Se tens uma boa quantidade de erva mas nenhum material para fumar, podes ser criativo e fazer as tuas próprias ferramentas usando objetos comuns. Com uma garrafa de plástico, uma lata de refrigerante, uma caneta e um pouco de folha de alumínio, podes criar cachimbos caseiros para desenrascar. Não é o ideal, mas é divertido e cumpre a sua função. Aqui ficam algumas ideias engenhosas.
[ppgbo products=”6286,7956,6890″ language=”pt”]
Cachimbos caseiros com latas de refrigerante
Pega numa lata de refrigerante vazia e podes fazer um cachimbo simples mas resistente. No entanto, lembra-te que as latas são feitas de folha-de-flandres e alumínio e podem cortar, por isso manuseia-as com cuidado.
- Primeiro, faz uma pequena reentrância pressionando ligeiramente no centro da lata.
- Usa um alfinete para fazer cerca de 20 furos na parte afundada. Esta será a cova para a erva.
- Depois, usa uma tesoura ou uma chave de fendas para fazer um buraco maior num dos lados da parte afundada, que funcionará como carburador.
- Retirar a argola da lata para não atrapalhar e preparar os furos aquecendo-os com um fósforo ou isqueiro para evaporar quaisquer resíduos químicos na superfície da lata.
- Para usares este cachimbo caseiro, coloca a erva na reentrância e aproxima o buraco de beber à boca.
- Cobre o carburador com o dedo, asciende a erva, inhala o fumo e solta lentamente o carburador.
Cachimbos caseiros com fruta

Também podes fazer um cachimbo usando fruta para desfrutar de uma experiência ainda mais única. A melhor fruta para isso é a maçã, pois é firme, carnuda e fácil de manusear.
- Retira cuidadosamente o caroço da maçã sem perfurar completamente. Podes usar uma caneta vazia ou uma faca.
- Faz outro buraco num dos lados para se conectar ao primeiro. Este será o bocal para inalar.
- Falta um buraco extra para o carburador. Deve estar no lado onde vais segurar a maçã.
- Para fumar, usa a reentrância do caule como cova para a cannabis e inala.
- Se não for confortável, podes inserir uma caneta vazia ou um pedaço de palhinha na parte do bocal.
Cachimbo caseiro com garrafa de plástico
Com uma garrafa de plástico vazia, também podes fazer um cachimbo muito funcional e fácil de fabricar.
- O primeiro passo é fazer um furo perto do gargalo da garrafa, que será o orifício por onde vais fumar. Podes colocar a boca diretamente, mas é muito mais confortável usar uma palhinha ou um tubo semelhante.
- Retira a tampa e enche a garrafa com água, um pouco mais da metade, tendo cuidado para que a água não chegue ao furo para inalar.
- Depois, coloca um pouco de papel de alumínio na boca da garrafa, moldando-o em forma de fornilho. Usa uma agulha para fazer cerca de 6 furos.
- Coloca a erva no fornilho e acende-a para começar a desfrutar do teu cachimbo caseiro.

Bong caseiro
Com uma garrafa de plástico, também podes fabricar um bong caseiro muito prático.
- Remova a tampa. Neste caso, a boca da garrafa será também o bocal para fumar.
- Faz um furo num dos lados, na parte superior da garrafa, que servirá como carburador.
- Faz outro furo perto da parte inferior, onde vais colocar o tubo.
- Podes fazer o tubo com uma caneta BIC vazia ou um tubo de plástico, como os que vêm em alguns carretéis de linha.
- O próximo passo é fabricar o fornilho com papel de alumínio e fita adesiva.
- Coloca o fornilho no furo e perfura o papel com um alfinete.
- Por fim, enche a garrafa com um pouco de água e coloca a tua erva no fornilho.
[ppgbo products=”6292,6289,6337″ language=”pt”]
Bong de gravidade caseiro
Se queres fazer um cachimbo caseiro ainda mais sofisticado, podes experimentar um bong de gravidade. Este sistema permite que as passas sejam mais profundas e intensas porque utiliza a pressão do ar e da água para extrair o fumo. É uma técnica para quem já tem alguma experiência. Segue estes passos:
- Precisas de uma garrafa de plástico média ou grande, de 1,5 litros, por exemplo, e outra mais pequena que vais inserir dentro da primeira.
- Corta a parte inferior da garrafa mais pequena (o fundo), a cerca de 6 cm da base. Quanto maior for a distância até ao gargalo da garrafa, maiores serão as passas.
- Corta a parte inferior da garrafa maior, a meio ou um pouco mais acima. Depois, enche-a com água e coloca a garrafa mais pequena dentro.
- Fábrica um fornilho com papel de alumínio (não te esqueças de perfurar a superfície com um alfinete) e coloca-o na boca da garrafa mais pequena.
- Para fumar, faz o seguinte: acende a erva enquanto sobes lentamente a garrafa mais pequena até que fique submersa apenas até a metade. Vais ver que o interior começa a encher-se de fumo. Espera até que fique completamente cheio.
- Quando a garrafa mais pequena estiver cheia de fumo, remova o fornilho de papel de alumínio e coloque a boca na abertura para inalar. A passagem será enorme, por isso dissemos que este método é para fumadores experientes.
Estas são algumas ideias para fazer cachimbos caseiros que podem ser úteis se ficares sem papel de enrolar ou se o teu blog favorito se partir.