Atenção GBAtenção personalizada +34 96 206 62 98
Envios GBEnvios à Península Ibérica grátis desde 30€
Valoração GB9/10 Valoração
discreto GBEnvio discreto

Visita a nossa Loja Online Flecha derecha

Como matar os tripes das plantas de marijuana

Eliminar os tripes das plantas de marijuana pode ser uma tarefa complicada se não tivermos conhecimento sobre o tema. Por isso, explicaremos como prevenir, identificar e combater esta praga; uma das mais comuns em todos os cultivos.

Prevenção dos trips na cannabis

Prevenir uma praga é sempre melhor do que ter que eliminá-la. Para evitar que os tripes infestem as plantas de marijuana, estas devem estar o mais saudável possível. Uma das formas de conseguí-lo é aplicar produtos que aumentem as defesas do vegetal de forma natural. 

Por outro lado, os produtos preventivos, podendo efetuar uma aplicação sistemática, ajudam a que os tripes da marijuana se sintam incómodos e não se proliferem. 

9 conselhos para a prevenção dos tripes

  • Aplicar produtos fitofortificantes. 
  • Utilizar preventivos sistemáticos por via foliar e no solo. 
  • Colocar tiras atrapa-insetos.
  • Cobrir a superfície do substrato com plástico. 
  • Utilizar um substrato de qualidade. 
  • Não introduzir clones ou plantas de outros cultivos sem mantê-los em quarentena e desinfetá-los antes.
  • Esterilizar toda a zona ou sala de cultivo, antes e depois, assim como as ferramentas de trabalho.
  • Evitar temperaturas altas.
  • Não empapar o substrato dos cultivos de cannabis.
Prevenção biológica tripes

É importante aplicar preventivos no substrato porque o inseto realiza todo o seu processo de metamorfose até que chegue à etapa adulta no solo. Além do mais, a temperatura da terra deve manter-se inferior aos 25ºC, já que os entornos quentes e húmidos são propícios à sua reprodução. 

Como detetar uma praga de tripes 

A forma mais fácil de identificar os tripes das plantas da marijuana é observando diariamente as plantas. Quando estes rondam os seus cultivos deixam sinais da sua passagem, o mais característico são umas pequenas marcas na folha. Nestas manchas, podem ver-se pequenas partes brilhantes e pontos negros, resultados das suas defecações. 

Adicionalmente, estes insetos contêm substâncias tóxicas na saliva que podem causar deformações nas folhas das plantas de cannabis, o que é uma clara evidência da presença de tripes na marijuana.

Encontrá-los é mais complicado, ainda que o possa conseguir com uma lupa ou microscópio portátil. Medem cerca de 0,3 mm a 14 mm de comprimento e o seu espectro varia consoante o estado de vida em que se encontre. Normalmente, localizam-se ao revés das folhas (parte inferior) e podem ser de cor branca, verde claro, cinzento, acastanhados ou completamente negros, com asas ou sem asas.

Ciclo vital dos tripes

Ciclo vital dos tripes

Que danos originam os tripes? 

Os trips põem os seus ovos entre os tecidos das folhas, pelo que, quando eclodem, aparece uma pequena ferida que deixa indefesa a planta de qualquer tipo de bactéria ou fungo prejudicial e será desta maneira como mais afetam as plantas. A partir daí, absorve a seiva para alimentar-se, gerando marcas e secreções. 

A energia da planta cannabis centrar-se-à em reconstruir o seu tecido, pelo que a planta perderá vigor e irá travar de certo modo o seu desenvolvimento. Se o prejuízo é muito grande, poderá acabar na sua morte, sobretudo se é jovem. As adultas costumam contrair algum tipo de fungo ou doença. 

Como eliminar os tripes das plantas

Quando a praga se tenha estendido pela planta de cannabis, uma das poucas opções que nos resta é eliminá-los com substâncias específicas para isso. 

Há que ter em conta que os tripes se desenvolvem primeiro nas folhas e depois descem ao solo para continuar a sua metamorfose. Terminada, volta a subir para reproduzir-se. Portanto, há que trabalhar tanto no solo como na parte aérea da planta para combater por completo os tripes das plantas. Além do mais, é uma praga com um grande poder reprodutivo. 

Inseticida para tripes

  • Torta de neem. Produto orgânico e sistemático que fornece nutrientes e melhora a estrutura do solo. Efetivo no substrato mas, sobretudo na parte aérea. Evita a oviposição das fêmeas e a capacidade reprodutiva dos machos. 
  • Soil Care de Boom Nutrients. Ajuda no desenvolvimento do sistema radicular e evita que seja afetado por microorganismos indesejados. Aumenta as defesas naturais da planta e mantém afastados os insetos como larvas ou nematóides. 
Inseticida para tripes
  • Cythrin Garde. Elimina de forma efetiva as pragas mais comuns (mosca branca, aranha vermelha, pulgões, etc.). Atua por contato e por ingestão, e pode-se usar como preventivo ou como combativo. 
  • Tiras azuis e amarelas. Utilizam-se para os tripes de marijuana tanto em cultivos de interior como de exterior pelo seu módico preço e excelentes resultados. Existem muitas cores, mas para este inseto recomendam-se as tiras azuis e amarelas
  • Orius Laevigatus. É um depredador natural do trip. Recomenda-se introduzi-lo no cultivo para eliminar de forma voraz este inseto sem adicionar nenhuma substância desnecessária ao cultivo. 
  • Terra de diatomeas. Produto orgânico muito utilizado na agricultura ecológica para combater uma multidão de pequenos insetos. Os seus componentes irão desidratá-los, inclusive perfura-lhes o coração, quando entram em contato com a terra. Além do mais, estimula o crescimento da planta e melhora o substrato. 

Como agir após eliminar os tripes das plantas

Após eliminar a praga de tripes, é recomendável fazer uma limpeza minuciosa tanto da parte aérea quanto do substrato da planta para garantir que nenhum inseto tenha sobrevivido e eliminar qualquer vestígio de fezes e ovos.

O sabão de potássio ou o sabão fosfórico são ambos uma excelente opção: não só limpam a planta, como também possuem propriedades inseticidas. Também é importante desinfetar completamente o ambiente e não reutilizar o substrato.

Por fim, é importante destacar que é recomendável utilizar sempre produtos de origem orgânica para combater uma infestação, pois eles não adicionam produtos prejudiciais à saúde dos consumidores. No entanto, no caso de resistência dos tripes na cannabis, pode-se considerar o uso de um inseticida químico apenas na fase vegetativa, nunca durante a floração.

Click to rate this post!
[Total: 9 Average: 4.6]

Erik Collado Vidal

Con más de 10 años de experiencia en la industria del cannabis, sus experiencias y aprendizaje son la base del éxito de GB The Green Brand.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Flecha arriba