O término descarboxilação parece complicado e quase ilegível, porém, pô-lo em prática é bem mais simples do que o que parece. De facto, é fundamental se quer ativar os princípios oxidativos da marijuana, já que se a consumir crua não poderá produzir os efeitos esperados. A questão é, em que consiste a descarboxilação da marijuana?
O que é a descarboxilação da marijuana?
A descarboxilação é um processo químico que provoca uma reação molecular ao aplicar calor aos canabinóides não psicoativos da cannabis. Ao aquecer a marijuana, ela ativa as suas propriedades psicoativas que se encontravam inativas até então.
Isso acontece porque os botões de cannabis crus estão no seu estado ácido, ou seja, contêm THCA e CBDA, que quando expostos a certa temperatura se transformam em THC e CBD. Assim acontecerá também com os restantes compostos da cannabis respetivamente.
Isso não significa que fumar cannabis crua não produza qualquer efeito. Nesse caso é diferente, pois ao fumar ou vaporizar, a descarboxilação da cannabis ocorre automaticamente, transformando o THCA em THC instantaneamente e conferindo à erva todas as suas propriedades. No entanto, fumar ou vaporizar não é incompatível com a realização da descarboxilação da cannabis antes, para ativar de forma mais eficaz os canabinóides e terpenos.
Para realizar uma descarboxilação da marijuana bem-sucedida, é necessário controlar dois elementos com precisão: o tempo e a temperatura. A forma mais comum de fazer isso é levar ao forno a cannabis triturada a aproximadamente 110ºC por cerca de 30-45 minutos. É importante não ultrapassar os 120ºC e controlar rigorosamente a temperatura, pois se for excedida, alguns terpenos começarão a evaporar, resultando na perda de aroma e propriedades.
Apesar de o forno ser o método mais utilizado, também é possível descarboxilar a erva no microondas ou em banho-maria, embora este último seja menos comum.
Como descarboxilar a marijuana
A descarboxilação da cannabis é necessária quando se vai ingerir em receitas com cannabis, como quando é adicionada a um brownie, cookies, ou quando se faz manteiga de cannabis, etc.
Ao fumar ou vaporizar, não será necessário fazê-lo porque a chama do isqueiro ou o calor do vaporizador automaticamente descarboxilam a substância, tornando desnecessário o processo de descarboxilação prévia para ativar os canabinoides.
Os métodos mais utilizados para realizar a descarboxilação:
Descarboxilação
Utensilios
- 1 Forno
- 1 Microondes
Ingredientes
- Cannabis
Elaboración paso a paso
Descarboxilação da cannabis no forno
- Para descarboxilar no forno, siga estes passos simples:
- Pré-aqueça o forno a 110ºC.
- Triture a cannabis de forma homogénea com um grinder ou qualquer utensílio com o que obtenha o mesmo efeito, para que o calor afete toda a erva seca de maneira uniforme.
- Num tabuleiro, coloque papel vegetal e espalhe uniformemente a cannabis numa camada fina.
- Assim que o forno estiver quente, coloque o tabuleiro durante 45 minutos.
- Retire o tabuleiro com cuidado para não se queimar.
- A cannabis terá mudado de uma cor verde para adquirir uma tonalidade acastanhada-amarelada. Isso é totalmente normal e significa que foi descarboxilada com sucesso.
Descarboxilação da cannabis no microondas
- A descarboxilação da erva no micro-ondas é o método mais rápido para descarboxilar a cannabis. No entanto, também é o mais arriscado, uma vez que o microondas fornece calor de forma mais rápida e concentrada do que o forno, sendo necessário controlar a temperatura e estar atento para não queimar a substância.
- Estes são os passos a seguir para a descarboxilar no microondas:
- Triture a cannabis com um grinder ou algo similar.
- Coloque a erva num prato e coloque-o no micro-ondas.
- Aqueça por 3 minutos a uma temperatura média.
- Atenção! Cada microondas é diferente, portanto, é de extrema importância prestar atenção na cannabis para garantir que a descarboxilação tenha sido concluída com sucesso. Pode ser necessário aplicar mais calor após essas etapas, repetindo os passos e monitorando cuidadosamente o produto para evitar que se queime.
- É importante prestar atenção durante a primeira tentativa de descarboxilação, pois o microondas usado pode ser muito potente e queimar a matéria vegetal.
- Para determinar se a cannabis foi bem descarboxilada, é necessário usar os sentidos. Por um lado, deve-se observar a mudança de cor para um tom acastanhado, semelhante ao que ocorre no forno. Por outro lado, deve-se notar um forte e agradável aroma, mas nunca cheirar a queimado.
Descarboxilação da cannabis em banho-maria
- A descarboxilação em banho-maria é o método mais lento para descarboxilar a marijuana. A vantagem deste processo é que o odor é menos instenso, portanto, a casa não ficará impregnada com o intenso cheiro da cannabis descarboxilada. Além disso, é mais difícil estragar o produto.
- Para descarboxilar a marijuana em banho-maria, siga estas etapas:
- Neste caso, não é necessário triturar a cannabis, basta parti-la em pedaços maiores.
- Coloque o resultado numa panela mais pequena.
- Leve a água para ferver na panela maior e de seguida introduza a panela mais pequena na água a ferver.
- Reduza a temperatura para cerca de 95ºC assim que começar a ferver. Esta é a temperatura máxima à qual a água pode ser mantida sem ferver.
- Deixe em banho-maria por aproximadamente uma hora.
Outros métodos de descarboxilação da cannabis: Descarboxilador Infusor Nebula
O Descarboxilador Infusor Nebula é um dispositivo projetado exclusivamente para descarboxilar, tanto as flores da planta de cannabis quanto as de qualquer outra planta que será usada para preparações botânicas. O seu controlador de temperatura mantém o calor constante pelo tempo exato necessário para um processo ideal.
Como resultado, a cannabis obtida será de alta qualidade, com todos os seus princípios ativos intactos, proporcionando maior efeito, sabor e aroma.
Para descarboxilar com este inovador dispositivo, basta inserir as flores em pedaços pequenos, selecionar a temperatura e o tempo indicados e aguardar que os princípios ativos apareçam sem a necessidade de monitorizar a cannabis durante todo o processo.
Em suma, a descarboxilação da marijuana é necessária, especialmente quando se pretende cozinhar com cannabis. Se esse processo não for realizado, os canabinóides das flores da planta permanecerão na sua forma ácida e não serão obtidos efeitos. Existem vários métodos como descarboxilar erva, entre os quais cada pessoa poderá escolher consoante as suas necessidades e preferências.