Atenção GBAtenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios GBEnvios à Península Ibérica grátis desde 30€
Valoração GB9/10 Valoração
discreto GBEnvio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Fumar alecrim: que efeitos tem e com que pode ser misturado?

Fumar alecrim ou outras ervas aromáticas é uma prática que remonta à antiguidade. A maioria das culturas tem feito isso há milênios com propósitos rituais ou medicinais. Embora, quando pensamos em fumar, automaticamente o associamos ao tabaco ou à cannabis, a realidade é que existem muitas outras ervas que podem ser fumadas e que proporcionam diferentes efeitos. Ao serem queimadas, algumas plantas têm efeitos relaxantes ou estimulantes. Outras podem melhorar o humor ou a concentração. E o melhor de tudo é que podem ser misturadas. A seguir, explicamos quais ervas podem ser fumadas e mostramos a receita para criar a mistura perfeita.

Quais ervas podem ser fumadas?

Todas as ervas podem ser fumadas? Em geral, se uma erva é segura para infusão, também é segura para ser fumada, embora o seu efeito dependa dos fitoquímicos presentes na sua composição. Um dos principais benefícios de fumar ervas medicinais é que os seus efeitos são imediatos, uma vez que o composto atravessa a barreira hematoencefálica em apenas 8 segundos. Assim, embora fumar não seja saudável, graças a essa ação rápida, certas ervas podem ser úteis para um alívio ocasional e instantâneo de alguns sintomas.

Fumar alecrim

Fumar alecrim está a despertar cada vez mais o interesse de quem deseja eliminar o tabaco e a nicotina. Esta erva aromática mediterrânea pertence à mesma família da salva e da hortelã. É uma excelente fonte de antioxidantes, potássio, ferro e cálcio, e possui um sabor forte, intenso e inconfundível, tanto no seu uso culinário como fumada ou bebida em infusão.

O principal problema de fumar diferentes ervas aromáticas ou medicinais é que há poucos estudos sobre os possíveis efeitos, doses ou riscos, de modo que só podemos basear-nos em experiências de utilizadores.

Que efeitos provoca fumar alecrim?

Fumar alecrim deixa a pessoa alterada? De acordo com evidências anedóticas, o alecrim pode ter efeitos relaxantes, possivelmente relacionados com o terpeno cariofileno, um composto aromático também presente noutras plantas, incluindo a cannabis. Este composto é capaz de ligar-se aos receptores CB2 do sistema endocanabinoide, tal como o CBD, podendo assim ajudar a aliviar o stress.

Consumir alecrim, geralmente em chá ou cápsulas, tem benefícios medicinais comprovados. No entanto, não existem provas científicas de que fumar esta erva ofereça as mesmas propriedades, uma vez que muitos compostos vegetais não resistem ao calor da combustão.

Misturar ervas com cannabis: sim ou não?

Além do alecrim, há outras ervas que podem ser fumadas em vez de tabaco. Por exemplo, a camomila é uma erva medicinal muito comum e acessível, conhecida pelos seus efeitos relaxantes e pelo seu sabor suave e doce. Tanto a camomila como o alecrim podem ser misturados com flores de CBD ou de cannabis para fazer um charro, ou seja, um cigarro de cannabis misturado.

ervas com cannabis

Geralmente, os charros são preparados com tabaco, embora os puristas o considerem um sacrilégio. Contudo, muitas pessoas fumam cannabis misturada por vários motivos. Por um lado, isso permite que as suas reservas durem mais tempo e, por outro, melhora a combustão da erva. No entanto, como o tabaco é viciante e contém substâncias tóxicas e cancerígenas, é melhor evitá-lo e optar por outras ervas.

Ervas aromáticas para um cigarro herbal

As ervas aromáticas podem ser fumadas sozinhas ou misturadas com flores de CBD, cannabis, haxixe, pólen, etc. As combinações possíveis são quase infinitas. Além do alecrim e da camomila, estas são outras plantas que podem ser utilizadas para fazer um cigarro herbal:

  • Verbascum (Verbasco). É utilizado em algumas culturas como substituto do tabaco. Em infusão, é benéfico para a saúde pulmonar.
  • Lavanda. Destaca-se pelo seu agradável aroma e efeito relaxante. É frequentemente misturada com outras ervas para suavizar o sabor.
  • Cauda de leão. Originária da África do Sul, é tradicionalmente utilizada para reduzir o stress e melhorar o humor.
  • Trevo vermelho. É conhecido pelas suas propriedades relaxantes.
  • Erva-mate. Famosa como infusão estimulante e rica em antioxidantes, também pode ser fumada para obter um efeito semelhante ao do café.
  • Damiana. É frequentemente utilizada para tratar dores de cabeça e depressão. Atua também como estimulante mental e afrodisíaco, com um sabor semelhante ao da cannabis.
  • Hipérico (Erva-de-São-João). Conhecida como sedativo e antidepressivo natural.
  • Erva-dos-gatos. Possui efeitos calmantes, favorece o sono e a digestão, alivia dores de dentes e regula a menstruação.
  • Artemísia. Relaxa o corpo e melhora a qualidade do sono.
  • Alteia. É benéfica para a saúde pulmonar e, fumada, oferece um excelente sabor à mistura.
  • Casca de salgueiro. Contém salicina, o precursor natural da aspirina, com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.
  • Hortelã. Possui um sabor e aroma agradáveis, relaxa os nervos e estimula a circulação.
  • Sálvia. Tem um ótimo sabor e aroma, além de proporcionar um efeito relaxante.
mistura de ervas

Como fazer a mistura de ervas perfeita

Estas são apenas algumas das ervas aromáticas que podem ser utilizadas para fumar, mas o mundo botânico é imenso e oferece muitas possibilidades. Misturar diferentes ervas com cannabis ou com outras plantas é uma forma divertida de criar um produto personalizado e desfrutar de uma variedade única de sabores e efeitos terapêuticos. Para preparar uma mistura herbal, siga estas orientações:

Comece com uma base

A base é a erva predominante, que pode ser uma flor de cannabis ou outra erva, como o verbo. A base deve representar 50% do seu cigarro herbal e deve ser uma variedade macia e estruturada para fornecer firmeza.

Adicione as ervas

O próximo passo é adicionar as ervas com os efeitos desejados. Por exemplo, se quiser um efeito estimulante, pode adicionar erva-mate, damiana e ginseng. Isso deve representar 40% da mistura.

Fumar alecrim

O toque de sabor

Os 10% restantes são preenchidos com uma erva de perfil aromático mais intenso, como hortelã, sálvia ou lavanda.

Não é necessário misturar muitas ervas para criar um charro ou cigarro de ervas. Pode-se simplesmente fumar alecrim com marijuana numa proporção de 50/50, garantindo uma ótima experiência. No entanto, também vale a pena experimentar com o que a natureza nos oferece.

Click to rate this post!
[Total: 3 Average: 4.7]

Erik Collado Vidal

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Flecha arriba