O haxixe é um extrato milenário que acompanhou diversas gerações ao longo da história, tanto a nível religioso, medicinal e mesmo até para fins recreativos. Este derivado da Cannabis, o haxixe ou “hash”, é capaz de atingir sabores, potências e efeitos muito apreciados.
Aqui explicaremos de forma mais aprofundada o que é o haxixe, quais são os seus efeitos, alguns métodos de produção e os diferentes tipos existentes.
O que é o haxixe?
O haxixe é um tipo de extração efetuada através da resina (tricomas) da planta Cannabis Sativa L. Esta extração normalmente é efetuada a partir dos brotos secos da planta Cannabis, contudo pode se extrair também através das folhas ou ramos da mesma.
O intuito é retirar todos os cristais presentes, compactando-os em blocos, bolas, cilindros ou em qualquer outro formato possível. A sua cor pode variar imenso consoante o método de produção utilizado e o nível de pureza. Normalmente obtém uma cor acastanhada, variando entre um castanho claro e escuro.
Breve história do haxixe e lendas relacionadas
O seu nome provém da palavra Árabe “Hashish” que significa erva. A sua origem exata é incerta para os investigadores, no entanto, a grande maioria aponta a sua origem para a Pérsia Antiga, território que atualmente conhecemos como Irão.
Porém, certos historiadores referem ter encontrado vestígios também no Egipto, Himalaias e na Ásia (montanhas Hindu Kush e China) com milhares de anos de antiguidade.
- O Hashish e a lenda dos Hashashin
A lenda dos “Hashashin” faz referência a um revolucionário religioso, Hassan Sabbah, também conhecido como “Velho das Montanhas”. Este profeta, não satisfeito com vários aspetos da vida política e religiosa, começou a recrutar homens com o intuito de os tornar assassinos em série e executar religiosos e políticos incómodos para ele.
O “Velho das Montanhas” reconhecido pela sua arte de oratória, recrutava e treinava estes homens com elevadas quantidades de haxixe, prometendo-lhes o paraíso na terra e no céu. Assim nasce uma seita de assassinos em 1090.
- Lenda do monge Sheik Haidar
A lenda de Sheik Haidar fala sobre um monge que, supostamente, teria descoberto o haxixe pela ingestão de folhas de Cannabis. Rendendo-se a esta experiência, fez com que os seus discípulos se rendessem também à marijuana. Usava continuamente o haxixe para as suas meditações, orações e cerimónias religiosas.
Acredita-se que o uso do “Hashish” (haxixe) se expandiu por diversos motivos relacionados. Sendo que, alguns monges, discípulos de Haidar, levaram este extrato de cannabis para a Índia; no momento da unificação de tribos mongóis, conhecidas pelo uso e propagação da cannabis, estenderam-se a territórios Persa, Ásia Central e Afeganistão.
Diferentes tipos e maneiras de produzir haxixe
Os diferentes tipos de haxixe diferem imenso consoante a técnica utilizada para a sua realização. Diferenciando-se assim no seu nome, aspeto, sabor, textura e potência dos efeitos.
[ppgbo products=”6518,6970,6529″ language=”pt”]
Haxixe em seco ou Dry Hash
Esta é uma das maneiras mais populares e simples para a realização de haxixe tradicional e também hash de CBD. Pois a sua técnica não requer demasiados materiais específicos para o seu fabrico.
Para realizar o haxixe em seco, teremos que separar a resina do material vegetal, podemos utilizar várias maneiras de extração de resina, tais como: um grinder com compartimento para o kief (tricomas), a partir de um shaker próprio para extrações, uma máquina de extração em seco ou mesmo com a ajuda de um crivo/peneira.
Charas
Um tipo de haxixe proveniente de regiões como Índia, Afeganistão, Nepal e Paquistão. Porém, o grande epicentro da cultura Charas está localizado na antiga ladeira de uma montanha do Vale de Parvati, chamada Malana.
Diz-se que esta foi a primeira maneira de extração e consecutivamente o primeiro tipo de haxixe efetuado na história. Muitos apreciadores referem que ainda hoje, este é um dos métodos mais fortes e saborosos que existem.
Este método diferencia-se do haxixe tradicional sobretudo pela sua forma de elaboração. O Charas é elaborado através da resina de plantas vivas, enquanto que o haxixe, como o referido anteriormente, realiza-se através de plantas já colhidas e secas. Poderás ainda encontrar este e outros tipos de resina de CBD, caso pretendas usufruir dos benefícios deste canabinóide, sem qualquer efeito psicoativo.
Ice-o-lator ou Water Hash
O Ice-o-lator, Water Hash, Haxixe em água, Full Melt ou Bubble Hash são todos o mesmo tipo de haxixe. Consistem na separação das glândulas de resina presentes na matéria vegetal das nossas plantas.
Para elaborar este tipo de haxixe iremos precisar de materiais como:
- Gelo
- Água
- Malhas de filtração com microns (espessura da malha) diferentes
- Máquina de extração
- Material vegetal que assim entender.
Rosin e Live Rosin
Rosin é um extrato de óleo de canábis que se efetua à base de pressão, calor, matéria vegetal e um pouco de tempo.
Essencialmente trata-se de colocar as flores dentro de um saco para rosin, colocar o saco no meio de papel vegetal ou papel para rosin, deixando algum cumprimento de papel na parte da frente, pois será onde irá ficar o nosso resultado final. Coloca-se o saco no meio do papel vegetal e seguidamente introduzi-los na prensa e começar a prensar.
[ppgbo products=”5145,3221,3956″ language=”pt”]
Devido ao calor e à força exercida pela prensa, os canabinóides e terpenos irão começar a sair em forma de óleo pegajoso. O que irá originar um extrato de altíssima potência, sabor e pureza.
- O Live Rosin é exatamente igual, porém fabricado através de marijuana recém cortada e sem secar.
Desta maneira consegue-se um nível de terpenos mais elevado, sabores mais pronunciados, uma vez que não se perdem terpenos durante o processo de secagem.
BHO (Butane Hash Oil)
O Butane Hash Oil, mais conhecido por BHO, trata-se de um dos métodos mais recentes e inovadores juntamente com o Rosin.
Este tipo de extrato implica a utilização de gás butano para a extração do concentrado de marijuana e a sua textura pode variar entre uma pasta maleável e um pedaço duro.
Para a elaboração deste tipo de extração, deve ter em consideração a sua segurança. E ter bem presente que irá utilizar um material altamente inflamável, como é o gás butano.
Pelo que se deve trabalhar, preferencialmente, num ambiente bem ventilado e com saídas de ar suficientes.
Efeitos do haxixe
Desde o primeiro momento de que falamos em haxixe e os seus efeitos, temos que ter em consideração que se trata de uma extração concentrada, tanto a nível de canabinóides como terpenos. As quais podem atingir percentagens de THC impressionantes.
O efeito dependerá de fatores tanto intrínsecos (fisonomia, idade, género) como extrínsecos (potência do haxixe, forma de produção).
Efeitos a curto prazo:
- Relaxamento
- Alteração da perceção temporal
- Aumento do batimento cardíaco
- Sonolência
- Coordenação alterada
- Emoções alteradas
- Maior sensibilidade
Efeitos a longo prazo:
- Problemas cognitivos diversos
- Apatia e motivação reduzida
- Diminuição da testosterona e disfunção erétil
- Problemas cardíacos e respiratórios
- Aumento dos transtornos psicológicos como depressão e ansiedade
- Possibilidade de adição
- Perda de neurónios e menor desenvolvimento cerebral
- Menor capacidade de controlar os impulsos
Conclusão
Podemos então considerar o haxixe como um concentrado extraído das glândulas resiníferas produzidas nas folhas, brotos e ramos da planta Cannabis Sativa. Estas glândulas, também denominadas como resina ou cristais, são compostas por tricomas, os quais contêm diversos tipos de terpenos e canabinóides.
Existem vários tipos de produção, os quais variam sobretudo consoante a região e métodos utilizados. Pelo que, consoante cada tipo de haxixe, o seu sabor, potência, efeitos e aspeto variam diretamente. Deve ter em consideração que o haxixe atinge percentagens de THC muito elevadas, pelo que os seus efeitos serão intensos e duradouros. Caso não pretenda um efeito psicoativo acentuado no cérebro, poderá optar pelo haxixe de CBD, o qual possui o mínimo legal de canabinóides psicoativos, sendo que não oferecerá qualquer efeito narcótico.
2 comentários a “O que é o haxixe e quais são os seus efeitos?”
Quero um pouco pra experimentar tenho sofrido co eplepicolia
Olá Pedro. Faculto-lhe o link da nossa loja online, onde poderá adquirir vários tipos de produtos para esse efeito. Com os quais poderá experimentar vários tipos diferentes, com amelhor qualidade e ao melhor preço. Saudações!