem haxixes famosos como o Duplo zero, o Ketama Gold ou o Sputnik, para citar apenas alguns.
Cada vez mais genéticas europeias são cultivadas no Rif, aumentando assim a qualidade do produto final. No entanto, as mudanças climáticas atuais começam a complicar lentamente o cultivo. De fato, as genéticas europeias e americanas geralmente são menos resistentes às intempéries. Os produtores do Rif continuam, portanto, a realizar pesquisas e cruzamentos para aprimorar constantemente as estirpes que têm à disposição e oferecer um produto mais alinhado com o mercado.
Como é fabricado o haxixe de Ketama?
Para a fabricação do precioso haxixe marroquino, os berberes nativos desenvolveram um sistema de extração ao mesmo tempo sofisticado e extremamente simples. Trata-se de um tambor com o qual eles extraem o pólen a seco para depois trabalhá-lo e obter vários graus de qualidade diferentes. É um sistema extremamente eficaz, considerando as quantidades astronómicas de cannabis que circulam na região.
Um simples balde serve como base para conter o pólen. Uma tela de nylon é esticada sobre o balde. Posteriormente, essa tela servirá como peneira, permitindo a passagem dos tricomas que se acumularão no balde. A etapa seguinte envolve colocar sobre a tela a erva previamente seca ao sol. Em seguida, ela será coberta por uma lona de plástico, ficando assim presa entre a lona e o tecido.
Basta bater na lona esticada com um pau ou um galho, como se estivesse a tocar tambor e ter paciência. Ao passar perto do Rif, é comum ouvir ao longe as sinfonias sincopadas dos tambores de Ketama.
Os tambores de Ketama: uma prática que tende a desaparecer?
Infelizmente, além das mudanças climáticas mencionadas anteriormente que degradam as condições de trabalho, a produção massiva tende a empobrecer o solo. De fato, a planta de cannabis é muito exigente. Se for plantada sem controle e sem regulação, favorecerá a erosão do solo até deixar apenas áreas de terra árida e inerte.
No vale do Rif, a erosão do solo é uma das mais graves e severas do mundo. Portanto, se quisermos manter viva essa cultura ancestral de produção de haxixe, devemos estar conscientes e ser mais sensíveis ao estado de nosso planeta, para que esse microclima tão especial e único não desapareça rapidamente.
Para aproveitar as virtudes medicinais da cannabis na forma de haxixe, não hesite em visitar a nossa loja online, onde encontrará haxixe de CBD com os melhores preços do mercado.