Na hora de cultivar cannabis seja no meio que for e no entorno que optar, é muito importante a aplicação de diferentes tipos de fungos e bactérias benéficas, as quais protegem e estimulam o sistema radicular, criando uma simbiose positiva da qual se beneficiam as duas partes, a parte colonizada e a parte colonizadora. Por isso, e graças à sua aplicação, os desenvolvimentos e as colheitas são de maior qualidade e peso, e o cultivo em geral faz-se de maneira mais simples.
Para que se possa entender um pouco melhor o funcionamento deste tipo de produtos e os resultados que podem oferecer, iremos fazer um pequeno resumo sobre do que estes se tratam, assim como explicar alguns dos produtos mais inovadores e utilizados de todo o nosso site GB. No mercado atual existe uma ampla gama de produtos ricos em fungos e bactérias benéficas e pode ser um pouco complicado eleger um de entre muitos.
Fungos e bactérias benéficos para as plantas
Os fungos são encontrados em praticamente 100% dos solos do planeta Terra, podendo ser benéficos ou prejudiciais, e funcionam como um circuito eletrónico, conectando as partes aéreas das plantas com o solo, criando uma troca positiva e benéfica para ambos. Esta função é muito mais poderosa do que podemos imaginar, pois se não existissem estes tipos de fungos e bactérias benéficas, provavelmente a vida como a conhecemos hoje não existiria. Para ter uma melhor ideia do potencial deste tipo de vida microscópica, basta saber que alguns deles poderiam acabar com a espécie humana.
Nomes de bactérias benéficas e fungos
Para que possamos entender melhor este mundo, faremos uma breve revisão dos fungos e bactérias benéficas mais usados no cultivo de cannabis e das diferenças entre eles, pois não é a mesma coisa um fungo endomicorrízico que um fungo ectomicorrízico.
Fungos endomicorrízicos
Os fungos endomicorrízicos são aqueles que penetram no interior da raiz colonizada, encontrando-se nas partes externas do próprio sistema radicular, podendo até ser vistos a olho nu. Se lavarmos um sistema radicular colonizado por esse tipo de fungo micorrízico e deixarmos a raiz exposta, podemos observar pequenas protuberâncias aderidas a elas. Alguns desses fungos são:
- Glomus intraradices
- Glomus mosseae
- Glomus etunicatum
- Glomus aggregatum
- Glomus clarum
- Glomus mososporum
- Paraglomus brazilianun
- Glomus deserticola
- Gigaspora margarita
- Trichoderma koningii
- Trichoderma harzianum
Fungos ectomicorrízicos
Os fungos ectomicorrízicos são aqueles que não penetram no interior das raízes, mais precisamente nas células delas. Logicamente, não são visíveis e o seu uso é igualmente importante ao dos endomicorrízicos.
- Pisoliyhus tinctorius
- Rhizopon fulvigleba
- Rhizopon luteolus
- Rhizopon villosullus
- Rhizopon amylogopon
- Esclerodermia citrinum
- Esclerodermia cepa
Bactérias e microorganismos
As bactérias são seres microscópicos cuja função é decompor minerais para que possam ser assimilados mais rapidamente pelas raízes, além de fixar nutrientes atmosféricos no meio de cultivo. Além disso, também são capazes de oferecer certo estímulo e proteção ao sistema radicular e à própria planta contra o ataque de diferentes tipos de insetos e microorganismos, principalmente nematóides prejudiciais.
- Azotobacter chroococcum
- Bacillus subtilis
- Bacillus licheniformis
- Bacillus azotoformans
- Bacillus megaterium
- Bacillus coagulans
- Bacillus pumilus
- Bacillus thuringiensis
- Bacillus amyloliquefaciens
- Paenibacillus durum
- Paenibacillus polymyxa
- Pseudomonas fluorescens
Fungos e bactérias prejudiciais para as plantas
Ao cultivar cannabis, é interessante não apenas conhecer os fungos e bactérias que beneficiam as nossas plantas, mas também os que podem atacá-las, a fim de evitar que isso aconteça. É importante ressaltar que uma planta sempre pode ser atacada ou colonizada por algum tipo de microorganismo, daí a importância do uso dos produtos que serão mencionados abaixo.

Os fungos que podem atacar as plantas de cannabis, mais especificamente as suas raízes, são bastante conhecidos, e existem diferentes tipos de fungos na marijuana. Por isso, vamos focar-nos um pouco mais nas bactérias prejudiciais, que podem parecer fatais à primeira vista, mas podem ser controladas graças à resistência natural das plantas e aos produtos disponíveis para evitar sua colonização. O controlo é bastante acessível se utilizado um fertilizante.
Microorganismos epífitos e endófitos
Assim como acontece com os fungos, que podem se instalar ao redor do sistema radicular ou dentro das próprias raízes, os microorganismos também podem ser divididos em epífitos e endófitos.
Os epífitos são aqueles que desenvolvem a sua vida na superfície do solo.Os endófitos, por outro lado, são aqueles que vivem dentro das próprias plantas.
Bactérias prejudiciais no cultivo de cannabis
É importante observar que as bactérias que serão mencionadas são apenas algumas, pois elas abrangem diferentes famílias com centenas e milhares de subespécies:
- Erwinia amylovora
- Xanthomonas campestris
- Pseudomonas cichorii
- Erwinia carotovora ssp. carotovora
- Agrobacterium tumefaciens
Efeitos prejudiciais causados pelas bactérias
O primeiro aspecto a ter em mente com as bactérias é que elas não podem ser vistas a olho nu, então perceberemos a sua presença quando já estiverem a causar problemas no cultivo. Estas podem ser encontradas no ar, na água, na pele, etc.
No entanto, é possível perceber as doenças que causam nos cultivos, que podem variar desde simples manchas ou mosaicos até áreas podres com um odor bastante desagradável, e até mesmo protuberâncias na base do caule. Alguns dos sintomas mais comuns são:
- Manchas
- Mosaicos
- Galhas ou áreas deformadas
- Protuberâncias no caule
- Desenvolvimento radicular, vegetativo e produtivo pobre
- Presença de tecido morto em folhas, caules e troncos
- Murchamento
Produtos ricos em fungos benéficos
Mycoplant
Mycoplant é um dos produtos compostos por fungos micorrízicos mais conhecidos, utilizados e clássicos na agricultura canábica e na agricultura convencional, pois contém um excelente percentual de Glomus Intraradices, um dos fungos micorrízicos mais utilizados na agricultura ecológica. Este tipo de fungo é perfeito para oferecer ao sistema radicular um parceiro de viagem perfeito, com o qual compartilhar alimento, ajudar a absorvê-lo melhor e permitir que se desenvolva com força e certa segurança.
[ppgbo product=”1586″ language=”pt”]
Por isso, com a sua aplicação, é possível obter colheitas de maior peso e qualidade, além de um cultivo mais fácil e simples. Geralmente é usado principalmente no início do cultivo ou após cada transplante, embora seja perfeito para aplicar em sementes que estão a germinar ou em clones ainda não enraizados. Também é perfeito para prevenir o ataque de fungos e bactérias prejudiciais às plantas, aplicando-o em irrigação ou pulverização.
Piranha
Piranha de Advanced Nutrients é um produto misto composto por diferentes tipos de fungos e bactérias, os quais, neste caso, criam um ambiente ideal para que as raízes se desenvolvam a uma velocidade incrível, sem sofrer contratempos devido ao ataque de fungos prejudiciais. Neste caso, estamos a falar de um produto em estado líquido, que nos permite aplicá-lo sem nenhum inconveniente em meios de cultivo hidropónicos.
[ppgbo product=”1011″ language=”pt”]
Para obter os melhores resultados com o Piranha, o ideal é aplicá-lo em combinação com o Tarantula e o Voodoo Juice, os quais foram projetados para serem aplicados em conjunto e gerar um sistema radicular sem igual. A aplicação do Piranha nas duas primeiras semanas de crescimento e nas duas primeiras semanas de floração é mais do que suficiente para gerar efeitos muito positivos no cultivo.
Kraken
Kraken é um produto bastante particular composto por um tipo de fungo que foi descoberto recentemente (Glomus Iranicum var. Tenuihypharium), o qual se consegue desenvolver e proliferar em solos áridos com pH muito alto. Isso indica que a sua resistência e capacidade de sobrevivência são muito altas, o que nos permite utilizá-lo em praticamente qualquer situação de cultivo, obtendo excelentes resultados.
[ppgbo product=”3820″ language=”pt”]
Com a sua aplicação, o que se consegue é desenvolver o sistema radicular de forma exuberante como poucos fungos conseguem fazer, o que significa que a necessidade de água por parte da planta aumentará, assim como a demanda por nutrientes. O Kraken pode ser aplicado no crescimento e na floração, embora seja mais recomendável fazê-lo após cada transplante.
Produtos ricos em bactérias benéficas
Voodoo
Voodoo Juice é um produto elaborado por Advanced Nutrients, com o qual a captação de nutrientes e a sua transformação para que sejam assimilados pelas raízes serão aumentadas significativamente. Isso é possível graças à grande quantidade de bactérias e microorganismos que contém. Com a sua aplicação, além dos benefícios mencionados, também é possível corrigir excessos de nutrientes ou bloqueios no meio, pois a decomposição que oferece sobre estes é muito alta.
[ppgbo product=”573″ language=”pt”]
Neste caso, também estamos a falar de um produto líquido de fácil aplicação, assim como o Piranha, que para oferecer os melhores resultados deve ser combinado com o Tarantula e o Piranha. Estes devem ser aplicados durante as duas primeiras semanas de crescimento e durante as duas primeiras semanas de floração, para obter resultados ótimos.
Bactohemp
Bactohemp é talvez um dos produtos ricos em bactérias e microorganismos mais utilizados pelos cultivadores caseiros, devido ao seu custo reduzido, formato, resultados e modo de uso fácil. Além disso, por estar parcialmente composto por algas Ascophyllum Nodosum, as plantas tratadas adquirem um verde muito vivo, chamativo e aumentam seu vigor, o que indica que a saúde está excelente.
[ppgbo product=”2701″ language=”pt”]
Bactohemp foi projetado com bactérias que estimulam o desenvolvimento vegetativo e radicular. Para a fase de floração e para variedades automáticas, devem ser utilizados Bactobloom e Bactomatik, respectivamente. A melhor maneira de aplicar o Bactohemp é fazê-lo apenas uma vez durante o crescimento e vários dias após o transplante. Desta forma, é mais do que suficiente para observar mudanças nas plantas.
Mammoth P
Provavelmente um dos produtos mais avançados na agricultura canábica em termos de desenvolvimento radicular, pois com apenas algumas aplicações, pode-se observar as raízes a expelir pelos orifícios de drenagem de forma descontrolada.
[ppgbo product=”4168″ language=”pt”]
Isso é possível graças ao árduo trabalho realizado para oferecer a combinação justa e necessária de bactérias com alto poder de desenvolvimento, para cobrir todo o ciclo de vida das plantas tratadas. Para obter os melhores resultados com o Mammoth P, o ideal é aplicá-lo durante a fase de crescimento e nas primeiras semanas de floração, levando em consideração que a demanda por alimento das plantas será maior do que o normal.
Great White
Obviamente, não podemos deixar de mencionar um dos produtos mais completos e eficientes do mercado nesse sentido. Great White Granula 1 possui uma ampla e perfeita combinação de fungos e microorganismos eficazes, que ajudam a garantir que a planta e o sistema radicular fiquem perfeitamente protegidos e tenham a capacidade de assimilar todos os nutrientes aplicados.
[ppgbo product=”4328″ language=”pt”]
Será necessário deixar que a sobre fertilização ou bloqueios no meio de cultivo passem. E não é para menos, pois é composto por mais de 30 tipos diferentes de fungos e bactérias benéficas. Para obter os melhores resultados, recomenda-se a sua aplicação após cada transplante, sendo suficiente repetir a aplicação a cada 2 ou 3 meses.