Os comestíveis elaborados à base de canábis têm vindo a despertar imensa curiosidade dentro deste setor ao mesmo tempo perguntamo-nos qual será o efeito da canábis nos alimentos.
Co o objetivo de esclarecer qual o efeito da canábis nos alimentos e de que maneira nos afeta o consumo destes comestíveis elaborámos este post que irá esclarecer qualquer dúvida existente.
O que são comestíveis de marijuana?
Os alimentos produzidos à base de canábis, também denominados como comestíveis de canábis/marijuana, são todos aqueles produtos alimentares que sejam infundidos com canábis. Seja qualquer tipo de comida ou bebida que contenha marijuana, sendo as infusões obtidas através de flores, extrações, óleos ou qualquer outro derivado canábico.

As origens dos comestíveis canábicos remonta a um passado longínquo, sendo que atualmente estão a ganhar cada vez mais popularidade, pela vasta oferta de produtos feitos através da canábis que podemos encontrar. Sejam estes batidos, bolos, gomas ou os mais famosos Brownies de marijuana.
Possíveis efeitos dos alimentos com canábis
É de elevada importância referir que qualquer produto que contenha canábis, pode produzir efeitos distintos a cada indivíduo, pelo seu espectro amplo e variado que os seus canabinóides apresentam. Alguns destes efeitos são:
- Sentimento de relaxamento físico e cerebral
- Dores de cabeça
- Sonolência
- Alteração do estado de espírito
- Ansiedade ou ataque de pânico
- Paranóia ou agitação
- Alteração das habilidades motoras
- Vómitos
Os efeitos da canábis nos alimentos dependerão também da frequência com que se consuma canábis, da tolerância de cada indivíduo, das doses consumidas e ainda do sistema endocanabinóide de cada pessoa. No entanto, deverá sempre contactar com o seu especialista de saúde antes de ingerir qualquer alimento que possua marijuana.
Diferenças entre comestíveis canábicos e fumar canábis
A marijuana fumada ou vaporizada, entra diretamente para os pulmões através do fumo, este que é absorvido através dos alvéolos que cobrem as paredes dos pulmões, os quais posteriormente distribuem rapidamente os canabinóides pela corrente sanguínea.
Contrariamente ao referido anteriormente, os comestíveis são digeridos e metabolizados por diferentes órgãos. Sendo que, quando ingeres canábis, a tua saliva imediatamente começa a decompor o THC (caso o possua), chegando ao estômago e posteriormente ao fígado, convertendo-se em 11-hidroxi-THC.
E o que é o 11-hidroxi-THC?
Após digerido algum produto que contenha THC, assim que este canabinóide chega ao fígado este converte-o em 11-hidroxi-THC que é o principal metabólito ativo do THC. Esta substância química tem um efeito psicoativo semelhante ao THC, no entanto consegue passar a barreira hematoencefálica mais facilmente, o que provoca efeitos mais duradouros e por vezes mais acentuados.
O 11-hidroxi-THC é bastante eficaz quanto à produção de efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.
Vantagens dos comestíveis de marijuana
A marijuana em formato de comestível, quando comparada com o canábis fumado ou vaporizado pode trazer diversos benefícios para os consumidores. Estas são algumas das vantagens dos comestíveis de marijuana.
- Não produz danos respiratórios tal como a canábis fumada ou vaporizada
- Habitualmente possuem um efeito mais forte e duradouro
- São mais discretos
- Via saborosa, criativa e agradável de consumir
- Mais eficaz para pessoas que usam a canábis como fins terapêuticos, seja em doenças como a depressão, parkinson ou apaziguamento de dores crónicas
Contudo, é de tremenda importância referir que, não aconselhamos qualquer tipo de ingestão de produtos derivados da canábis, caso o pretenda fazer ou tenha curiosidade contacte um profissional de saúde especializado.
Conclusão
Tal como a profunda relatividade das distintas preferências entre as subespécies da canábis, definir a melhor maneira para que este seja consumido também é discutível, consoante a preferência, intuito de cada indivíduo, entre muitos outros fatores.
Porém podemos observar que, a ingestão de alimentos derivados da canábis passa por um processo distinto e mais demorado do que quando este é inalado ou fumado.
Os comestíveis possuem certos benefícios para os seus utilizadores, sobretudo quando utilizado para fins terapêuticos. A ingestão de comestíveis canábicos, pode originar possíveis efeitos secundários, do quais devemos estar alerta e conscientes.