Os pirulitos de maconha são uma das muitas formas de consumir esta erva. De facto, os doces comestíveis são uma forma bastante popular, seja em gomas, rebuçados, chupa-pirulitos ou produtos de pastelaria como brownies, bolachas, queques ou bolos. Podem ser feitos com cannabis rica em THC, para ter um efeito psicoativo, ou com produtos à base de CBD, que não provoca qualquer “moça”, mas tem vários benefícios terapêuticos interessantes.
Como afetam os comestíveis de maconha?
Os pirulitos de maconha e outros comestíveis proporcionam uma experiência muito diferente de fumar ou vaporizar. São uma excelente alternativa para pessoas que não gostam ou não podem fumar. São também perfeitos para animar uma festa especial. A maconha ingerida provoca uma viagem bastante intensa e muito diferente daquela produzida pela erva inalada. O único problema é que é necessário ter muito cuidado, pois os efeitos demoram bastante a manifestar-se e é mais difícil calcular a dose correta.
Por outras palavras, uma pessoa pode comer uma chuva de cannabis e esperar uma hora sem sentir nada, até que decide comer um segundo doce e percebe que, precisamente nesse momento, o primeiro começa a fazer efeito. Esta situação é muito comum, por isso, ao consumir comestíveis com THC, é fundamental saber esperar e não ter pressa. Também se recomenda experimentar apenas metade da dose recomendada e aguardar pelo menos uma hora e meia antes de consumir mais. A viagem da maconha comestível pode demorar a chegar, mas pode durar várias horas.
Como fazer pirulitos de maconha
Muitas pessoas que nunca cozinharam com cannabis pensam que basta adicionar a erva à receita para criar comestíveis de maconha. No entanto, isso não só não terá efeito, como provavelmente terá um sabor horrível. Para fazer qualquer tipo de comestível com esta planta, é necessário primeiro descarboxilar e depois infundir numa substância gordurosa. Outra opção é criar uma tintura. Explicamos como fazer abaixo.
Como fazer uma tintura de cannabis
Fazer uma tintura de maconha (ou de flores de CBD) é mais fácil do que parece. Não precisas de equipamentos ou ferramentas especiais.
Ingredientes e materiais
- 30 gramas de flores de cannabis curadas
- 2 chávenas de álcool de alta graduação ou glicerina vegetal
- Moinho para triturar a cannabis
- Papel vegetal
- Tabuleiro de forno
- Paño de muselina (para coar)
- 2 filtros de café
- Copos medidores
- Elástico
- Funil pequeño
- 2 frascos herméticos de vidrio
- Frascos con cuentagotas
Preparação da tintura
Como mencionado antes, o primeiro passo é descarboxilar a marijuana. Isto significa aquecer as flores para ativá-las. Ao aquecer a erva, o THCA, que é um canabinoide não psicoativo, transforma-se em THC, a substância que provoca os efeitos. O mesmo acontece com o canabidiol: a descarboxilação converte CBDA em CBD.
Para este processo, primeiro triture as flores até obter uma moagem grossa. Pré-aqueça o forno a 110ºC e forre o tabuleiro com papel vegetal. Espalhe a marijuana no tabuleiro e deixe assar durante cerca de 30-45 minutos. Deixa arrefecer e guarda num dos frascos herméticos.
Adicione álcool ou glicerina até cobrir completamente a erva. Aproximadamente 2 chávenas. Fecha o frasco e deixe repousar num local escuro e fresco durante 6-8 semanas. Quanto mais tempo repousar, mais potente será a tintura. Agite o frasco todos os dias para misturar bem e continuar a extrair os tricomas da flor.
Receita para fazer pirulitos de maconha
Agora que temos os ingredientes base com cannabis, podemos fazer os nossos pirulitos de maconha.
Ingredientes e materiais
- 1 chávena de açúcar
- ¼ de chávena de água filtrada.
- 3 colheres de sopa de manteiga de cannabis ou 3 de tintura.
- 1 gota de colorante (opcional)
- ½ chávena de xarope de milho ou outro adoçante.
- 1 colher de sopa de aroma de limão (ou outro sabor a gosto)
- Formas para pirulitos.
Aqueça um tacho em lume médio e adicione a manteiga de cannabis. Se estiveres a usar tintura, podes untar o tacho com um pouco de manteiga normal.
Adicione o açúcar, o xarope e a água filtrada. Mexa continuamente até o açúcar derreter e ganhar uma cor dourada. Adicione algumas gotas de corante e deixe ferver até atingir 150ºC.
Se usares tintura, espera até arrefecer para 106ºC antes de a adicionar. Misture bem e verta nas formas, colocando um pauzinho em cada uma.
Deixe arrefecer e endurecer antes de desenformar. Agora tens os teus pirulitos de THC e CBD prontos para consumo. Guarda-os e desfrutar com moderação.